Parabéns!

Bom dias aos aniversariantes da próxima semana: Diva Loyola, Brunela do Amaral Mosquéra, Arthur Meirelles, Fabiana Rassele Croce, Felipe Finamore, Sérgio Abaurre e Mirano Schuler, amanhã; Sérgio Mafra, Nilza Pinheiro Biccas e Soninha Lessa Schneider, dia 4; Lada Pereira, Laís Coelho Caser, Tereza Lellis, Tonho Bumachar e Wlysses Coutinho, 5; Vitória Augusta Xavier, 6; Augusto Saleto Pacheco, Luciete Xuxu Calmon, Eliana Mara Simões, Isaura Caliari e Raquel Barbosa, 7; Dê Perim e Thelma Galfetti, 8; Renato Bourguignon, Letícia Leal, Conceição Matias, Carmen Vervloet, Aloízio Faria de Souza Filho, Márcio Lamy e Wilson Lellis, 9.

 

Eles nas redes sociais

“Ideia: um Chocotone que vem JÁ FATIADO tipo pão de forma, evitando assim todo o DESGASTE EMOCIONAL de fatiar um Chocotone.”

@vitormrtns, sobre os panetones de chocolate

***

“Usar terno e gravata é o que passa mais confiança e credibilidade. Olha Brasília por exemplo.”

@LwithP

NO EVENTO “Em Pratos Limpos”, quinta-feira última, no Casa Aberta, o governador Paulo Hartung entre os anfitriões, Ricardo Uchoa e Geraldo Schuller, diretores da Rede Tribuna
(Cacá Lima)

 

 

 

Alta velocidade

Quem faz o caminho Vitória-Guarapari pela Rodovia do Sol se assusta com a alta velocidade de muitos carros que passam por lá. “Estava a 80km por hora, velocidade máxima permitida no trecho, e os veículos passavam por mim zunindo!”, conta leitora. Estrada não é pista de corrida. Andar a mais de 120km/h é temeroso mesmo em uma reta com bom asfalto. Atitude criminosa que coloca em risco, principalmente, a vida de ciclistas e pedestres.

 

Porto Central

Dois novos portos deverão ser construídos no Espírito Santo até 2021, segundo a empresa de consultoria AFPartners. O maior deles é o Porto Central, em Presidente Kennedy, com R$ 3,3 bilhões de investimentos numa área de 20 quilômetros quadrados. O projeto só aguarda licença de instalação do Ibama para ir em frente. A obra é para três anos e prevê o aprofundamento para 25 metros de uma área que hoje é praia.

 

Presente de Natal

Nem só de cartinhas ao Papai Noel vive o Natal. O projeto Rebrincar faz campanha para que voluntários adotem por um dia as crianças abrigadas nos Centros de Vivência do Fé e Alegria – são quase 100. Os padrinhos devem entregar até dia 10 um “kit presente” com roupa, calçado, brinquedo e escova de dentes, que deverá ser embalado em uma fronha. A festa será dia 20 próximo, das 10h às 16h, em Itaparica, Vila Velha.

EM COQUETEL na Ilha, Robertha e Soraia Genelhu
(Cloves Louzada)

 

Pão capixaba

Assim como a moqueca, o socol e outras delícias capixabas, turistas estão de olho agora em um pão produzido há mais de 100 anos em Santa Maria de Jetibá. O brote é uma mistura de ingredientes brasileiros e tradição europeia. Em formato redondo, leva mandioca, batata-doce, inhame, cará e fubá de milho-branco. Detalhe: é assado em folha de bananeira, em forno de barro.

 

Cavalo-marinho

Os cavalos-marinhos coloridos estão em quase toda a costa brasileira, mas o número já foi maior – caiu muito devido à poluição. Com aval do Ibama, ele pode ser vendido para fora do País. Quando é capturado na natureza, há um limite para a exportação: no máximo, 250 por ano. Todo mês, 500 cavalos-marinhos são levados do Espírito Santo para Miami, nos Estados Unidos. Em Vitória, eles aparecem em águas calmas, como o canal de Camburi.

