Eles nas redes sociais

“Quem junta dinheiro pra viajar no Carnaval é adolescente. Adulto economiza pra poder comprar as panelas da Polishop que a comida não gruda”

@bicmuller

***

“É uma vida triste quando uma pessoa não tem heróis.”

@zeckle3

 

GIULIA Braga, Raianna Oliveira e Beatriz Amorim em “sunset party” na praia de Peracanga (Ciro Trigo)
GIULIA Braga, Raianna Oliveira e Beatriz Amorim em “sunset party” na praia de Peracanga
(Ciro Trigo)

 

 Vacina válida para sempre

Com o surto de febre amarela, muita gente foi conferir os cartões de vacinação ou os certificados de viagem. A novidade é que, desde julho de 2016, os certificados internacionais de vacinação contra a doença passaram a ser emitidos com a validade “life” – para toda a vida. E segundo a Organização Mundial de Saúde, os documentos anteriores também ficam automaticamente válidos para sempre, independente da data registrada.

***

O infectologista Lauro Ferreira explica que casos da doença em quem tomou a vacina uma vez são raros, por isso a OMS passou a aceitar a dose única. Mas como o Brasil é fabricante e pode atender à demanda nas áreas de risco, o Ministério da Saúde recomenda duas, para anular as chances de transmissão, com intervalo de 10 anos.

***

E ele tranquiliza a população. “Como apresenta efeitos colaterais, a vacina não é aplicada em massa. O Estado sempre usou 5 mil doses por mês, e vai receber 500 mil para bloquear a divisa com Minas. Se Vitória entrar em pânico, acabam as vacinas para quem de fato precisa e não é feito o bloqueio. Não há indicação de corrida aos postos”, afirmou.

 

DANIELLE e Laíz Mendes no Wanted Pub, no Triângulo (Daniele Luciane)
DANIELLE e Laíz Mendes no Wanted Pub, no Triângulo
(Daniele Luciane)

 

  

Hoje

É dia da escondida do mastro, às 18h, na tradicional Festa de São Sebastião e São Benedito, em Nova Almeida, Serra, seguida de shows de Júnior Boca e Casaca. No encerramento, amanhã, tem cortejo com as bandas de congo e apresentações de HC Roots e Comichão.

***

O filme iraniano “O Apartamento”, do diretor Asghar Fahardi, entra em cartaz na Ilha. A obra é uma das pré-selecionadas para Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2017, e foi indicada ao Globo de Ouro na mesma categoria.

 

 

 

 

MARCUS e Rose Frizzera com a rainha de bateria da Pega no Samba, Jordana Catarina
MARCUS e Rose Frizzera com a rainha de bateria da Pega no Samba, Jordana Catarina

 

 

Taxa do Uber

Até então gratuito – com os usuários tendo de pagar somente pelo valor da corrida –, o Uber agora cobra uma taxa fixa. De acordo com o comunicado enviado aos clientes cadastrados, desde o último dia 13, a cada viagem o aplicativo ganha R$ 0,75, para “manter o crescimento saudável da plataforma em Vitória”. Saudável para quem?

 

Moqueca é capixaba!

Uma brincadeira nas redes sociais do governo do Estado, com o post “Quis me ensinar a melhor receita de moqueca. Logo eu, Espírito Santo”, foi respondida com bom humor pela Prefeitura de Salvador – “Migo seu loco! Desculpa discordar, mas a melhor receita é a da Bahia. Moqueca sem dendê não é moqueca kkkk”. E foi o suficiente para reabrir entre os defensores de uma e de outra uma das maiores polêmicas gastronômicas do Brasil, no nível do “biscoito x bolacha”! Mas sem discussão: assim como biscoito é biscoito, moqueca é capixaba!

 

Bikes em alta

As bicicletas compartilhadas estão caindo no gosto dos moradores e turistas da Ilha. O sistema, conhecido como Bike Vitória, permite alugar o meio de transporte por um tempo determinado, podendo devolver em qualquer outro ponto de atendimento. “Só que há locais com muito mais procura, com na frente da Ufes e no calçadão de Camburi, por isso é difícil conseguir alugar”, contou uma moradora de Jardim Camburi.

 

A marquinha

Já comentamos aqui do novo terror do verão – as marquinhas de sol esquisitíssimas deixadas pelos biquínis e maiôs da temporada, como top, frente única, hot pant, tiras frontais e laterais. Agora, leitora relata seu drama: “Me queimei muito e estou com o colo todo recortado pelas tiras do biquíni. Vou ter que usar um modelo mais básico para acertar o tom”, brincou. Essas mulheres… E maioria dos homens com aquele velho e cansado sungão.

 

A CANTORA Elba Ramalho com Emar Batalha em Trancoso, Bahia
A CANTORA Elba Ramalho com Emar Batalha em Trancoso, Bahia

 

Dezenas de senhas

Esquecer uma senha é dor de cabeça: acesso bloqueado, procedimentos de segurança para checar identidade, contatos via telefone ou e-mail… E como temos cada vez mais serviços online – bancos, e-mails, redes sociais, lojas, aplicativos etc e tal –, a dica do especialista em TI Thiago Borgo é usar um gerenciador. “Há aplicativos que reúnem todas as senhas, mas ele também exige senha. É preciso ser algo familiar, mas com um grau de dificuldade elevado, misturando letras maiúsculas e números, para proteger seu ‘cofre’ de senhas”, comenta.

 

Esportes na Bacutia

A praia da Bacutia, em Guarapari, será palco de dois eventos esportivos. No próximo dia 28, será realizada mais uma etapa da Corrida Electronic Night Run, com largada prevista para as 19h30, em um trajeto de oito quilômetros com muita música eletrônica. Já no dia 29, haverá a Travessia da Bacutia, uma prova aquática com duas distâncias: sprint, de 1km, e standard, 2km.

 

Não dá para não ir!

O musical “Le Misérables” chega ao Brasil em março, com apresentações no Teatro Renault, em São Paulo, e o elenco já está definido: o cantor espanhol Daniel Diges dá vida ao personagem Jean Valjean, e Nando Pradho interpreta Javert. O fenômeno, baseado no clássico de Victor Hugo, já foi visto por mais de 70 milhões de pessoas nos 44 países por onde passou, e faturou mais de 120 prêmios.

 

Ajuda para animais

O abrigo Animais Carentes ES, um grupo que ajuda animais de rua, carentes, abandonados e vítimas de maus-tratos, precisa de doações de medicamentos, ração e dinheiro, para manter suas ações em Vila Velha. No momento, há 27 animais aguardando para castrar, por falta de recursos. Os voluntários aceitam ajuda por meio de depósitos em conta bancária (Caixa Econômica, agência 0167, conta poupança 173592-7, ou Banco do Brasil, agência 1609-8, conta corrente 57657-3, ambas em nome de Leilane Simonetti) e por meio de pagamentos no PayPal.

 

Arte nas ruas

O coletivo Lambendo a Cidade tem espalhado versos de músicas conhecidas pelas ruas de Vitória, em uma proposta de intervenção urbana para chamar a atenção das pessoas em meio ao caos cotidiano. Em Bento Ferreira e no centro da cidade, por exemplo, vários postes receberam cartazes do grupo.

Artigo anteriorColuna 18 de janeiro
Próximo artigoColuna 20 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here