A Palavra

Para começar bem a semana: “Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes”. (Isaías 44:2,3)

 

 Eles nas redes sociais

“A gente passa a infância toda querendo ser adolescente, a adolescência toda querendo ser adulto e a vida adulta toda querendo ser um gato.”

@harpias

***

“Férias de nerd é videogame.”

Paulo Tenorio

IARA Quaresma curtindo férias no Carmel Resort, no Ceará
IARA Quaresma curtindo férias no Carmel Resort, no Ceará

 

 

Desconto em dinheiro

Sobre a medida que libera o comércio de dar desconto nas compras à vista, o advogado Bruno Finamore diz que a justificativa do governo é legalizar uma prática já usual no comércio, estimular a competição entre os meios de pagamento e reduzir os juros do cartão de crédito. Já as Associações dos Consumidores defendem que todas as formas de pagamento à vista tenham o mesmo desconto.

***
“De toda sorte, os descontos não são somente para pagamento em dinheiro, mas em qualquer modalidade à vista, ou seja, mesmo pagando em cheque ou cartão de crédito em uma só vez, deve ser aplicado o desconto”, avisa. Defenda seu direito e seu bolso! Em caso de insistência de quem vende, melhor cancelar a compra.

 

OS FESTEIROS Adriana Bahiense e Livingston Rocha no Nook (Nanda Prates)
OS FESTEIROS Adriana Bahiense e Livingston Rocha no Nook
(Nanda Prates)

 

Monitoramento

Novas câmeras de videomonitoramento estão operando em Vitória, 24h por dia, por guardas municipais. Ao todo, são 13 novas câmeras, instaladas nos bairros Grande Vitória, Santa Martha, São Pedro, Santo Antônio, Ilha das Caieiras, Inhanguetá, Nova Palestina e Tabuazeiro, e também o Morro do Moscoso. Além de flagrar crimes e acidentes, identificam ainda pontos viciados de lixo, semáforos apagados, postes sem luz e árvores caídas. Aplaudo, mas o número de câmeras é baixíssimo!

 

Mel dos índios

Comunidades indígenas de Aracruz encontraram na produção de mel uma fonte alternativa de renda, e seus produtos, com a marca Tupyguá, estão nas prateleiras do Mercado Municipal de Pinheiros, em São Paulo. O projeto de meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão) é parte do Plano de Sustentabilidade Tupinikim e Guarani, desenvolvido pela Fibria e o Instituto Kambôas Socioambiental, beneficiando 30 famílias de 13 aldeias.

 

Transporte rodoviário

O ano mal começou e o capixaba sentirá mais um aumento no bolso. O Conselho de Transporte Coletivo Intermunicipal publicou resolução em que aprova a correção dos coeficientes tarifários do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros (Sitrip) – convencional, seletivo, executivo, expresso etc. O reajuste será de 7,19%, com vigência a partir da zero hora do próximo dia 16.

DUDU Corona e o DJ Léo Santos no show de Rodrigo Sha, em Peracanga (Nanda Prates)
DUDU Corona e o DJ Léo Santos no show de Rodrigo Sha, em Peracanga
(Nanda Prates)

 

Verão e esporte

A dobradinha verão e esporte é sucesso nos balneários de Guarapari e Aracruz, com competições de mais de 20 modalidades na Arena de Verão 2017 da Secretaria de Estado dos Esportes e Banestes, espalhadas por praias, ginásios, ruas e campos de futebol. Até março, tem motocross, kickboxing, boxe, capoeira, natação, judô, frescobol, futebol de areia, futevôlei, vôlei de praia, ciclismo, canoa havaiana, rugby de cadeira de rodas, handebol de areia, triatlo e remo, entre outros.

 

Volta às aulas

Começou a temporada de compra de material escolar, que significa livrarias lotadas, pilhas de pacotes de papel tomando o lugar de publicações nas vitrines e cadernos em destaque no interior das lojas. Para fugir da loucura da última semana antes da volta às aulas, quanto mais antecedência, melhor – para pesquisar preços, pechinchar e evitar as intermináveis (e inevitáveis) filas.

 

Atendimento agendado

Para evitar filas e perda de tempo, o Faça Fácil de Cariacica passou a agendar atendimentos, pelo www.facafacil.es.gov.br. Os serviços disponíveis com data e horário marcados são emissão de carteira de identidade, seguro desemprego, cartão do SUS, Procon, vistoria e licenciamento de veículos. Mas o atendimento por ordem de chegada, sem horário marcado, continua sendo realizado normalmente.

CIRCUITO

 

AS PALESTRAS do professor Mário Cortella rendem páginas e páginas no caderninho: “Vaca não dá leite, tem que ir lá e tirar”; “Na vida é preciso ter raiz, não âncora. A raiz te alimenta, a âncora te imobiliza”; “Preste atenção em quem discorda de você, esta pessoa é uma oportunidade de renovação”; “Deixe longe aqueles que querem te desestimular”; e “A tecnologia serve para liberar tempo para usarmos nossa inteligência”. Bom dia!

 

IVAN Aguilar agitou seu Facebook no fim de semana, numa postagem de amiga que tem apartamento em Nova Iorque, na rua 37, ao lado da Bolsa de Valores, na Wall Street, e que necessita de alguém para cuidar dele durante a última semana de janeiro e todo o mês de fevereiro. Virou objeto de desejo!

 

ADRIANA Almeida, mulher do empresário Otto Andrade, levou sua Take Kids para o Shopping Vitória. A equipe de recreadores, que inclui profissionais de Educação Física, foi treinada pelo consultor do parque da Xuxa Hubert Krause, e os bonecos Toy e Key foram fabricados pela equipe da Turma da Mônica.

 

COMIDA de rua na Praça do Papa. Começa amanhã e segue até domingo o Festival de Food Truck, das 15h às 23h, com 30 trucks, seis bikes e área para crianças. O preço dos pratos vai variar entre R$ 5,00 e R$ 35,00.

INGRID Castro (Cloves Louzada)
INGRID Castro
(Cloves Louzada)

 

CADA dia menos frequento restaurantes em Vitória. São raras as exceções de serviço e cardápios bons. Semana passada, exigi troca do pedido devido à baixa qualidade do que chegou – e voltou! – à mesa! Irrita os preços fora da normalidade e, parece-me, com uso de produtos mais baratos. Alterar padrão é tiro no pé!

 

A GALERIA Homero Massena sedia pela primeira vez uma exposição pensada na primeira infância, que pretende levar as crianças e seus familiares para o museu. “Acervo de Afetos” começa no dia 17, às 19h. A entrada é franca.

 

BEYONCÉ, Radiohead, Kendrick Lamar e o compositor Hans Zimmer são atrações confirmadas do festival Coachella, que será realizado em abril, em São Paulo. Anotou aí?

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 08 de janeiro
Próximo artigoColuna 10 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here