PÉROLAS

 

“São Paulo passaria a chamar Paulo? Santa Catarina passaria a chamar Catarina? Espírito Santo… poderia se pensar num Espírito de Porco?”

Gilmar Mendes, Ministro do STF, que votou contra proposta de restringir ensino religioso nas escolas e ironizou ataques a nomes que simbolizem influência cristã no Brasil. O lado humorista do ministro tem se aflorado bastante nos últimos dias. O Espírito Santo e os capixabas merecem mais respeito do ministro.

 

“A democracia é você se sentir representado, ter uma perspectiva de futuro.”

Do professor de Filosofia Marcos Nobre, dizendo que o apoio à democracia caiu de 54% para 32% em um ano no Brasil. Hein?

 

“Nascer mulher já nos exige sermos feministas.”

Valesca Reis Santos, a Valesca Popozuda.

 

“As pessoas que pediram o fechamento da mostra não têm a menor ideia do que é arte. Isso é lamentável.”

Adriana Varejão, artista plástica, sobre o cancelamento da mostra Queermuseu, em Porto Alegre (RS).

 

QUE VENHA o verão! A modelo Brunella Botelho para o editorial da nova coleção “Havaí”, em fotos feitas em Aracruz
(Rafa Tex/ Açúcar Moreno)

 

  Eles nas redes sociais

“Em caso de emergência, tenha um vinho em casa”

@Ludivon

***

“Quando você tá sem dinheiro você pensa as coisas mais ridículas ‘ai se eu não tivesse comprado aquele pastel em abril de 2014 eu teria dinheiro’.”

@nicesthing

  

NOSSA DICA

 Couro de cobra

A “Weekend Bag” de pirarucu, da grife brasileira Osklen, foi selecionada pelo jornal New York Times como um dos itens essenciais no recém-encerrado verão norte-americano. E foi destaque mundo afora quando apareceu numa foto tirada em Nova Iorque nos braços da atriz Katie Holmes. A bolsa identifica que as matérias-primas, como o couro de cobra, são de origem sustentável. O custo por aqui beira os R$ 6.000,00.

A “WEEKEND Bag”, da Osklen
(Divulgação)

 

 

Autoatendimento

Os caixas de autoatendimento em supermercados, muito vistos no exterior, já são realidade no Brasil. Recentemente, o Carrefour inaugurou uma loja nos Jardins, em São Paulo, com seis dos 40 caixas no sistema de autoatendimento. O consumidor não precisa do funcionário para registrar e pagar as suas compras – ele próprio escaneia os códigos de barras e efetua o pagamento com cartão de crédito e débito na máquina. É o mundo hoje. E por aqui? Ainda encaramos filas e mais filas! Uma boa dica para Hélio Schneider, superintendente da Acaps.

 

Escritório cobiçado

No prédio da Bolsa de Valores, no Rio de Janeiro, o escritório do excepcional advogado cachoeirense Sergio Bermudes é apontado como um dos 10 mais renomados do mundo. Conseguir uma vaga em sua equipe é o sonho de muitos estudantes de Direito. Uma vez aceito, é preciso familiarizar-se com algumas regras da empresa. Lá, é costume que todos os colaboradores se cumprimentem com um beijo fraterno no rosto.

 

Cozinhando o cérebro

O mundo moderno está cada vez mais contaminado por ondas eletromagnéticas, a exemplo do celular e do micro-ondas. A neurologista Vera Ferreira diz que, embora não haja comprovação científica de que essas ondas possam lesar o cérebro ou causar câncer, é bom evitar usar o micro-ondas e, sempre que possível, falar ao celular usando fone de ouvido. “De jeito nenhum durma com o aparelho ligado próximo!”, alerta.

 

Comer, comer…

Aos 32 anos, o capixaba João Alcântara é craque na cozinha. Mora há cinco anos em Barcelona e tem como sócio o jogador Daniel Alves no restaurante Boteco Fogo. João também é amigo de Neymar e já cozinhou algumas vezes para o camisa 10. Inclusive namorou a mãe do filho de Neymar, Carol Dantas. Agora está solteiro.

