A revista "Nature" divulgou um estudo que alerta: a mudança climática alterou um dos períodos fundamentais na elaboração do vinho em regiões da França e Suíça, o que pode causar variação no tempo e nas técnicas de produção. A pesquisa é do Instituto da Terra da Universidade de Columbia, Estados Unidos, e mostra que o aumento das temperaturas está afetando a agricultura e, consequentemente, as vinícolas.
O clima é um dos fatores que influenciam na elaboração de bons vinhos e ele tem variado bastante. Em algumas regiões francesas e suíças, como Alsácia, Champanhe, Borgonha e Languedoc, os melhores anos são os de primavera com chuva abundante, seguida por verões calorosos e uma etapa de seca.
Mas o aquecimento global praticamente eliminou a fase da seca, o que já provocou mudanças em técnicas centenárias de elaboração do vinho. O tempo da vindima é marcado pela temperatura registrada no ano e seu aumento nas últimas três décadas antecipou progressivamente a data das colheitas no mundo todo.
Na França, onde são feitos registros há 400 anos, a vindima se antecipou em duas semanas desde a década de 1980.
Apesar da mudança climática, estas regiões mais frias seguem produzindo vinhos de grande qualidade com uvas da variedade "Pinnot Noir" e "Chardonnay", mas se o termômetro continuar subindo, podeam ser obrigadas a recorrer ao tipo de fruta usado em zonas mais quentes, a modificar suas técnicas tradicionais e, inclusive, a mudar para outros vinhedos.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here