A Palavra
Para começar bem a semana: “O homem de grande indignação deve sofrer o dano; porque se tu o livrares ainda terás de tornar a fazê-lo. Ouve o conselho e recebe a correção, para que no fim sejas sábio. Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá” (Provérbios 19:19-21)
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Odeio calor por óbvios motivos, entre eles: ficar toda colenta e insetos que se multiplicam, principalmente os mosquitos”
@thaizaltoe
***
“O amor cabe até onde não tem cabimento.”
Kleber Frizzera
 

NA COMEMORAÇÃO de seus aniversários, no Sheraton, as gêmeas Andrea Camargo Ribeiro e Angela Camargo Cabral com a mãe, Wanda Maria Alckmin, e o irmão Bernardo Camargo
 
 
 
 
Educação financeira I
A Standard & Poor’s realizou uma pesquisa com mais de 150 mil pessoas de 148 países e descobriu que, a cada três entrevistados, dois não têm educação financeira adequada. Dinamarca, Noruega e Suécia estão em primeiro lugar, com 71% de aprovação. O Brasil se encontra na posição 66, com taxa de 35% de educação financeira, empatado com países como Costa Rica, Chipre, Siri Lanka e Costa do Marfim. O levantamento também revelou diferença entre gêneros, escolaridade e classes sociais.
 
Educação financeira II
Para Carlos Eduardo Costa, consultor do site de Educação Financeira do Mercantil do Brasil, o estudo comprova dado recente no Brasil: aumento no número de endividados, que foi intensificado pela situação de crise, e falta de hábito de guardar dinheiro para urgências demonstram a falta de educação financeira por aqui.
 
Perfil
Dá para se ter uma breve noção de quem é o brasileiro a partir dos itens mais pesquisados no Google em todo o ano de 2015. Receita de cupcake, Big Brother, Pablo Escobar, MC Melody, Anderson Silva, Dieta Ravenna, “como fazer uma pulseira de elástico” e “O que é CPMF” estão no topo de suas respectivas categorias. Pois é!
ISABELA de Deus e Cris Pimentel no D'Bem
(Cloves Louzada)

 

O domingo
“Os capixabas estão mais acostumados com os supermercados fechados aos domingos”, observa Hélio Schneider, da Acaps. Ele diz que, no último dia 20, quando as lojas abriram para o Natal, as vendas se sobressaíram no litoral, mas no geral não renderam. “Fechamos outubro com queda de 1% frente a 2014. As compras de valor agregado diminuíram e o consumidor quer preço”, avalia. Vale novas tentativas para comprovar ou não essa afirmativa do Hélio Schneider. Caso isolado como o enfocado e num assunto importante para empresas e consumidor pede mais averiguação.
 
Olho na consulta
O check-up anual de saúde deve incluir consulta ao oftalmologista, principalmente para pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. O alerta é do especialista Alexandre Ruschi Neto. “O exame do fundo de olho detecta distúrbios que podem causar hemorragias intraoculares, baixa de visão e até deslocamento de retina. A diabetes é hoje a principal causa de cegueira irreversível”, disse.
 
Bolsa de estudos
Foram abertas mais de 900 vagas para estudar de graça ou pagar metade da mensalidade nas faculdades particulares. A novidade do Programa Nossa Bolsa, do governo do Estado, é que, além da nota das provas objetivas do Enem, também será aproveitada a nota da redação do exame. Inscrições até 7 de janeiro.
LIANA Vargas e Zunara Forattini em mostra de arte na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

 

Férias culturais
Programação para capixabas e turistas curtirem no verão. A exposição “Tentativas de Esgotar um Lugar” fica até 31 de janeiro, no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). Também no Centro, o Arquivo Público tem a mostra “Vitória Antiga: Uma Viagem no Tempo”. Já o Palácio Anchieta segue com a exposição permanente sobre quatro séculos de história do Espírito Santo. Em Santa Leopoldina, o Museu do Colono oferece, a partir de 6 de janeiro, colônia de férias para as crianças.
 
Aluguel em alta
Com o dólar nas alturas, muitas famílias desistiram de viajar para o exterior e estão investindo em aluguéis de casas no litoral capixaba. A previsão é de que nesta semana os valores tenham um reajuste de 30%, principalmente no litoral Sul.
 
Oferta
Nem sempre acionar o serviço “Não me perturbe” funciona. Leitor da coluna cadastrou o telefone da residência para não ser incomodado com propaganda, mas foi em vão. “Recebi às 7h30 de um domingo uma ligação oferecendo pacote extra de TV a cabo e internet”. Tiro no pé!
 
Artigo anteriorColuna de 27 de dezembro
Próximo artigo28 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here