A Palavra

Para começar bem a semana: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, eu te ajudo”. (Isaías 41:10;13)

 

Eles nas redes sociais

“Não elogie a aparência em primeiro lugar. E quando você é criticado, ouça e reflita, antes de ficar na defensiva”

@laripadron

***

“Erramos quando tentamos colocar alguém nos espaços vazios deixados por outras decepções. Substituir não é um verbo que se aplica às pessoas.”

@pefabiodemelo

 

NO TEATRO do Sesi, em noite ímpar, Luis Carlos Vieira, superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES, o guitarrista Cláudio Passamani, o maestro Leonardo David e o músico Luiz Fernando Venturelli
(Patrícia Borges)

  

O que foi aquilo?

Já sabia que assistiríamos a um grande espetáculo, mas não um magistral e inesquecível show de capixabas talentosíssimos! Quinta-feira última, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, aplaudimos e pedimos bis à Orquestra Camerata Sesi no “Rockestra”, com regência do maestro Leonardo David.

***

Os clássicos do rock foram interpretados com os solistas convidados Cláudio Passamani, na guitarra; os cantores Laís Rocha e Marco Cypreste; e Luiz Fernando Venturelli, no violoncelo elétrico e guitarra – ele tem apenas 17 anos e vai se apresentar em São Paulo, em abril, com a Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), uma das maiores e mais conhecidas orquestras da América do Sul. Todos com voz de tirar qualquer um do sério.

 

 

 Janela errada

Olho muito vivo na hora de enviar mensagens por WhatsApp e afins, para não acabar mandando o conteúdo para um contato que não tem nada a ver com o destinatário pretendido, causando enormes constrangimentos. Às vezes, na pressa, você quer mandar uma mensagem para uma pessoa e ela vai para outra completamente diferente, e esse “completamente diferente” pode fazer toda a diferença…

EM PALESTRA em Vitória, a cronista Martha Medeiros com Carol Aon
(Camilla Baptistin)

 

Dia de caos

Como diria a funkeira Anitta, prepara! Até o fechamento da coluna, o clima era esse: o movimento das mulheres dos policiais militares, que já tem audiência de conciliação marcada para o final do mês, prometeu fechar a Terceira Ponte hoje. Há de se ter bom senso nisso, pois existem inúmeras formas de protestar sem que a população pague uma conta tão alta. Pelo sim, pelo não, essa segunda-feira promete ser um caos na Grande Vitória.

 

Barbalho vem

O ministro da Integração, Helder Barbalho, e parte da equipe técnica ministerial visitam cidades do Norte do Espírito Santo sexta-feira, em decorrência da crise hídrica e da salinização da água que sai das torneiras em São Mateus e região. Barbalho está nos devendo essa visita desde novembro do ano passado!

PARA discutir sobre questões raciais, a Faesa recebeu o professor doutor Carlton Waterhouse, da Escola de Direito Robert H. McKinney, da Universidade de Indianápolis, nos Estados Unidos. A professora Stella Emery Santana e a coordenadora do curso de Direito, Sayury Otoni, fizeram as honras da casa

 

O nome da vez

Dores na coluna têm, em grande parte dos casos, origem nos pés. Problemas na constituição dos pés podem levar à má postura e a dores nas costas e no quadril, diz a fisioterapeuta Lorena Vianna. “O problema é mais comum do que se pensa, mas a boa notícia é que há tratamento sem dor nem esforço, a podoposturologia, que corrige a postura por meio de palmilhas especiais”, conta.

 

Amigos do Fusca

Apaixonados por carros antigos – em especial os modelos Fusca, da Volkswagen – podem conferir a exposição “Fuscas – Exposição de Exemplares”, que está sendo realizada até o próximo domingo, no primeiro piso de centro de compras de Jardim Camburi.

