Eles nas redes sociais

“123 mortos na BR 101 este ano… todos pagaram pedágio antes de morrer.”

Arthur Wernersbach Neves

***

“Por que os furacões têm tudo nome simpático? Irma, Sandy… coloca uns nomes tipo MEGATRON 3000 ULTIMATE SUPER que a galera vai respeitar.”

@rodriguedz

 

MARY Helal de Paula comemorando a vida em chá da tarde com amigas na Aleixo Neto
(Vitor Carvalho)

 

Hoje

Começa a funcionar a feirinha comunitária do bairro Bento Ferreira, em Vitória, na praça Prefeito Oswaldo Guimarães, das 18h às 22h.

***

Julia e Ticyana Chieppe convidam para a comemoração dos 6 anos de sua Duett, às 16h, na Aleixo Neto.

***

“Como Empreender (quase) Sem Dinheiro” é o tema da palestra que o professor Adonai Lacruz ministra às 19h, na Estácio de Vila Velha, com lançamento da terceira edição de seu livro “Plano de Negócios Passo a Passo”.

 

EM RECEPÇÃO de casamento em Pedra Azul, os casais Ivana e Felipe Rizk, Luciana e Alberto Neme
(Cloves Louzada)

 

Recomposição da PRF

Em visita ao Estado, ontem, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, concordou com o pedido do governador Paulo Hartung para recomposição do efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Espírito Santo. Recentemente, os policiais foram deslocados para atuar em ações estratégicas no Rio de Janeiro. O que já não era suficiente ficou pior ainda! É fundamental que a PRF tenha pessoal, equipamentos e recursos para ações educativas e fiscalização intensa, com o objetivo de punir os infratores e coibir atitudes irresponsáveis.

 

Festival de corais

O Coral da ArcelorMittal participa hoje, amanhã e domingo do Festival Internacional de Corais, Bandas e Congados, em Belo Horizonte (MG). As apresentações serão no Santuário Nossa Senhora da Piedade, no Museu de Arte da Pampulha e na Igreja Nossa Senhora das Dores. O evento é em homenagem ao ano mariano, que celebra os 300 anos do aparecimento da imagem de Aparecida, 100 anos da aparição de Fátima e 250 anos de Peregrinação ao Santuário da Piedade.

 

Empreendedoras

Levantamento do Sebrae ES mostra que 49% dos Microempreendedores Individuais (MEI) do Estado são mulheres. Elas já lideram a gestão das empresas que atuam nos segmentos de comércio (53%), indústria (59%) e serviços (54%), nesta categoria. E mais: 77% delas têm de 30 a 64 anos. José Eugênio Vieira, superintendente do Sebrae ES, diz que o empreendedorismo feminino é uma tendência e já revela muitas histórias de sucesso no mercado capixaba.

 

A DIRETORA pedagógica de escola americana e especialista em educação, Andrea Buffara, que veio do Rio de Janeiro para ministrar palestra, ao lado de Gracinha Pinheiro e Pilar Nunes, que participaram do encontro
(Camila Baptistin)


Ensino superior

Dados do Censo de Educação Superior 2016, divulgados pelo Inep, apontam que a média nacional é de 2,5 alunos da rede privada para cada um da rede pública. No entanto, no Espírito Santo, a proporção é ainda maior: 3,3. Ao analisar as matrículas das instituições públicas nos últimos 10 anos, não somente em relação ao ensino superior, o Censo revela que a rede federal foi a que mais cresceu: teve um aumento de 105,8%. Boa, muito boa, mas no mesmo período, a rede municipal recuou 17%.

 

Césio 137

Este mês completam 30 anos do maior acidente radioativo urbano da história, o Césio 137, em Goiânia. Tudo por causa de uma máquina de radioterapia encontrada por catadores de sucata que, desmontada, revelou um pó branco que brilhava no escuro. Os 19 gramas de material radioativo mataram quatro pessoas e contaminaram outras 219. Apesar da gravidade, pouco se fala no assunto. E não difundir os perigos, as consequências e como agir diante da situação é prato cheio para que ocorra novamente.  Autoridades, coluna aberta às informações!

