Eles nas redes sociais

“Por que a segunda-feira fica tão longe da sexta-feira mas a sexta-feira fica tão perto da segunda-feira???”

@LwithP

***

“Libera diferença de preço para estimular desconto. Libera cobrança de bagagem para estimular concorrência. AHAM”

@thassius

 

A BONITA Priscila Rozindo (Wanderson Lopes)
A BONITA Priscila Rozindo
(Wanderson Lopes)

 

Feriadão

Servidores estaduais e municipais de Vitória, Vila Velha e Cariacica terão mais um “feriadão” hoje, com decreto de ponto facultativo. É nítido que, desde sexta-feira passada, nada mais andou e a previsão de volta à normalidade é dia 4. O Brasil é assim, faça chuva, faça sol, haja saque no bolso da população, palpitação na economia, feriadão de fim de ano e semana que antecede o Carnaval. Quer saber? Vale copiar Estados Unidos e Canadá: Natal e Ano Novo, quando caem sábado e domingo, o feriado é na segunda-feira! Geral, para todo mundo. Sem estresse, relax!

 

Banho de chope

Embora proibida em algumas praias, como as da Ilha do Boi, em Vitória, a “farofa” – assim chamada por gozadores de plantão – está a cada ano mais sofisticada. Depois de deixarem a turma cheia de bossa com taças de acrílico de champanhe, febre do verão passado, os bons de copo estão levando carrinho de chope, em que o barril é refrigerado com 150 kg de gelo, com caneca personalizada e tudo. É o “open chope” na areia.

 

Nascentes

Com a volta das chuvas, muitas nascentes de água da capital – exatas 45! – voltaram a jorrar água. Somente no parque Gruta da Onça existem quatro e todas elas voltaram ao normal, com água cristalina e livre de poluição. Outras foram destruídas pela ação do homem. Ou secaram ou estão poluídas com lixo, com esgoto. Triste!

O CASAL Renata Cola e João Carlos Siqueira (Wanderson Lopes)
O CASAL Renata Cola e João Carlos Siqueira
(Wanderson Lopes)

 

Drone x dengue

Diversos estados estão utilizando drones no combate ao Aedes aegypti, monitorando áreas de difícil acesso e ajudando a encontrar possíveis focos do mosquito. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) diz que não possui drones e que o combate ao mosquito é de responsabilidade dos municípios. Segundo o órgão, as prefeituras podem mapear as áreas com ajuda do Google Earth, aplicativo gratuito que mostra imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em 3D. Uma ótima dica aos prefeitos!

 

Romã

Diz a lenda que a romã atrai dinheiro e sorte para o ano novo. Mas além dos bons fluidos, ela pode trazer benefícios à saúde. “A romã atua na diminuição do colesterol, previne diabetes, obesidade e hipertensão, e é um antioxidante poderoso, auxiliando na prevenção do envelhecimento antecipado das células”, explica a nutricionista Bianca Cangini.

 

Antecipação na boa

Um item fundamental para programar as viagens nesse período é a antecipação. Em tempos de aeroportos ainda mais movimentados do que o usual, e após o aumento do rigor na passagem pela segurança, chegar com duas horas de antecedência é primordial para evitar cenas lamentáveis de sofrimento nas intermináveis filas de check-in e raio x.

MAYSA Gavassoni e Sarah Steves (Cloves Louzada)
MAYSA Gavassoni e Sarah Steves
(Cloves Louzada)

 

Indústria cultural

Em Aracruz, um novo Teatro do Sesi será erguido, com investimento de R$ 2,5 milhões, abrindo espaço para apresentações voltadas aos trabalhadores da indústria. Em Vitória, tiveram início as obras da Galeria Sesi Arte e Cultura, orçadas em R$ 1,7 milhão. Serão quase 800 metros quadrados para receber exposições, mostras e ações culturais locais e internacionais.

 

Proibido para gestantes

É lei: está proibida a venda de bebida alcoólica e cigarro a gestantes em todo o Estado. De acordo com a norma, os donos dos estabelecimentos que comercializam esses produtos devem afixar placa avisando sobre a proibição. Em caso de descumprimento, a lei prevê punição, com advertência, multa e interdição/cassação de alvará de funcionamento. É de lei, então que se cumpra.

 

Palavra

Enquanto dicionários internacionais citaram “surreal”, “pós-verdade”, “pós-factual”, “xenofobia” e “fascismo” como as palavras de 2016, o “pai dos burros” brasileiro elegeu “delação premiada”, “lava jato”, “perplexidade”, “esperança”, “acordo de leniência” e “empoderamento”. Já as mais pesquisadas no Google Brasil foram Pokemon, Jogos Olímpicos, Big Brother e Chapecoense. Pois é…

DANY Guzzi e Marcelo Albuquerque em aniversário em Vila Velha (Vitor Carvalho)
DANY Guzzi e Marcelo Albuquerque em aniversário em Vila Velha
(Vitor Carvalho)

 

Eles e elas

Sandália slide (conhecida por ter uma única tira), maiô cavado, biquíni com babados, coletes jeans com aplicações e colares amarrados no pescoço estilo gargantilha já aparecem entre as mais antenadas da Ilha. Para eles? Aquela velha sunga, sandália cansada de guerra, em alguns casos bonés bem ridículos e camisetas surradas, largadas, desbotadas! Por isso o sexo forte é a mulher! Copiou aí?

 

Operação Verão

Para garantir uma viagem com segurança na rodovia ES-060, a Rodovia do Sol atuará de forma especial neste verão, disponibilizando guinchos pesados e leves, ambulâncias, carro-pipa, carro para captura de animal, moto, viaturas de inspeção, além do monitoramento e atendimento 24 horas. O Posto 7 da Polícia de Trânsito foi reativado. Também serão realizadas ações educativas.

 

Religião na escola

Nas escolas públicas do Estado, o ensino religioso é de oferta obrigatória da instituição e facultativo para o aluno. Mas como garantir que todos os grupos religiosos sejam respeitados? A doutora em educação Stela Guedes diz que há riscos de constrangimentos e eventos de bullying. “Em hipótese alguma a escola pode ser usada como palco para militância religiosa e manifestações de intolerância”, acredita.

 

 

 

Artigo anteriorColuna 29 de dezembro
Próximo artigoColuna 31 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here