 

O CASAL Sueli Chieppe e Luiz Paulo Vellozo Lucas em recepção em Pedra Azul
(Cloves Louzada)

 


Carro monocromático

Fabricante de tintas do setor automotivo aponta que o branco lidera entre os carros zero quilômetro (37%), seguido por prata (29%), preto (12%), cinza (10%) e vermelho (8%). O Espírito Santo não foge à regra, diz o empresário Apolo Rizk, citando como tendências o vermelho, tons fortes de azul, cobre e terracota. “O brasileiro segue modismo. É raro perguntarem quantos air bags ou itens de segurança existem em um carro”, comenta.

 

No motel

Pensando em atrair cada vez mais clientes, motéis estão investindo em tecnologia, gastronomia e conforto. Julia Dal’Col, do Kiss, diz que, além de Wi-Fi e painéis touch screen, as confraternizações são tendência. Confraternizações? Uma suíte de 70 metros quadrados, com capacidade para 50 pessoas, com jacuzzi, sauna, sala e bar, será inaugurada essa semana. Confraternizações?

 

Bancada da bola

Projeto de lei propõe acabar com a obrigatoriedade da apresentação da Certidão Negativa de Débitos por parte dos clubes do futebol brasileiro, para evitar que sejam rebaixados nos campeonatos a partir de 2018. Não pode! Se o clube deve, que pague! Gustavo Vieira, presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, diz que, dos 16 clubes que participaram de competições profissionais este ano, nas séries A e B, menos de 50% poderia estar participando se estivesse em vigor a exigência das certidões.

 

Geriatra aos 40

Médicos recomendam que o paciente vá ao geriatra em torno da meia idade, por volta dos 40 anos, quando o processo de envelhecimento começa a dar sinais visíveis. “Com o envelhecimento, a pessoa vai tendo alterações físicas e mentais e fica mais suscetível ao aparecimento de doenças, como problemas de memória e de força muscular”, avalia o geriatra Roni Chaim Mukamal. Quarenta anos, meia idade? Sim! Metade de 80 dá 40! Mas choca!

 

Insetos na moda

Além das flores, onipresentes na primavera, os insetos prometem ser sucesso nos acessórios da temporada. Segundo a empresária de calçados infantis Cláudia Porto, bichinhos como abelhas, libélulas e borboletas vão aparecer em aplicações de strass e outros materiais nos sapatos da estação, dando um toque divertido e diferente ao visual dos pequenos.

 

Acervo do samba

O samba capixaba ganhou mais um espaço de resistência, a Casa de Memória, onde vão funcionar as atividades sociais do Instituto Raízes, no bairro da Piedade, centro de Vitória. O local sedia a exposição do projeto Acervo do Samba, além de apresentação de rodas de choro e oficinas, entre outras atividades.

 

Cidade do futuro

Presidente Kennedy se prepara para o progresso vislumbrado com a construção do Porto Central, que será o maior em calado da América Latina. A previsão é que gere quase 5 mil empregos no auge do período de obras. Sem falar no Fundesul, fundo que deverá atrair pelo menos 150 empresas para a região. Hoje tudo isso ainda está no papel! É torcer!

 

Plantas energéticas

As plantas filtram não somente o ar, mas também a energia da casa. Segundo o Feng Shui, método milenar chinês, as que têm as folhas caídas para o chão devem ser evitadas, e é preciso sempre tirar as flores murchas e secas. Orégano e manjericão atraem prosperidade e dinheiro; alecrim melhora a saúde; violeta dá leveza; alfazema, proteção; e arruda acaba com o mau-olhado. Amiga da coluna tem um vaso com cada uma dessas, porque não custa nada se precaver…

Artigo anteriorColuna 23 de setembro
Próximo artigoA “WEEKEND Bag”, da Osklen
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here