Eles nas redes sociais

“A única paz possível é dentro de nós. Senão, ela é uma ilusão. Ou pior, uma mentira.”

@saturnoretorna

***

“Não existe rockeiro quando toca Evidências.”

@SeuQualquer, sobre o clássico de Xitãozinho e Chororó. Gosto não se discute!

 

A BLOGUEIRA Nanda Portela em clima de inverno
(Breno Rodriguez/Tendenze)

 

Mão grande

Confira sempre o valor final da corrida quando chamar táxis por aplicativos que dão desconto. Há exceções, mas essa semana tive que exigir o que é de direito: o troco certo. Ao aplicar o desconto de 30% sobre o valor registrado no taxímetro, o aplicativo apontou cobrança de R$ 7,46, mas o motorista cobrou R$ 8,00. A coisa tem que ser 100, e não 99.

 

Desapropriação

Para ampliar o cemitério público de Conceição da Barra, superlotado, o prefeito publicou no Diário Oficial a desapropriação e posse de imóvel vago e com características de abandono, no bairro Santana, com o total de 1.742 metros quadrados de área. Agora é preciso esperar três anos sem qualquer ato que demonstre ter o proprietário a intenção de manter o bem em seu patrimônio. Burocracia absurda. Leis ultrapassadas. Atraso!

NO PALÁCIO Anchieta, acompanhado do embaixador e secretário da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Jr, o governador Paulo Hartung recebeu visita do cônsul geral do Japão, Yoshitaka Hoshino, ao centro
(Leonardo Duarte)

 

Isso ninguém vigia

Ontem, às 9h40, na Reta da Penha, a mais concorrida avenida de Vitória, um engarrafamento monstro. Atraso geral para todos, exceto para o motorista de um caminhão de mudança que fechou uma das faixas, em frente ao Centro da Praia, e ali ficou por mais de 20 minutos sem ser incomodado por nenhum guarda. E há quem diga que briga não tem pé!

 

40 anos RB

Ao contrário do que foi publicado aqui segunda-feira, Vanda Klabin não é a curadora da exposição “RB 40 Anos de Arte e Design”, e sim a responsável por criar o texto de abertura da mostra, que irá contar a trajetória de Ronaldo Barbosa, pioneiro do design no Estado. No próximo dia 17 será a abertura da exposição, no Palácio Anchieta, e o lançamento do livro que conta sua história profissional, ambos com projeto gráfico desenvolvido pelo Studio Ronaldo Barbosa e produção executiva de Erika Kunkel Varejão.

 

Caderninho x laptop

Na sala de aula, aprende-se mais com anotações no caderninho ou no laptop? Pesquisadores das universidades de Princeton e Los Angeles, nos Estados Unidos, têm demonstrado que os alunos aprendem mais quando anotam no papel. O reitor Alexandre Theodoro, da Faesa, diz que a maioria hoje dos estudantes está no mundo digital. “Eles aprendem mais quando fazem os registros, seja no papel, tablet, notebook ou smartphone, e quando essa informação fica também disponível para consulta em ambientes virtuais de aprendizagem”, avalia.

 

MÔNICA Pretti e Margareth Zamprogno em evento em Jardim da Penha
(Cloves Louzada)

 

Atenção redobrada

Os termômetros em baixa acendem o alerta do cuidado com a saúde dos idosos – epa!  –, um grupo de tem imunidade e reservas funcionais menores. A enfermeira Lúcia Zanforlin, especializada em Gerontologia, ressalta o risco principalmente de gripes e doenças respiratórias. “O ideal é evitar ficar exposto ao frio e ao calor intenso. O local deve estar aquecido e ao mesmo tempo ventilado, pois ambientes fechados ajudam na proliferação dos vírus”, destaca.

 

Teatro fechado

Por motivos de reparos, o Teatro Carlos Gomes ficará fechado no mês de agosto. Os espetáculos foram remanejados para outros locais. Charlene Bicalho, diretora do espaço cultural, disse à coluna que serão feitas algumas intervenções na estrutura física, entre elas pintura interna e externa. “Neste segundo semestre não houve instrução normativa por esse motivo. Pretendemos reabrir em setembro para acolher a programação prevista: os festivais de cinema, de teatro e de música erudita”, avisa.

 

Segredo da amizade

Fazer amigos parece uma tarefa fácil para muita gente. Porém, fazer a amizade durar é para aqueles que são capazes de aceitar o outro como ele é, conforme explica o psicólogo e Gestalt-terapeuta Enéas Lara. “É preciso aceitar as diferenças e expressar uma consideração positiva pela pessoa. A amizade cresce mais ainda quando somos empáticos, colocando-nos no lugar do outro. Não podemos ver com os olhos dele, mas podemos procurar entender seu ponto de vista e o que ele sente ao perceber as coisas”, destacou.

 

CIRCUITO

 

LEONARDO de Castro tomará posse hoje como presidente da Findes, em cerimônia prestigiada, a partir das 19h30, no Le Buffet Master. Entre as presenças confirmadas está o presidente da Petrobras, Pedro Parente. Estaremos lá.

 

SERÁ sábado, a partir das 13h, em Santa Lúcia, a pool party em comemoração ao aniversário de Catarina, filha de Luciana Guerra.

 

DEDÉ Biancucci convida para o lançamento da primavera-verão Mauy, em seu espaço de moda na Aleixo Neto, Praia do Canto, hoje, a partir das 14h.

 

REESTREIA hoje, às 18h30, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, Vitória, a mostra Ciclorama: Filme e Debates, com o clássico do neo-realismo italiano “Ladrões de Bicicletas” (1948), dirigido por Vittorio De Sica, e do curta-metragem “2 e meio”, de 2010, do diretor capixaba Alexandre Serafini, que vai participar de um bate-papo após a exibição.

 

O PROJETO Amigo Livro irá promover um ciclo de relatos em sua 13ª edição sobre trabalhos que visam o bem coletivo e social. O encontro será hoje, às 18h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo Levy Cúrcio da Rocha, na Praia do Suá.

 

O LUTADOR de MMA Erick Silva será o padrinho da campanha McDia Feliz no Estado. Os recursos arrecadados com a venda de Big Mac no próximo dia 26 serão destinados à Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

 

A PRAINHA recebe no domingo mais uma edição da Rua das Artes. O evento, que reúne artistas de Vila Velha, contará com narração de histórias, música com Rodrigo CX e ainda o escritor Antonio Rocha Neto, que vai autografar seu livro “Planeta Saudade”, dirigido ao público infantil. Será das 14h às 19h, na Rua Luiza Grinalda.

 

O PROJETO Educação Patrimonial Santa Teresa vai oferecer, amanhã e sábado, as oficinas “Descrição Arquivística e Organização de Acervos” e “Elaboração de Projetos Culturais”, com o professor André Malverdes. As atividades na Casa da Cultura de Santa Teresa, com inscrições gratuitas.

 

PARA acabar com a publicidade negativa do açúcar, fabricante de refrigerante cria plano global de substituição da marca “Zero” pela nova marca “Zero Sugar”. A lista de ingredientes é praticamente a mesma, incluindo o uso de aspartame como adoçante. Sei!

 

A PEÇA “Uma viagem no tempo” levará o público infantil a pensar nas atitudes para preservar a água. Em cartaz no próximo dia 12, às 15h, no Teatro Universitário da Ufes.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorAniversário de Sandra Fonseca – 02/08/2017
Próximo artigoColuna 04 de agosto
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here