CAMILA Scopel numa prévia do inverno Corporeum 2016, que será apresentado em nossa festa em homenagem à mulher, no próximo dia 16
(Giovanni Frasson)
 
 
 
PÉROLAS
 
“Uma mulher consegue mudar um homem totalmente, muitas vezes para melhor.”
Do ator Daniel Rocha.
 
“Não é hora de se fazer exigências.”
José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio, sobre a lei municipal que obriga mudanças nas placas das lojas no centro de Vitória.
 
“Tiro algum tempo de folga. É tudo uma questão de ritmo. Eu sou sortudo, é tudo genética, na verdade.”
Do cantor Mick Jagger revelando o segredo da sua energia aos 72 anos.
 
“O que leva uma criança a ler é o exemplo.”
Da escritora Ana Maria Machado.
 
“As pessoas buscam se prevenir, cada vez mais, do envelhecimento.”
Karina Mazzini, dermatologista.
 
“Se todos os carros circulassem ao mesmo tempo, não haveria espaço suficiente.”
Plutarco Rojas Filho, engenheiro civil e professor de Trânsito.
 
“Eu sou velha e gosto de sexo.”
Da atriz Jane Fonda, 78 anos. E quem perguntou isso a ela? O que de anormal tem nisso?
 
MARIANA Queiróz, Rita Bumachar e Dalila Murad em evento fashion na Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Vida esse eterno tô com sono quando devia estar acordado tô acordado quando deveria estar com sono”
@luanlovato
***
“Incorporadoras imobiliárias agora só anunciam ‘Studio’. O que é isso, gourmetizção da kitinete?”
@garotasemfio
***
“Eu como é pra ficar feliz, se fosse pra ficar triste eu abria minha conta bancária pra ver o saldo”
@napaulices, sobre comidas sem glúten, sem lactose, sem carboidrato, sem gordura, sem gosto
 

A JUÍZA Gisele Souza de Oliveira e o conselheiro do CNJ Sérgio Ricardo de Souza ladeando o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e sua mulher, Yara, em Vitória

 

 
NOSSA DICA
 
Titanic de volta
Para quem aprecia momentos especiais que a vida oferece, há um toque de glamour num cruzeiro pelos mares. Esse não faz muito a minha praia, mas Carmen Prates apontou que o Titanic ressurgirá numa viagem em 2018. O navio, da história mais que conhecida, ganhará novamente os mares, numa réplica. “O Titanic II reproduzirá com detalhes a histórica embarcação, como diz a chamada da operadora do tour, sem aquele iceberg, claro!”, brincou Carmen, sem apontar se toparia ou não o passeio.
O projeto é do magnata Clive Palmer. O novo Titanic terá 253,8 metros de comprimento, apenas 7 cm maior que o original, para trazer estabilidade, e será operado pela Blue Star Line. A primeira viagem deve acontecer entre China e Dubai.
O Titanic II terá capacidade para comportar 2.435 passageiros em três classes: primeira, segunda e terceira. E no lance da discriminação social, como mostrou o filme de James Cameron, a empresa ainda estuda a possibilidade de os passageiros poderem circular em todos os ambientes, como áreas sociais, salas de jantar com a inesquecível escadaria, sala para fumantes e café parisiense. O Titanic II é equipado com barcos para salvar até 2,7 mil pessoas. Os bilhetes ainda não estão disponíveis para venda.

TITANIC – o novo e o antigo

 

 
Vigie
Temos visto em travessias de movimentadas ruas e avenidas de Vitória uma cena que gela a espinha: crianças em carrinhos empurrados por uma babá, ou mesmo pela mãe, sem nenhuma consideração com a joia que leva. Sexta-feira última, na rua José Teixeira, em frente ao Centro da Praia, uma irresponsável atravessou fora da faixa com uma nenenzinha de pouco mais de um ano.
 
Organização no bolso
Flávia Nolasco, que cuida de organizar espaços e, consequentemente, as finanças de famílias e empresas, tem agora um item muito procurado: verificar o que está além da conta nas despensas. “Há muitos casos de redução de custo mensal em 30%”, diz.
 
Cerco às festas
Produtora anunciou que fará evento de música no clube Ítalo, na Ilha do Boi, região nobre de Vitória. Mas a Associação de Moradores e Proprietários avisa que vai se movimentar para que a festa não ocorra. “Somos um bairro residencial. Não há vagas para tantos veículos, pois a prefeitura vetou estacionamento em vários pontos. Recentemente, o Ministério Público vetou uma festa rave infantil aqui perto por conta de um termo de conduta ambiental”, disse-nos o presidente da Ampib, Roberto Sarcinelli.
DAISE e Laise Teixeira em lançamento de acessórios
(Cloves Louzada)

 

Economia criativa 
Durante passagem por Vitória, Cláudia Leitão, uma das referência em Economia Criativa no Brasil, disse que o País é tão desigual quanto criativo. No Espírito Santo, o peso do setor criativo na economia é de apenas 7%. O Bandes realizou 281 operações em 2015, totalizando R$ 1,7 milhão de investimento. Pouco! Bom pouco! Há campo para investir nisso, presidente Luiz Paulo Vellozo Lucas.
 