 

De casa

É cada vez maior o número de empresas, de diversos setores, adeptas ao home office, com funcionários prestando seus serviços sem sair de casa – seja algumas vezes por semana ou integralmente. Todos ganham com isso, com vantagens como flexibilidade de horários, redução dos gastos com transporte, fim da perda de tempo no deslocamento e o aumento da produtividade. A coluna já tem parte graúda da equipe atuando nesse sistema há seis anos e dá muito certo!

 

Pedaladas

Ciclista fez a volta na ilha de Vitória, partindo de Camburi, num percurso de 50km – boa parte sem ciclovia: “Em toda a praia há ciclovia, mas o movimento é intenso. Já na reta do Aeroporto, a ciclovia está em condições precárias e de alto risco! O anel viário da Ufes tem uma improvisada. Na Avenida Beira-Mar, só é possível utilizar a calçada compartilhada”, conta. Ainda falta muito a investir para pedalar com segurança. E bota muito nisso!

 

Armas nas audiências

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) reforçou o controle após apreender, em duas semanas, 194 armas brancas, entre facas e estrelas-ninja, com pessoas que foram participar de audiências. Por aqui, o Edifício Vitória Park, onde funciona o fórum capixaba, conta com dois portais detectores de metal, e o número de registros de pessoas com armas brancas é irrisório. Mas fica o alerta.

CIRCUITO

 

AFEMINADOS. Médico de Vitória diz que a alimentação de hoje está com hormônios femininos, o estrogênio, em excesso – epa! –, a exemplo da soja, da cerveja, do frango, do leite e dos grãos. Sobra o quê?! O que sobra não sabemos, mas a principio, pelo sim, pelo não, melhor cortar todos os itens citados! Eu, hein!

 

GUSTAVO Corrêa traz novidade bem caseira ao buffet do Itamaraty: noivos e aniversariantes podem pedir ao chef uma adaptação na “versão festa” de alguma receita de família. Já teve noiva reeditando pratos tradicionais da avó, servidos com o glamour que a ocasião exige. E o chef preparou um cardápio superespecial para a Festa da Mulher comandada por Carmen e Fernanda Prates, quinta-feira, no Itamaraty Hall.

 

SIMONE Duarte e Viviane Fernandes recebem em noite de novidades outono-inverno Carmen Steffens quarta-feira, às 19h, no MA Atelier, Enseada do Suá.

 

O APLICATIVO Google Maps já funciona sem internet. É só baixar o mapa do lugar para onde irá e, chegando lá, conseguirá usar o aplicativo sem internet para se localizar e deslocar a pé, de carro, bike ou transporte público, com direito a dicas de onde comer, locais mais visitados etc. É o mundo conectado “off-line”, ou melhor, “all-line”.

 

ALESSANDRA e Carla Marianelli preparam as novidades que serão apresentadas no “15 O Evento”, dia 26 de abril, no MS Buffet.

 

EM MEIO a tantas bombas, existem exemplos de profissionais que merecem ser exaltados. A recepcionista Adriana Telarolli foi premiada pela terceira vez pelo Centro Médico de um shopping na Ilha por excelência em atendimento, faturando como bonificação um celular e uma TV 40 polegadas.

 

“TUDO o que os canalhas querem é que a gente canse. Temos de aguentar falar de política e Lava Jato, pois essa é uma chance inédita na nossa História. Temos um dever moral em relação a nós e às próximas gerações”, diz o professor Mario Sergio Cortella.

 

O VELOCISTA capixaba Paulo André de Oliveira, 18 anos, está na Flórida, Estados Unidos, onde participa do Camping Internacional de Treinamento de Atletismo, até 30 de maio. Ele é o 1º no ranking sub20 nacional e o 5º no mundo na modalidade 100 metros rasos.

 

A MODA no outono-inverno não quer saber de tons fechados e sem graça. Pelo contrário. Vai ter muita cor nas estampas e, nos pés, sapatos reluzentes cobertos de glitter. Chega de dias cinzas!

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 19 de março
Próximo artigoColuna 21 de março
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here