PÉROLAS

 

“No trânsito não podemos baixar a guarda.”

Do tenente Luiz Felipe Freire, do BPTran, alertando motoristas sobre o registro de dois acidentes por hora na Grande Vitória.

 

“É tia Carminha!”

Da ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em encontro do Dia das Crianças, corrigindo uma menina que a chamou de “tia ministra”.

 

“O bom professor é aquele que dissemina conhecimento e transforma vidas.”

Max Haetinger, mestre em Educação.

 

“É ineficiência do Estado.”

Do procurador de Justiça Criminal do Ministério Público Estadual Sócrates de Souza, sobre a insegurança que tem levado cidadãos a pagarem por segurança particular.

 

A BELEZA de Valentina Porto (Cloves Louzada)
A BELEZA de Valentina Porto
(Cloves Louzada)

 

 

Eles nas redes sociais

“Amanhã é sábado. Espalhem até chegar nas pessoas que organizam os dias da semana.”

@euorleans

***

“‘Quais os seus planos?’ ‘Almoçar’ ‘Mas eu quero dizer a longo prazo’ ‘Jantar’.”

@LwithP

  

NOSSA DICA

 Bem azul

Quem me pergunta de que cor eu gosto, digo logo azul! E é ele que aparece como forte tendência na decoração 2017, mais notadamente o “azul mergulho sereno”, “azul Sky” ou “azul Niagara”, inspirado em águas limpas do oceano, explica a arquiteta capixaba Mônica Demoner. No estudo da Pantone, o tom é descrito como um “azul clássico, que vem ao encontro do nosso desejo por simplicidade e relaxamento”.

“É uma cor refrescante, uso muito nos projetos. Deixa qualquer ambiente claro, aconchegante e mais calmo. Como não cansa muito, pode ser usado em paredes grandes, além de detalhes como ladrilhos da cozinha, almofadas, roupa de cama, mesinha lateral…”, sugere Mônica. Receita pronta.

 

O TOM da decoração em 2017 é de serenidade e relax
O TOM da decoração em 2017 é de serenidade e relax

 

 

 

Ajuste

Inspirado pela mãe costureira, Francisco Balbino, o Xyko, faz ajustes de roupas há 10 anos na Rio Branco, Praia do Canto. “Uma vez me pediram para ajustar uma meia de estimação! Já cheguei a chamar a polícia para provar que não tinha apertado vestido que não entrava mais na filha de uma cliente. Outro caso foi de uma mulher que queria consertar a calcinha fetiche do marido, mas tive que recusar por ser peça íntima. Quando a roupa já deu o que tinha que dar, não pego”, conta.

 

Prainha poluída

A leitora Tatiana Brioschi alerta para a situação lamentável da Prainha, em Vila Velha, um dos principais cartões postais capixabas: cheia de pedras, pedaços de madeira e bancadas de pescadores. “Só com uma limpeza geral o local pode sonhar em receber cruzeiros”, comenta.

 

Maria da Penha na escola

No Rio de Janeiro, noções básicas de enfrentamento à violência contra a mulher podem passar a ser ensinadas na rede estadual de ensino. O professor Aylton Bermudes é mais do que favorável ao projeto. “Diretores de escolas e professores têm que incutir o respeito e a proteção à mulher ao máximo e de forma constante. A mulher é mãe, senhora da vida”, avalia.

 

MARCELA Martinelli emocionou sua plateia no Brincar, apresentando o projeto social de passistas e ritmistas mirins da escola de samba Novo Império (Cloves Louzada)
MARCELA Martinelli emocionou sua plateia no Brincar, apresentando o projeto social de passistas e ritmistas mirins da escola de samba Novo Império
(Cloves Louzada)

 

Lâmpada

Os preços das lâmpadas LED ainda precisariam cair em torno de 43% para compensar a troca de todas as atuais lâmpadas de casa com o objetivo de economizar energia. Os cálculos da Proteste mostram ainda que o consumidor levaria cinco anos para ter retorno do investimento feito na substituição das lâmpadas fluorescentes. Só valeria a pena se ainda tivesse lâmpadas incandescentes em uso.

 

Pão nosso

Ele é querido por muita gente, item indispensável nas mesas de café da manhã e tem um dia só dele: o pão é celebrado hoje, 16 de outubro. Mas comemore com moderação, principalmente se o pãozinho for francês. “Tudo em excesso engorda e faz mal, principalmente se a pessoa for sedentária. No entanto, o pão pode ser consumido diariamente, em quantidade moderada, pois o carboidrato é um nutriente importante, que fornece energia”, alerta a empresária Giovanna Buaiz, especialista em alimentos funcionais.

 

Temendo o tempo

Ex-secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro Nacional, defende a reforma da previdência. “O governo Temer não pode mais perder tempo”, disse ela, durante palestra esta semana. Ana afirma que o déficit previdenciário no ano que vem será de R$ 180 bilhões, quatro vezes e meia superior aos R$ 40 bilhões de 2014. “Direito não é o que está escrito no papel, é o que a gente consegue suportar e pagar”, avalia.

 

Verissimas

Este é o nome do novo livro de Luis Fernando Verissimo, nas livrarias. Algumas pérolas: “Se o mundo está correndo para o abismo, chegue para o lado e deixe ele passar”; “Ao nascer, ninguém tem a cara de ninguém. Aliás, os dois ou três dias depois do nascimento são os únicos dias da vida em que a nossa cara é só nossa”; “O casamento foi a maneira que a humanidade encontrou de propagar a espécie sem causar falatório na vizinhança”; e “O PT é um partido que não apoia nem a si mesmo”.

 

Noel dos Correios

O Papai Noel dos Correios já está recebendo as cartinhas dos alunos de escolas das redes públicas municipal e estadual. Elas estarão disponíveis para adoção em algumas agências entre os dias 9 de novembro e 2 de dezembro, mas as empresas já podem apadrinhar um pedido. Os presentes serão distribuídos nas unidades de ensino entre os dias 10 e 15 de dezembro.

 

Drone ambulância

Projeto da Delft University of Technology, Holanda, aponta novo uso para drones: ambulância! O objetivo é criar uma rede de drones que levam ao paciente uma caixa de ferramentas essenciais para atendimento de emergência, como desfibrilador, com uso sob orientação dos especialistas, via câmera e microfone. O equipamento é operado remotamente pelos socorristas. “O tempo de resposta diminui de 10 para 1 minuto, pois drones não enfrentam trânsito, e isso aumenta as chances de sobrevivência de 8% para 80%”, explica o idealizador, Alec Momont.

 

Registro paterno

De janeiro a setembro deste ano, foram realizados 7.788 reconhecimentos de paternidade no Estado. Ou seja, mais de 140 por mês! As motivações são afetivas e legais e o presidente do Sindicato dos Cartórios, Fernando Brandão, explica que ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental da criança. “Além do valor afetivo, o registro paterno assegura direitos, como recebimento de pensão alimentícia e de herança”, ressalta Fernando.

 

Carro customizado

Está marcado para o dia 13 de novembro o Custom Cars ES, maior encontro de automotores do Espírito Santo, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Uma turma do curso de Funilaria com 45 alunos da Montanha da Esperança Centro de Formação Profissional vai participar e conhecer de perto o maquinário e as ferramentas para a customização de carro de passeio, motos e vans, além de ver veículos customizados.

Artigo anteriorO TOM da decoração em 2017 é de serenidade e relax
Próximo artigoColuna 17 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here