Biblioteca repaginada
Acabam de iniciar as obras de reforma na Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Enseada do Suá, considerada a 6ª mais antiga do País. O projeto de modernização será finalizado em junho e inclui o livre acesso à rede Wi-Fi, a climatização do ambiente e a aquisição do software Sophia, uma ferramenta online que facilitará o acesso do leitor na busca por títulos do acervo. Nesse período, a biblioteca funcionará parcialmente.
 
Dedicação feminina
Além da jornada de trabalho, a mulher, em maioria, segue à frente dos cuidados com a casa, como na hora de escolher a escola dos filhos. Segundo o mestre em Psicologia Antonio Elmo, o fato de muitas mulheres tomarem para si a responsabilidade de decisões que envolvem a família tem a ver com o dom natural de “cuidar”. “A mulher quer exercer a maternidade. Há nela uma capacidade de doação. Isso é parte muito significativa da sua realização”, explicou. Mas se ela se sentir sozinha no barco, sem suporte do companheiro, aí a coisa muda de figura.
 

O VIAJANTE cervejeiro Edson Carvalho e Hudson Ruela em noite de degustação na Praia do Canto
 
 
 
Vai uma goiaba?
Em tempos de alta – muita alta! – nos preços, principalmente dos alimentos, prefira, mais do que nunca, as frutas da estação. Goiaba, maçã e manga são as melhores opções na feira de março, além de abacate, banana, figo, limão, coco, graviola, mamão e pera. Entre os legumes, opte por berinjela, chuchu, pepino e quiabo.
 
Falciforme
No próximo dia 19, a Associação de Mulheres com Doença Falciforme do Espírito Santo realiza uma ação no Parque da Cidade, na Serra, às 15h, seguida por uma audiência pública. A vice-presidente, Rosângela Jasper, diz que a anemia falciforme é um grave e desconhecido problema de saúde pública, caracterizado pela alteração no formato dos glóbulos vermelhos do sangue. “Estima-se que existam 4 mil pacientes no Estado. A doença é hereditária, tem controle e cura, mas, por ser estigmatizada, tem alto índice de mortalidade, pelo descaso”, disse.
 
Miseráveis
As cenas são hilárias: homens dormindo de boca aberta, em pé de braços cruzados e esparramados nos sofás dos shoppings centers de todo o mundo estão na página “Miserable Men”, do Instagram. Eles cumprem a loooonga e sofrida missão de esperar suas respectivas mulheres em compras. A situação deprimente deixaria de acontecer se o comércio aderisse a espaços para eles, com sinucas, torneiras de chope, videogames etc, etc, etc.
 
A ANFITRIÃ do It brands na Praia do Canto, Emar Batalha, com Luciana Giannella
(Cloves Louzada)

 

Estudo noturno
O desempenho dos alunos do ensino médio que estudam à noite é equivalente a um ano e meio de atraso em relação ao nível apresentado pelos estudantes do diurno, aponta o Instituto Ayrton Senna. No Enem, a mesma coisa: a média das notas de quem estuda durante o dia é até 5% maior do que entre os alunos do turno noturno. Está aí mais um grande desafio na educação desse País.
 
Robô jardineiro
Iniciativa inédita no setor de celulose, a Fibria implantará um novo viveiro com aplicação de tecnologias holandesas para automação de todo o processo de produção de mudas de eucalipto. As novas ferramentas, inicialmente disponíveis na unidade da empresa em Três Lagoas (Minas Gerais), incluem robôs que plantarão as mudas, além de um novo sistema de máquinas com visão 3D, para monitorar a etapa de seleção e acomodação das mudas. A construção do novo viveiro começa este mês e entrará em operação em 2017.
DÉBORA Leal
(Cloves Louzada)
 
 
Pagando o pato
Estudo nos Estados Unidos aponta que gestores que brigam sem razão com subordinados estão, na verdade, despejando o mau humor gerado em brigas domésticas. A consultora Giovana Carvalho diz que as equipes percebem que estão pagando o pato por problemas pessoais do chefe e isso depõe contra a imagem dos líderes, que acabam tendo a competência questionada.
 
Roupa x idade
É possível estar na moda acima dos 40 anos de idade? A consultora de imagem Gi Oliveira acredita que sim. “Microvestidos podem ser combinados com meia-calça. A cropped, aquela blusa curta, pode ser usada com uma blusa básica por baixo. Evite boleros, tiaras nos cabelos, estampas de bichinhos e lacinhos, que remetem ao universo infantil. Transparências são bem-vindas em todas as idades”, disse-nos. Enfim, uma miscelânea! Resumo: o que vale mesmo é o bom espelho e senso crítico.
 
Público ávido
A movimentação cultural no Estado, principalmente na Grande Vitória, reflete a avidez do público por espetáculos de música, teatro, humor, cinema… Há agenda aberta de vários artistas, inclusive para estreias nacionais. A capital capixaba continua sendo uma das principais praças de teste para lançamentos – não só de espetáculos, mas também de produtos, pois reúne grande representatividade de público em menor número de moradores do que 
 
MARIA Teresa Aragão e Cláudia Manhães conferindo moda outono-inverno
(Cloves Louzada)
 
 
Artigo anterior5 de março
Próximo artigoColuna 7 de março
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here