Eles nas redes sociais
 
“Promessas de ano novo. 2012: – 5kg / 2013: – 8kg / 2014: – 13kg / 2015: – 15kg / 2016: lutar contra os padrões de beleza da sociedade.”
@bqeg
***
“Procura-se os ganhadores da Mega da Virada para começar uma amizade sincera em 2016.”
@CaioFAbreuCitou
 
NO RÉVEILLON do Cafe de La Musique, em Trancoso, a modelo Isabel Goulart
(Marcos Fernandes)
 
 
 
 
Zika vírus
 
Doença que necessita de informação e ação junto aos capixabas para caminhos de proteção. É grave. Ricardo de Oliveira, secretário de Estado da Saúde, diz que a única forma de acabar com o Zika é eliminando os focos do Aedes aegypti. “Devemos escolher um dia fixo da semana para fazer vistorias e eliminar os criadouros do vetor, pois o ciclo evolutivo dura de cinco a sete dias”, explica.
***
O governo também adotou medidas. “Fizemos campanha na mídia e compramos 75 mil repelentes para gestantes e 57 mil litros de inseticidas. Enviamos projeto de lei que libera recursos dos royalties do petróleo para os municípios combaterem o mosquito. Além disso, decreto determina que toda segunda-feira seja feita fiscalização em todos os edifícios públicos do Poder Executivo”, disse-nos.
 
OS CASAIS Larissa Hastenreiter e Fabrício Sthel, Paula Sthel e Pedro Keller, na chegada de 2016
(Arnaldo Peruzo)
 
 
 
 
Aquaviário
Nenhuma cidade ou capital no País tem, como Vitória, um modelo pronto pela natureza para a instalação de um aquaviário, inclusive com extensão de partidas e chegadas em Vila Velha e Cariacica. Daria fluidez ao complicado trânsito na Grande Vitória, que sofre com engarrafamentos e suas consequências, inclusive da saúde da população, que há muito perdeu a paciência com ausência de solução nisso.
 
Preservação
O Parque Natural do Vale do Mulembá, em Vitória, de onde é retirada a argila para a produção das nossas tradicionais panelas de barro, será cercado para evitar a caça, entrada de animais de criação e ocupações irregulares, além de marcar os limites da área.
 
De Reis 
Hoje é Dia de Reis, em que o menino Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos. É também, tradicionalmente, dia de desmontar a árvore de Natal. Cachoeiro de Itapemirim, terra do rei Roberto Carlos, realiza a tradicional Folia de Reis, com cinco grupos folclóricos, em torno de um presépio que será montado na praça Jerônimo Monteiro para o tradicional encerramento do ciclo natalino, às 19h30.

RAQUEL e Marcos Correia em jantar de Réveillon, no Bateaux Mouches, em Paris
 
 
 
 
Lotados e perigosos
Vitória tem a absoluta maioria de bueiros repletos de lixo e prontos para desastres anunciados: quando a chuva chegar com força, a inundação de ruas, avenidas, casas e lojas será inevitável. Mas pode ser evitada se, a partir de hoje, ocorrer ação de limpeza. Vale vigilância e cobrança geral!
 
Qual?
Que fruta azeda e vencida, que cresce sem parar em Brasília, por exemplo, o Brasil poderia mandar para Marte? Nenhum detalhe ainda da viagem que num futuro bem próximo levará o primeiro explorador humano a Marte, mas o Peru escolheu a batata para que ela esteja na dieta desse astronauta pioneiro. A Nasa (agência espacial americana), em conjunto com o Centro Internacional da Batata (CIP, na sigla em espanhol), com sede no Peru, está fazendo experimentos para descobrir como se desenvolveriam os tubérculos peruanos em solo marciano.
 
Pátria educadora
Veja essa: o site do Ministério da Educação pede sugestões de docentes para criação do novo currículo da educação básica. Só que muitos professores não conseguiram baixar o programa por conta… da internet ruim na maioria das escolas públicas!
NO SHOW de Wesley Safadão, no Mais, os irmãos Bruno e Paula Couto
(Thiago Bomfim)

 

Bandeira tendência
As cores da bandeira do Espírito Santo serão os tons de 2016. A Pantone, pela primeira vez, elegeu duas tonalidades como cor do ano: o rosa quartzo e o serenity, um azul clarinho. Justificando a escolha, a empresa diz que a combinação entre as duas demonstra equilíbrio entre o aconchego quente do rosa e a tranquilidade fria do azul, refletindo bem-estar e um senso de ordem e paz.
 
São 366!
O ano de 2016 é bissexto – em que contamos o dia 29 de fevereiro –, portanto teremos 366 dias até 31 de dezembro. Mas muitas empresas esqueceram de conferir esse pequeno detalhe e, nos votos de Ano Novo aos clientes, desejaram felicidades nos 365 dias que se iniciavam. Faltou um!
 
Na Caixa
Tem que conversar com o gerente. A Caixa Econômica está lançando mensalmente, na conta de empresas, R$ 25,30 de manutenção de conta. Isso dá R$ 303,60 ao ano. Sobre índice de juros cobrados no cheque especial, sabe-se que é coisa beirando 300% ao ano.
 
Aplicativos e consultórios
Em busca de um corpo perfeito, muita gente tem deixado de ir a consultórios de especialistas como nutrólogos e nutricionistas, para seguir dietas propostas por aplicativos de smartphones. Parece ser prático e barato, mas pode ser um risco para a saúde. Converse com seu médico!
 
Pausa no Visitar
Em plena temporada de turistas, o projeto Visitar, que disponibiliza visitas monitoradas gratuitas aos sete monumentos históricos do Centro da capital, fará uma pausa nas suas atividades a partir deste mês. O Instituto Goia, responsável pela iniciativa, passou a bola para a Prefeitura de Vitória. Não há previsão de retorno.
 
Tem necessidade?
O lado negro da febre “Star Wars” é uma leva de produtos sem noção. Tem casaco peludo do Chewbacca, torradeira do Darth Vader, anel da nave de Luke Skywalker, roupa de stormtroopers para motoqueiros e até roupão de banho do mestre jedi.
 
Encontro de cervejas
Guarapari vai receber o Festival Capixaba de Cervejas Artesanais, o Guarapari Sommerfest, nos próximos dias 15 e 16, no Sesc do município. Além das cervejarias capixabas Else, Kingbier e Altezza, o evento terá ainda bebidas reconhecidas nacionalmente, como a mineira Bruder e a carioca Basten.
 
Artigo anterior5 de janeiro
Próximo artigoColuna 7 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here