 

Capital do Conilon

Marilândia será declarada a Capital Estadual da Pesquisa do Café Conilon. O município abriga uma Fazenda Experimental reconhecida como o primeiro Centro de Pesquisa do Café Conilon no País. O melhoramento genético que deu início aos trabalhos representou um marco para o Estado, quando em 1993 foram lançadas as três primeiras variedades clonais. Até o final deste ano, será lançada a 10ª variedade do café Conilon que é tolerante à seca.

 

Uma tonelada a menos

Rafael Braga, coordenador do Projeto Pegada, coletou e recebeu de voluntários 1 tonelada de lixo encontrado na água (90% somente dos arredores da Ilha do Boi e Ilha do Frade!). Parte deste material foi utilizada para montar uma baleia em tamanho real na areia da Curva da Jurema, durante a Volta à Ilha de Vitória, semana passada. Todo o lixo recolhido foi encaminhado para reciclagem e o que estava contaminado foi descartado.

 

CIRCUITO

 

IMBATÍVEL a frase de Lula, quarta-feira última, frente a frente com o juiz Sérgio Moro: “Palocci é frio e calculista”. Já Palloci chamou Lula de dissimulado. Hein? E o brasileiro ordeiro se virando nos 100 para manter a respiração, já nos aparelhos.

 

EDUARDO Moulin, sua mulher, Cristine, e as filhas Luma e Luana estão morando em Denver, no Colorado, Estados Unidos, onde durante um ano ele irá aprimorar seus conhecimentos num curso de Oftalmologia, no que já é um craque.

 

MARIA Helena Rosa segue em Miami, na casa da filha Luciana, onde viu de pertinho a força do furacão Irma.

 

NILCE Chieppe comemorou ontem seu aniversário com um almoço na Aldeia, em Guarapari, entre familiares e amigas. Ela deveria escrever um livro sobre fibra e garra.

 

FLÁVIA e Camilinho Cola, com os filhos Zahira e Vincenzo, descansam em Vitória e voltam para Miami, domingo, onde residem.

 

DAPAZ Romano antecipa a comemoração do seu aniversário, dia 30, para o próximo dia 28. Ela está nos preparativos de uma viagem de 30 dias com amigas, em novembro, tendo Vietnã, Tóquio e Tailândia no programa.

 

MARTHA Paiva segue para Salvador, onde vai abraçar o neto Nicholas, filho de Sabrina e Ricardo Furtado, que festejará seus 18 anos.

 

NAZARÉ Miranda, com novo visual, foi elogiadíssima no aniversário de Mary Helal de Paula.

 

ITAÚNAS, em Conceição da Barra, Norte do Estado, sedia durante todo o mês o 2° Festival Itaúnas & Sabores. O evento acontece em restaurantes, lanchonetes, pizzarias e casas gastronômicas, além de hotéis e pousadas. Ao todo, serão servidos mais de 40 pratos feitos para o festival.

 

A ESTILISTA Martha Medeiros estará em Vitória terça-feira, no espaço de Bruna e Maira Sponfeldner, na Praia do Canto, das 15h às 20h.

 

A ASSOCIAÇÃO dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo realiza a 1ª Corrida Amaes Azul, dia 24, com largada às 7h da Curva da Jurema, em Vitória, e chegada no Parque da Prainha, em Vila Velha, passando pela Terceira Ponte. Inscrições no www.amaes.org.br.

 

QUALIFICAÇÃO. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES) divulgou a lista completa de cursos ofertados este mês, em Iúna, Santa Teresa, Marechal Floriano e Cachoeiro de Itapemirim. As qualificações são em diferentes áreas do setor agropecuário, como produção de hortaliças, bovinocultura, tratorista e pescado, entre outros. Mais informações no www.senar-es.org.br.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 14 de setembro
Próximo artigoColuna 16 de setembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here