 

Os sem-idade

Nada de sentir o peso da idade ao chegar aos 50, 60 ou 70 anos. Uma nova pesquisa do Datafolha traz indícios dessa onda ao apontar que os brasileiros com mais de 60 anos são os mais satisfeitos com sua aparência (68%) e com seu peso (62%). Vão mais a restaurantes e shows e viajam com maior frequência hoje que nove anos atrás.  E mais: um a cada quatro (26%) segue trabalhando.

 

NO TEATRO Carlos Gomes, em noite de MPB, Beatriz Croce Costa, a filha Lorena e Maria Eugênia Fabris
(Cloves Louzada)

Ranking da roleta

Repercutindo nota sobre o prejuízo de mais de R$ 8 milhões por ano de evasão na receita com passageiros que andam de ônibus sem pagar passagem, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setpes) aponta as regiões campeãs em “puladores de roleta”: Curva da Jurema, Praça de Jucutuquara, Praia de Camburi, Reta da Penha e Centro, todos em Vitória.

 

Plataforma de educação

O Youtube disponibiliza uma plataforma de educação, o Youtube Edu, com aulas e vídeos gratuitos voltados para o ensino médio e preparação para o ensino superior, como aulões para Enem e provas de vestibular, por exemplo. São mais de 10 mil vídeos, gravados por 200 professores, e apenas 294 mil inscritos. Público baixo para o potencial da ferramenta.

 

CIRCUITO

 

NOVEMBRO chegou ao fim e, com ele, a confirmação de que a economia segue em bons ventos. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) de Vitória cresceu 4,5% em relação a outubro, marcando 116,8 pontos. O desempenho em novembro de 2017, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, avançou 14,8%.

 

CHOCOLATE com bacon? Flavia Gama prepara barrinhas de chocolate especiais para a Churrascada da Ilha, que será realizada dia 9 de dezembro, sob o comando de Fernando e Matias Salem, Fábio Mosé e Lucas Rigoni, na Enseada do Suá.

 

OS CONCERTOS musicais do 1º Festival Rota Instrumental serão realizados hoje e amanhã. A programação é gratuita e acontece em locais históricos de Domingos Martins e Viana.

 

A INAUGURAÇÃO da Galeria Livre de Artes da Barra do Jucu e o lançamento do site do Museu Vivo serão amanhã, às 15h, ao som de tambores e casacas das bandas de congo locais, com música e arte. Haverá ainda atividades para crianças e mostras fotográficas e de vídeo. A entrada é franca.

 

UMA audioteca com títulos infanto-juvenis será uma das atrações especiais do Festival InterAção ArcelorMittal Tubarão: Somos Interativos, hoje, das 14h às 21h, no Parque Pedra da Cebola, em Vitória.

 

KENDALL Jenner lidera a lista de modelos mais populares do Instagram, com 85 milhões de seguidores. Depois dela vem Cara Delevigne (40,8 milhões), Gigi Hadid (36,9 milhões), Bella Hadid (15,9 milhões) e Emily Ratajkowski (15,7 milhões). Kendall também foi a modelo mais bem paga do ano, desbancando Gisele Bündchen do posto que ocupava havia 15 anos.

 

A ROTA Manguezal é um atrativo diferente para os turistas que visitam o Estado. O passeio de escuna começa no Cais das Barcas em Santo Antônio, e segue em direção ao maior manguezal da América Latina, localizado na reserva do Lameirão. Fazem parte do percurso os três diferentes tipos de mangue: o vermelho, o preto e o branco.

 

OS ADOÇANETS naturais (estévia, eritritol e xilitol) são as melhores opções para uso diário, como em cafés, chás e em receitas de bolos e doces caseiros, comenta a nutricionista Renata Guirau. “O consumo de aspartame (e de outros adoçantes artificiais) ainda não tem sua segurança a longo prazo e dose recomendada bem estabelecidas”, avisa.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 01 de dezembro
Próximo artigoColuna 03 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here