PÉROLAS

 

“Eu entro e só vejo negatividade.”

Do cantor Ed Sheeran, justificando por que deixou o Twitter. E ele tem razão. A turma anda muito para baixo… O Instagran e o Facebook estão entrando com força nessa balada.

 

“Marcou o toque de Deus nessa criança que, de uma forma muito livre e espontânea, sentou na minha cadeira.”

Do bispo dom Paulo Bosi Dal’Bó, da Diocese de São Mateus, relatando o caso de David dos Santos, que sentou em seu lugar e pediu para que o bispo cantasse “parabéns” em seu aniversário de 8 anos.

 

“Me conheceu por memes.”

Gretchen, explicando o convite da cantora Katy Perry para estrelar o clipe da música “Swish Swish”.

 

A DJ JESS Benevides em coquetel na Praia do Canto
(Cloves Louzada)

 

 

Eles nas redes sociais

“Coleira e plaquinha é igual seguro de carro e plano de saúde: a gente paga rezando pra não precisar usar.”

@talitajames, sobre a necessária identificação dos animais de estimação.

***

“Medo de colocar a mão no bolso de uma calça e ao invés de encontrar dinheiro esquecido encontrar um boleto que não paguei”

@Leo_oguarda

  

NOSSA DICA

Gucci

Atenção aí, eternos enamorados. Daqui a pouco é Natal, mas pode ser um mimo para ela, tipo surpresa, este presente básico para alegrar a amada. É da Gucci a bolsa tiracolo Dionysus em couro. Ela tem parte superior dobrável, fecho de encaixe, parte interna sanfonada, compartimento com zíper, bordado floral, tachas redondas e alça de ombro em corrente. Custo em torno de R$ 16 mil.

A BOLSA Dionysus

 

 

Mais mulheres

Os últimos dados do IBGE apontam que, no Estado, um novo espírito-santense entra para nossa estatística, em média, a cada 12 minutos e 15 segundos. A estimativa é de que, ainda este ano, alcancemos a marca de 4.016.356 habitantes. Mesmo com apenas 78 municípios, temos uma população maior que a do Uruguai, país com quase quatro vezes nossa extensão territorial. Até dezembro, a população capixaba deverá ser de 2.012.925 mulheres e 2.003.431 homens.

 

Dezenove anos?

O contrato de ampliação da profundidade do Porto de Vitória completará 19 anos! Desde dezembro de 1998, a dragagem ainda não foi finalizada. O diretor-presidente da Codesa, Luis Cláudio Montenegro, divulgou novo prazo para entregar a obra: agosto. Descaso federal com uma das atividades mais importantes do Estado! A nova profundidade, de 14m, permitirá navios com carga de até 60 mil toneladas (hoje é 40 mil). Fundamental para voltarmos ao patamar do extinto Fundap – em 2012 o movimento era de 8 milhões de toneladas anuais, e hoje são 6,5 milhões.

 

Casamentos proibidos

O Código Civil Brasileiro não só proíbe, mas também desaconselha casamentos em situações específicas, como viúvos, divorciados ou tutores legais enquanto o inventário ou a partilha de bens não estiverem concluídos. A legislação também não recomenda o casamento para viúvas ou divorciadas antes de 10 meses do fim da relação anterior. “É uma forma de proteger o patrimônio. Eles podem esperar para oficializar a união”, explica Bruno Bittencourt, do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado.

 

Café emagrece?

O nutrólogo Roberto Navarro diz que o café auxilia a perda de peso porque estimula a lipólise (quebra de gordura). Isso faz com que o tecido gorduroso fique disponível para que o corpo o utilize como fonte de energia, de modo a eliminá-lo. Já a médica Rosália Padovani ressalta que café em excesso causa efeito rebote no emagrecimento, pois aumenta a quantidade de hormônio do estresse, o cortisol, o qual está ligado ao aumento do peso. O ideal é uma xícara por dia. Só uma? Então estou muito além da cota!

