Eles nas redes sociais
 
“Pelo terceiro dia consecutivo nesta semana ainda não é sexta.”
@manubarem
***
“Minha vida tá toda errada, culpa do signo.”
@felipezando
 
THAINÁ Castro e Mirella Araújo num ensaio de primavera-verão 2016, em Monte Verde
(Cloves Louzada/Maria Helena Pacheco)
 
 
 
Colonoscopia e prevenção
 
Um exame simples, que pode prevenir 90% dos casos de câncer de intestino, não é tão difundido quanto deveria. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a colonoscopia seja feita por todas as pessoas acima dos 50 anos, seguindo orientação médica.
***
“Cerca de 90% dos casos de câncer de intestino são originados de uma lesão chamada pólipo – tumor benigno, do tamanho de uma amora, que pode ter uma degeneração maligna e evoluir para o câncer”, alertou o gastroenterologista Oswaldo Pavan. O procedimento para retirada dos pólipos demora de um a cinco minutos e salva vidas.
***
Pavan ressalta que, quando a pessoa tem histórico familiar de câncer de mama ou de intestino, a colonoscopia deve ser feita mais cedo, a partir dos 40 anos. “A partir dos 20 anos, faça um exame de fezes chamado pesquisa de sangue oculto. Se o resultado for positivo, a colonoscopia deve ser feita precocemente”, orienta Pavan, que faz parte da Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed), entidade que organiza para setembro uma campanha nacional de conscientização.
 
OS AMIGOS Renato Sandri Filho e Tonho Bumachar em evento automotivo
(Cloves Louzada)
 
 
 
Babel na Ceasa
Todos os dias, 15 toneladas de alimentos são descartadas nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em Cariacica. Do total, cinco toneladas são doadas e o restante, 10 toneladas, vão parar no lixo! José Carlos Buffon, diretor-presidente, estuda formas de evitar o desperdício dos alimentos que vão parar em pleno aterro sanitário. É preciso estudar também uma forma de acabar com o lixão que está a Ceasa, numa imagem desastrosa de restos de alimentos espalhados por todos os lados.
 
SUSto!
Está nas conversas do governo: avaliar a possibilidade de cobrança diferenciada de procedimentos do Sistema Único de Saúde por faixa de renda. Isto é, passar a cobrar de quem ganha mais – só se for para cobrar de deputados e senadores! – por atendimentos oferecidos pelo SUS, que hoje trata todos indistintamente. Respirar ainda é de graça!
 
GPS e furada
A atriz Fabiana Karla teve o carro cercado por bandidos e atingido por tiros ao passar por uma comunidade em Niterói, Rio de Janeiro. A rota perigosa foi indicada por um aplicativo de GPS, no caminho para uma festa. Usuários dos apps mais populares que prestam esse serviço, Waze e Google Maps, compartilharam suas experiências com a coluna e contaram que o Waze é mais arriscado para quem não conhece nada na região, pois costuma indicar atalhos – algumas vezes perigosos. Já no Google Maps é menor o risco de “mancada”.
LUCIANA Tibério e a designer de joias Geisiane Zorzanelli em coquetel na Enseada do Suá
(Camilla Baptistin)

 

Entre vizinhos
As rixas entre moradores estão aumentando. Segundo o administrador de condomínio Marcio Rachkorsky, os ataques são preocupantes. “Vira e mexe a polícia precisa intervir. Existem muitas ações judiciais. Pouca gente sabe, mas o comportamento antissocial pode gerar multa de até 10 vezes o valor do condomínio”, afirmou.
 
Gol contra
Zico anda perdendo o sono. A presidente Dilma quer apoiá-lo para presidente da Fifa e ela prepara o que chama de cruzada patriótica. Se Pelé aderir, Zico enfarta!
 
Retorno aos candidatos
Reclamação recorrente entre quem busca emprego é a falta de cuidado de muitos departamentos de RH ao não dar o retorno sobre o resultado do processo de seleção, quando negativo. “Já recusei uma vaga porque estava aguardando o resultado de uma entrevista em outra empresa. Só que o cargo já tinha sido ocupado por outra pessoa e não me informaram que eu não tinha sido aprovado. Entendo que não tem como responder todo mundo que se candidata, mas deveria ser a prática com quem chega à fase de entrevistas”, reclamou leitor.
 
Coxas reais
Centenas de mulheres estão postando fotos de suas coxas nas redes sociais usando a hashtag #ThighReading. As imagens mostram estrias, celulite, cicatrizes e contusões. Trata-se de um movimento online que prega a positividade em relação ao corpo e é vista como uma celebração das “imperfeições” das mulheres. Resumo: vida curta e rapidinho deletado das redes.
 
Artigo anterior11 de agosto
Próximo artigo12 de agosto
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here