Parabéns!

Bom dia aos aniversariantes da próxima semana: Malvina Aguiar, Luciana Deps, Guilherme Rody, Rafaela De Prá e Flávia Murad Neffa, amanhã; Wellerson Souza Brandão, Daniela Merlo, Karin Tonini, Quinha Campos e Cícero Moro, dia 10; Andreia Pelissari, Alexandre Lanz, Lises Ribeiro, Yara Vianna e Giovanna Rosa, 11; Luiza Matias Vilar, Manuela Croce Murad, Ana Maria Coelho, Neivaldo Bragato, Luciana Riva Bolonha e Wagner Veiga, 12; Regina Sarkis, Brunella Coser, Dea Medeiros, Jô Negrão e Leonardo Ferraz Martins, 13; Denise Zanchetta Penedo, Jacqueline Chiabai, Angelita Chiabai e Joelma Peterle, 14; Denise Póvoa, Karina Furlani e Fernanda Nogueira, 15.

 

Eles nas redes sociais

“Uma arte perdida: gravar fitas especiais para gatas mais que especiais.”

@EdsonAran, pedindo a volta da fita cassete. Conhece o pendrive, Edson?

***

“Pior frase ‘precisamos conversar’ e daí a melhor frase ‘onde e quando’ que nunca é sequência da primeira frase.”

@DanielaAF

 

A LINDA capixaba Lícia Rebello em dia de festa de seu espaço na Joaquim Lírio
(Cloves Louzada)

 

Atraso do atraso!

A burocracia nas operações portuárias faz o País gastar até R$ 4,3 bilhões a mais por ano, aponta a Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Os problemas começam no mar e terminam na administração. Para entrar nos nossos portos, cada navio precisa oferecer cerca de 190 informações, o que gera um atraso no descarregamento. Para as exportações, os trâmites podem exigir até seis dias para que a carga seja liberada”, explica o portuário Marcos Lopes.

 

Intercambistas

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória recebeu esta semana os primeiros intercambistas da temporada de 2017. Eles são de 10 nacionalidades diferentes: Dinamarca, Espanha, Indonésia, Polônia, México, Tunísia, Turquia, Rússia, Portugal e Canadá. Além da interação com alunos capixabas de Medicina, eles irão conhecer as práticas médicas do Brasil no Hospital de Ensino.

 

Tiva e Santo

O final de semana será de festa para o futebol capixaba, com os jogos dos nossos dois representantes classificados para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. A Desportiva encara o Operário-PR hoje, às 15h, no Engenheiro Araripe, e o Espírito Santo enfrenta o Boavista, amanhã, às 16h, no Kléber Andrade. Os jogos são eliminatórios, de ida e volta. Há décadas que esperamos por um projeto eficiente, que de fato tire o nosso futebol do buraco negro em que ficamos agarrados por longos anos. Porque Série D é dose!

EM SOLENIDADE de posse no Palácio Anchieta, a nova diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Gabriela Lacerda, e a nova secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, com as secretárias de Estado Andreia Lopes (Comunicação), Dayse Lemos (Gestão) e Ângela Silvares (Governo)

 

Táxi aéreo

Enquanto o banzé diário no trânsito segue por terra na Grande Vitória, foi lançada mais uma modalidade de translado no céu capixaba. A partir deste mês, o Espírito Santo passa a contar com seu primeiro serviço de transporte aéreo. A Blue Sky Táxi Aéreo, certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi adquirida por empresários locais e disponibilizará as modalidades de transportes executivos e panorâmicos.

 

Mitos eleitorais

Voto em branco é igual a voto nulo? É eleito sempre o candidato que possui mais votos? Ninguém pode ser preso no dia da eleição? Para esclarecer questões como essas, o Tribunal Superior Eleitoral lançou em suas redes sociais a campanha “Mitos Eleitorais”. Também faz parte da iniciativa uma espécie de jogo em que o eleitor poderá testar seus conhecimentos eleitorais no twitter @TSEJusbr. Desmitificar a política? Sei!

 

Dívidas lá e cá

A procura pela portabilidade de dívidas quase quadruplicou em um ano. Na tentativa de colocar as contas em ordem em meio à crise, o objetivo é negociar juros menores e melhores condições de pagamento em diferentes instituições bancárias. E aí é um nó! Os bancos, para ceder em juros e alargar o número de parcelas, não o fazem como poderiam nem em situações de excepcionalidade. É histórico isso.  Há exceções. Raras!

 

O CASAL Paulo e Karla Lessa em coquetel na Ilha
(Cloves Louzada)


Ladrilhos

Igrejas como Catedral de Vitória, São Gonçalo e Nossa Senhora da Conceição de Viana têm em comum os pisos com ladrilhos hidráulicos, em que cada peça é produzida individualmente, à mão, numa riqueza de detalhes e com mosaicos mais diversos. E essa tradição está bem preservada. Em Cachoeiro de Itapemirim existe a fábrica mais antiga ainda em atividade no Estado, a Ladrilhos Grafanassi, desde 1927.

CIRCUITO

 

LEONARDO de Castro assume a presidência da Findes no próximo dia 30, e a cerimônia oficial de transmissão de cargo será dia 3 de agosto, no Le Buffet Master.

 

PIU Dalla receberá na próxima segunda-feira, às 19h, no Plenário da Assembleia Legislativa, a Ordem do Mérito Domingos Martins, a convite do deputado Marcelo Santos.

 

OS THEODORO, Anderson, Daniela, Bruno e Henrique, leia-se Faesa, estão em Massachusetts, Estados Unidos, para um curso de gestão e liderança na Universidade de Harvard.

 

COM LIVROS, objetos de decoração e roupas, entre outros itens, será realizado no próximo dia 15 o bazar em prol da construção do templo budista tibetano Chagdud Gonpa Sam Drub Ling, na área rural de Vila Velha. O bazar será das 10h às 17h, no Shopping Plaza Praia, Praia do Canto.

 

MÁRCIA Santos estreia no Vitória Moda com o desfile verão 2018 de sua Closet Collection, quarta-feira, às 18h30, no Centro de Convenções de Vitória, com presença da modelo Mirela Santos.

 

A CATEDRAL de Colatina recebe no próximo dia 30 uma apresentação gratuita da Orquestra Camerata Sesi, às 16h30. Falando na Princesinha do Norte, o município calorento registrou esta semana a mínima de 10 graus. O mesmo “milagre” do frio aconteceu em Cachoeiro. Como diria Lula, “como nunca antes na história da Capital Secreta”.

 

O III SEMINÁRIO Comunicação e Territorialidades será entre os próximos dias 11 e 13, na Ufes, com palestra de abertura do professor doutor Wilson Gomes (UFBA), que fala sobre política e democracia em ambientes digitais. Os grupos de trabalho apresentam suas pesquisas, entre elas a da jornalista Ana Paula Costa, em sessões sempre às 14h e às 16h.

 

A SECRETARIA de Estado da Cultura (Secult) abriu as inscrições para o edital de concessão de apoio cultural-financeiro para custeio de despesas com locomoção de artistas, técnicos e estudiosos. O edital foi publicado no Diário Oficial e tem o objetivo de promover a difusão e o intercâmbio da cultura capixaba.

 

O NÚMERO de mulheres que recorreram à fertilização em laboratórios mais que dobrou nos últimos cinco anos em todo o País. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que, no ano passado, mais de 66 mil embriões foram congelados.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 07 de julho
Próximo artigoA BOLSA Dionysus
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here