PÉROLAS

 

“O piloto abriu a cabine e conversou com a gente, disse que o copiloto estava preso no trânsito e que a gente precisaria esperar ele chegar para seguir viagem.”

Márcia Jardim, uma das passageiras do voo 2191, da Gol, que deveria ter deixado o aeroporto Eurico Salles às 8h30 de quinta-feira, com destino ao Santos Dumont (RJ), mas só decolou às 10h porque o copiloto e mais 27 passageiros ficaram presos no trânsito de Vitória.

 

“Ao contrário de um sorriso ao vivo, que traz essa sensação calorosa, esses sorrisos digitais não aumentam as impressões de que a pessoa é calorosa, mas diminuem as percepções de competência.”

Ella Gilkson, pesquisadora da Universidade de Haifa e Amsterdam, de Negev, em Israel, sobre o uso de emojis em e-mails formais de trabalho.

 

“O novo PDU de Vitória é contra o progresso. Engessa quem quer trabalhar, produzir e gerar empregos.”

Luiz Carlos Menezes, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES).

 

“Nós permitimos que a nossa ignorância nos domine e nos faça pensar que podemos sobreviver sozinhos, sozinhos em blocos, sozinhos em grupos, sozinhos em raças e até mesmo sozinhos no sexo.”

Maya Angelou, poeta americana.

 

EM FAMÍLIA. Mario Herkenhoff Coelho com Solange e o neto Mäel na praia de Dona Ana, no Algarve, Portugal

 

 

Eles nas redes sociais

“Fim de semana é uma espécie de mini ano novo: você faz vários planos e termina dizendo que o próximo vai ser melhor.”

@arturdotcom
***
“Botar esses deputados pra votar a reforma política é a mesma coisa que deixar os presos votarem a reforma penitenciária.”

@bomsenhor

 

 

NOSSA DICA

 Cantando na Chuva

Vale o pulo em São Paulo para conferir o musical “Cantando na Chuva”, que estreou este mês e fica em cartaz no Teatro Santander até novembro. Produzido por Claudia Raia, que também está no palco interpretando uma diva dos anos 1920 que sofre com a mudança do cinema mudo para o falado, a peça resgata a essência do filme, de 1952, que imortalizou Gene Kelly. Nos palcos brasileiros, seu personagem, Don Lockwood, é vivido por Jarbas Homem de Mello.

Para evitar resfriados, como o que acometeu Kelly durante as gravações da famosa cena em que sapateia e cantarola sob um temporal, os 10 mil litros de água são armazenados em tanques com sistema para manter o aquecimento a 29°. O figurino é impermeabilizado – as roupas molham, mas não encharcam – e o ator sai de cena direto para uma estufa, onde se seca. A estrutura foi montada pela mesma empresa inglesa responsável pela versão britânica do espetáculo. Superprodução!

 

JARBAS Homem de Mello e Claudia Raia em cena no musical “Cantando na Chuva”

 

 

Aplausos de pé

Na contramão do cenário nacional, a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo reúne todo mês um público de 2,4 mil pessoas. Só no “Rock Sinfônico”, levou mais de 7 mil espectadores às suas 16 apresentações. João Gualberto, secretário de Estado da Cultura, diz que, ao contrário de estados como o Rio de Janeiro, em que a orquestra sinfônica está em más condições, “nós capixabas podemos nos orgulhar de termos uma administração pública que investe na cultura, com temporadas consagradas e de grande sucesso de público”, disse-nos.

 

Crianças expostas

Uma reportagem da Revista Crescer conta que, antes da criança completar 5 anos, os pais já postaram, em média, 1.500 fotos dela nas redes sociais. Tem bebê que já tem conta no Instagram! O pediatra Eduardo Guignone sempre orienta os pais a evitarem imagens de conotação negativa. “Uma coisa é postar foto de aniversário da filha, outra é mostrá-la de biquíni. Evitar constrangimentos é respeitar a criança”, avisa.

 

Aquecido

As vendas do varejo cresceram 1,2% em junho frente a maio. Boa. Muito boa essa! Este resultado chama a atenção porque especialistas esperavam uma queda. O comerciante que quiser aumentar seus lucros deve, literalmente, ficar colado no balcão, dedicando um período da semana para conversar com clientes e observar os consumidores.

 

Semana Agostiniana

Para celebrar o dia de Santo Agostinho, protetor de pessoas com doenças nos olhos e nos ouvidos, dos editores e gráficos, a Paróquia Santa Rita, na Praia do Canto, realiza entre amanhã e o próximo dia 29 a Semana Agostiniana. A programação foi criada com base em reflexões sobre o pensamento do Santo, e as atividades serão realizadas junto às comunidades. É dele a frase “A verdadeira medida do amor é não ter medida”.

 

DENGO. Sueli Matias com a filha Luana no Palácio Anchieta, quinta-feira última
(Cloves Louzada)

CA ou Atlética?

Os Centros Acadêmicos (CAs) estão perdendo espaço entre estudantes nas universidades, enquanto as Atléticas ganham força e se espalham com velocidade pelo Brasil, inclusive aqui no Estado. A principal diferença é que, enquanto os CAs têm a função de representar os alunos de determinado curso junto à instituição de ensino, as Atléticas formam equipes de diversas modalidades esportivas e organizam jogos universitários. Estaria o esporte universitário finalmente ganhando força? Tomara!

 

No bairro

Bento Ferreira, tradicional bairro de Vitória, passa por um processo de verticalização, com muitos novos edifícios substituindo casas e, consequentemente, mais moradores que representam um novo público consumidor. Quem reclamava da falta de opções de bares e restaurantes, agora comemora a inauguração de muitos estabelecimentos desse tipo, movimentando a noite da região. Um deles, aberto recentemente, já é bastante frequentado por quem mora ali perto e não precisa mais pegar o carro para se divertir em outras regiões.

 

Mundo mágico

Os milhões de fãs da saga Harry Potter já contam os dias para o lançamento de dois novos livros – que, apesar de não expandirem a história do bruxo, vão munir de detalhes sobre seu universo: “Harry Potter: A History of Magic – The Book of the Exhibition” e “Harry Potter – A Journey Through a History of Magic”, que chegam às livrarias em outubro. Trazem informações técnicas, curiosidades sobre o currículo da escola de bruxaria Hogwarts e a história por trás dos feitiços conhecidos, além de manuscritos e rascunhos inéditos da autora, J.K. Rowling.

 

Passarinho
Amantes de pássaros ficaram órfãos em Vitória desde que o prefeito sancionou lei que proíbe expor qualquer tipo de animal para venda, em 2015. Há quatro décadas na Vila Rubim, Danilo Alpino mostra com lamento a sua Fumaral sem nenhuma ave. “Quem mais perdeu foram os moradores e os turistas, que vinham participar de torneios e feiras. Eram pássaros de estimação e bem cuidados. Tínhamos todo um controle de origem e destino”, disse-nos.

 

Degustador de leite

Depois do café, do vinho e da cerveja, vêm aí os degustadores de leite! Segundo pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o leite de vaca criada em pasto tem qualidade e sabor superiores aos do leite produzido por vacas estabuladas, principalmente se essa vaca comer capim gordura. Aham! Sei!

Artigo anteriorColuna 19 de agosto
Próximo artigoJARBAS Homem de Mello e Claudia Raia em cena no musical “Cantando na Chuva”
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here