 

Beira o pânico

Em tempos de férias de julho, o site Carpe Mundi listou medidas de segurança que muitos ignoram nas viagens internacionais, como fazer uma cópia do passaporte e só andar com ela, mantendo o documento original a salvo no cofre do hotel ou bem guardado. Deixar seu itinerário com alguém de confiança, não andar em táxis clandestinos – difícil demais escapar dessa! –, não usar o celular em qualquer lugar e ter em mãos o número do seguro de viagem são outras dicas.

 

MARCELA Reis, Gabriele Libório e Clara Zuccon
(Cloves Louzada)

Além da chita

Os capixabas gostam tanto de festas juninas que os pedidos para a produção dos vestidos das crianças começam em fevereiro no atelier da estilista Vilma Moulin, em Vila Velha. E o trabalho dela vai muito além da chita. “Gosto de modelos elaborados, cheios de detalhes, com muitas flores, dourado, rendas, pedras e fitas. É um estilo bem romântico”, disse ela, que tem recebido também pedidos para vestidinhos estilo carimbó – ritmo musical do Pará –, febre em novela.

 

Crime ambiental

Pisar em plantas de locais públicos e escrever nomes em árvores de praças são crimes passíveis de multa e detenção! Os delitos estão previstos na Lei de Crimes Ambientais, segundo o criminalista Filipe Sodré. “Os crimes mais comuns são queima de lixo, pesca irregular, manutenção de animais silvestres em cativeiro, soltura de balões e dano a plantas ornamentais de lugares públicos ou de propriedade privada”, explica. Portanto, nada de tirar uma mudinha daquela planta bonita!

 

Cultura do chutão

Autor da pesquisa “Análise do Futebol Capixaba e Brasileiro, Comparando com o Futebol Mundial a Partir de Estatísticas dos Jogos Observados”, o professor Guilherme Filgueiras de Carvalho concluiu que, em cada chutão dado, em vez de o atleta sair jogando com toques curtos, uma falta é gerada ou jogadores vão dividir de cabeça e acabam se machucando. “Temos que mudar essa cultura do chutão, constante no futebol”, sugere. Só aqui? Vou passar a observar os gringos!

 

Jeitinho brasileiro

O brasileiro tem uma capacidade sem igual de se reinventar em situações adversas, mostrando o melhor do nosso famoso e criativo “jeitinho”! Um exemplo é o que tem ocorrido após o corte da verba de universidades públicas – bancas por Skype ou WhatsApp se tornaram comuns de um ano para cá, evitando custos com deslocamento e hospedagem, por exemplo. E já tem universidade pensando em fazer até congresso virtual, com as palestras transmitidas por streaming, presença certificada e a possibilidade de fazer perguntas por WhatsApp. Boa!

 

Tradições em alta

Antigas profissões voltam a ser valorizadas, como barbeiros, açougueiros e costureiros. A nova geração está deixando de lado ofícios muito procurados nos últimos anos, resgatando aqueles deixados de escanteio, principalmente por incentivo dos pais. Nada contra – muito pelo contrário! –, mas nem todo mundo sonha em ser médico, engenheiro ou juiz.

 

Maria Empoderada

As feministas não pouparam nem Lampião. Ana Cláudia Albuquerque escreveu uma versão atualizada do famoso cordel dos arraiás: “Se quiser um cafezinho / Ela até pode fazer / Mas peça com bem jeitinho / Do contrário, faz você / E não venha com esse papo / Que cozinha é lugar de mulher / Hoje Maria já sabe / Que seu lugar é aonde ela quiser / Acorda, Maria Bonita / Levanta que eu já fiz o café / O dia já vem raiando / Que bom você ser minha mulher”, diz trecho. Sempre bom lembrar que o sexo forte é a mulher!

Artigo anteriorA BOLSA Dionysus
Próximo artigoColuna 10 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here