A publicação inglesa Decanter, considerada uma das maiores e melhores publicações mundiais sobre vinho, publicou a sua edição 2015 do seu World Wine Awards, um prêmio que demonstra o sucesso e a qualidade da produção mundial. Nela, os vinhos brasileiros aparecem com uma presença ainda tímida, mas ascendente.
 
 
Os espumantes, já alardeados como a maior promessa de qualidade de nossa produção, devem ser a origem da primeira medalha de ouro, a qual ainda não foi alcançada, conforme o Master of Wine responsável por Chile, Brasil e Uruguai, Peter Richards. Ele ainda destaca a qualidade dos nossos tintos, que se saíram particularmente bem também.
 
Dos premiados brasileiros estão o espumante Natural Brut da Campos de Cima (Itaqui – Campanha Gaúcha), por exemplo, já havia sido mencionado quando recebeu a mesma prata no International Wine Challenge de Londres, além do ouro no 10? Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados, realizado pelo Concours Mondial de Bruxelles, em Florianópolis, em 2013. Também com a prata ficaram o Expressões Chardonnay 2012 da Viapiana e o Intenso Cabernet Franc da Salton, outro vinho da Campanha.
 
 
Os espumantes, aliás, foram responsáveis por oito das onze medalhas conferidas ao país, num resultado marcado pela variedade de uvas e tipos de espumantes e vinhos – com uma produção recente, o Brasil apenas engatinha no conhecimento de suas terras e melhores uvas para cada terroir, um processo que deverá levar décadas.
 
Confira os premiados:
 
 
– Prata – Espumante Branco:
Campos de Cima Natural Brut, Campanha 2012
 
– Prata – Branco:
Viapiana, Expressões Chardonnay, Altos Montes 2012 (Campanha Gaúcha)
 
– Prata – Tinto:
Salton Intenso Cabernet Franc, Campanha 2013
 
– Bronze – Espumante Branco
Aurora Chardonnay Brut – Serra Gaúcha
Domno do Brasil, Ponto Nero  Brut
Garibaldi, Chardonnay Natural Brut
Garibaldi, Moscatel, Serra Gaúcha
Garibaldi, Prosecco
 
– Bronze – Espumante Rosé
Casa Valduga, Arte Tradicional Natural Brut Rosé 2013
Domno, Ponto Nero Natural Brut Rosé
 
– Bronze – Tinto
Luiz Argenta, Cabernet Sauvignon, Serra Gaúcha 2009
 
 
Além dos premiados acima, outros nove vinhos nacionais receberam comendas da Decanter. Considerando que alguns dos vinhos premiados são de safras menos recentes, e que a produção nacional tem aumentado tanto em volume quanto em internacionalização, em breve devemos ver estes e muitos outros vinhos nacionais figurando em premiações. A sorte, claro, é toda nossa!
 
 
Para saber mais: www.decanterawards.com.
 
 
Fonte: uol/Vinho e gastronomia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here