Eles nas redes sociais

“O moleque com 12 anos cantando sofrência, tadinho, imagina quando tiver 35”

@danielcosta41

***

“Gente por que vocês tão ‘pray for ES’? Lá eles falam português também.”

@nabucodonosor96, sobre a hashtag que circulou nas redes sociais pedindo orações para o Estado – em inglês!

EM DOMINGOS Martins, Suellen Oliveira e Luana Rigon (Amanda Butzke)
EM DOMINGOS Martins, Suellen Oliveira e Luana Rigon
(Amanda Butzke)

 

Sem crise

O mercado de segurança armada nos condomínios bombou na Grande Vitória esta semana, principalmente na zona Norte da Ilha. Ontem, um síndico que atende a seis condominios disse que todos eles passaram a contar com escolta armada na porta. O custo gira em torno de R$ 1.400,00 por plantão de 12 horas – que, quando se divide entre todos os moradores de um condomínio, é até suave quando se trata de garantir a tranquilidade.

 

Praga da importação

O risco de pragas ausentes no País serem contraídas em caso de importação de café da África, da Ásia e do Peru foi comprovado em estudo do Incaper. Além das doenças que podem afetar a cafeicultura, há risco de que outras plantações de diversas variedades sejam também afetadas em decorrência da importação do grão verde. Ao todo, oito pragas foram identificadas como risco para o Estado. Não faz sentido trazer o grão do exterior.

 

Uniforme e verão

Enquanto no Rio de Janeiro faculdades liberaram a entrada de alunos vestindo saídas de praia nas salas, por aqui a maioria proíbe o traje. Uma é radical: mesmo no verão, não permite a entrada com roupas curtas, decotadas, bermudas nem regatas. Nos fóruns do Estado, os advogados estão liberados do paletó até o mês de março. Já os motoristas e cobradores de ônibus sofrem com as altas temperaturas.

MELISSA Rodrigues, Cinthia Casotti e Thaís Alves na Praia do Canto (Daniele Luciani)
MELISSA Rodrigues, Cinthia Casotti e Thaís Alves na Praia do Canto
(Daniele Luciani)

 

Febre que segue

O caos instalado no Estado com a falta de policiamento foi o foco de todas as atenções da população nos últimos dias, mas outro problema grave que afeta o Espírito Santo segue necessitando de alerta máximo: não se pode descuidar da situação da febre amarela. Muitos postos de saúde na Grande Vitória suspenderam o atendimento nos últimos dias e quem precisa da vacina deve acompanhar de perto as alterações. A boa notícia é que mais 500 mil doses chegaram esta semana e os municípios considerados prioridade já estão 100% cobertos.

 

Quem não chora…

Questão de arriscar as coisas boas da vida. Durante o Super Bowl, final do futebol americano, a tenista canadense Eugenie Bouchard comentou nas redes sociais que “sabia que o Atlanta ia ganhar”, quando o placar marcava 28 a 3. E um fã lançou o desafio: “Se os Patriots virarem, você sai comigo?”. Desafio aceito, veio a virada histórica (34 a 28) e Eugenie se mostrou uma mulher de palavra: “Isso é para eu aprender a nunca apostar contra Tom Brady (jogador que comandou a reação). Onde você mora?”, perguntou ao fã, que faturou um encontro com a musa!

 

Arte escondida

Durante a restauração da Fafi, no centro de Vitória, foram encontradas duas pinturas parietais nas salas de dança, datadas de 1926. Elas estão sendo restauradas, assim como um grande lambri europeu, revestimento interno de parede de madeira trabalhada, um verdadeiro quebra-cabeças.

Samba atravessado

O Carnaval de Vitória, conhecido por abrir a temporada da folia no País, é já na próxima semana, dias 17 e 18, mas está ameaçado com a insegurança que assola o Estado. Rogério Sarmento, diretor da Liga das Escolas de Samba, diz que as agremiações foram prejudicadas. “Tivemos que cancelar os ensaios do grupo especial e, com as lojas fechadas, estamos com dificuldades de comprar material. A demora na solução passou dos limites!”, disse-nos.

FERNANDO Zampieri, Luciana Baptista e Steve Pinkus no ensaio da Pega no Samba
FERNANDO Zampieri, Luciana Baptista e Steve Pinkus no ensaio da Pega no Samba

CIRCUITO

 

TÁTICA. O advogado cachoeirense Sergio Bermudes, que lidera o bloco de defesa do ex-milionário Eike Batista, reforçou a equipe com os advogados criminalistas Eduardo e Renato de Moraes, filhos do lendário Evaristo de Moraes. “Farão nova exposição, onde sangrará outra vertente, mostrando tudo o que ele fez de bom”, informou Bermudes, que não viu motivo para a prisão de Eike.

 

DUAS famílias, com marido, mulher e filhos, desembarcaram ontem pela manhã de um cruzeiro em Miami e deveriam pousar em seguida no Rio, com conexão para Vitória. Uma esticou as férias na Flórida e a segunda emendou o relax em Gramado, Rio Grande do Sul. Ambas só retornam, como dito numa conversa em família, quando tudo voltar ao trinques no Estado.

 

SIMONE e Marcus Teixeira comemoram, terça-feira, 14 anos de casados em almoço com amigos no seu Bacco.

 

ZARPARAM. Dayana e Juninho Santos estão hoje em Nova Iorque. Têm programa de 30 dias por lá e em outras cidades norte-americanas.

 

PATRÍCIA Castro e Karla Ferreira recebem convidados num café da manhã, sexta-feira, na Duetto, em Santa Lúcia.

 

MARCHINHAS politicamente incorretas estão sendo banidas de alguns blocos do Rio de Janeiro, como “Cabeleira do Zezé”, “O Teu Cabelo não Nega” e “Maria Sapatão”. E a polêmica já rola solta entre defensores e críticos da medida.

 

CONCERTOS didáticos. O concerto inaugural da Orquestra Camerata Sesi será no próximo dia 16, com o tema “A Era Romântica: 170 anos sem Mendelssohn”, tendo a presença da pianista russa Kristina Miller, diretamente de Viena (Áustria). Uma das novidades da temporada é a série “Concertos Didáticos”, voltada para crianças, sempre aos domingos, às 11h, dia e horário perfeitos para reunir toda a família.

 

A VALORIZAÇÃO do real em 51% frente à libra desde o Brexit, plebiscito em que o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia, reaqueceu a compra de imóveis por brasileiros na Europa, injetando quase R$ 130 milhões em investimentos no setor imobiliário de lá. Com isso, Londres foi a cidade preferida dos brasileiros, seguida por Lisboa.

 

SEDENTARISMO aumenta o risco de demência tanto quanto genética. Pior ainda: de acordo com um estudo canadense, a falta de atividade física pode anular o efeito protetor dos genes. Eu, hein! Vou subir e descer escadas ali e já volto!

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 08 de fevereiro
Próximo artigoColuna 10 de fevereiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here