Eles nas redes sociais

“Na minha infância, as respostas para os grandes mistérios da vida estavam nas figurinhas de chicletes e confeitos.”

@erick_campos

***

“Existe um sistema complexo, criado pelo homem, que visa basicamente impedir que qualquer ser humano seja inteiramente feliz, a burocracia.”

@rosana

 

NO NATAL Iluminado da Rede Tribuna, em parceria com a Vale e o governo do Estado, sábado, Geraldo Schuller, Ricardo Uchoa de Matos, o governador Paulo Hartung e o diretor da Vale Fábio Brasileiro
(Gustavo Forattini)

 

 

Rio/Vitória

A implementação da ferrovia EF-118 Rio/Vitória, que vai ligar Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderá ser incorporada ao Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do governo federal, no primeiro semestre de 2018. Com custo estimado em R$ 5,5 bilhões e 577 quilômetros de extensão, uma vez implantada, os trilhos serão uma alternativa logística para o escoamento de cargas, como produtos manufaturados e commodities agrícolas e minerais.

 

Susto no motorista

Morador da Ilha que pediu um Uber quase matou de susto o motorista quando o carro encostou na frente do seu prédio. “Abri a porta, mas não era o Uber, era só um cara que estava esperando a namorada”, contou. A regra é clara: confira a placa antes de entrar no veículo!

 

Termos europeus

O Brasil pode ter que inventar novos nomes para prosecco, gorgonzola, parmesão, queijos feta, gruyere e grana padano, mortadela bolonha e outros, devido a uma lista de Indicações Geográficas (IGs) da União Europeia. O chef Juarez Campos diz que cada produto deve ter seu nome de origem e, os genéricos, outros – como champagne e espumante. “Alguns são de áreas que seguem rigorosas normas de qualidade. O ‘vinagre balsâmico’ vendido nos supermercados, por exemplo, não tem nada a ver com o Aceto Balsamico Tradizionale di Modena”, afirma.

MARIA Elisa e Júlio Rocha, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo, em evento da Cindes/Findes
(Cloves Louzada)

 

Poda e asfalto

Os serviços de manutenção da cidade são primordiais e não podem parar, mas a Prefeitura de Vitória precisa repensar os horários para a poda de canteiros e reparos de asfalto. A tarde da última quarta-feira foi de muito transtorno para quem passou pela Reta da Penha ou a avenida Saturnino de Brito, Praia do Canto. Perto das 14h, o trânsito deu um nó com faixas interditadas nas duas importantes vias para a realização desses serviços. Por que não à noite?

 

Turismo indígena

Por que não? Temos muitos povos e aldeias indígenas no Espírito Santo, a exemplo de Anchieta, que sofre com a queda na receita devido à paralisação da Samarco. No Amazonas, o projeto Yaripo, uma iniciativa de ecoturismo que oferece visitas ao Pico da Neblina, guiadas pelos indígenas, teve sucesso em sua primeira expedição, mês passado. Certamente houve pesquisa lá, e o negócio prosperará, caso contrário é tiro no pé. O mesmo estudo deve ser feito em Anchieta, evitando se jogar dinheiro no mar.

 

Saúde mental

O Centro de Atendimento Psicossocial de Álcool e outras Drogas, na Ilha de Santa Maria, em Vitória, completa 25 anos, sendo o serviço mais antigo na rede de saúde mental do Estado. Atende em média 230 pessoas por mês e conta com uma equipe formada por psiquiatra, clínico, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta.

 

TRUMAN Vieira entre as belas Fátima Abelha e Sammya Couri, em festa na Ilha do Boi
(Cloves Louzada)

 

Gasta muito e mal

Nada de novo, mas segue chocando o País! O relatório “Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil” concluiu que o governo brasileiro gasta mais do que pode e, além disso, gasta mal. O documento também aborda o fato de que “a fonte mais importante de economia fiscal de longo prazo é a reforma previdenciária”, e assegura que o sistema previdenciário atual é injusto. E pelo lenga-lenga, vai ficar para lá de 2018!

 

Pulmão da Ilha

O Parque da Fonte Grande, em Vitória, que recebeu mais de 14,3 mil visitantes este ano, acaba de concluir as obras de modernização e ampliação da sede administrativa, sanitários novos, espaço multiuso e reformas no estacionamento e mirantes. Além disso, uma área de 12 hectares receberá o plantio de 30 mil novas espécies de árvores, transformando o local em um verdadeiro pulmão da capital.

 

Comida x ração

As musas fitness da web lançaram uma nova tendência do mundo pet: a alimentação natural para cães e gatos. O veterinário Leandro Blasques apoia a iniciativa de preparar comidas específicas para os animais – só não pode ser como era nos anos 1980, quando se dava os restos das refeições humanas aos bichinhos. “As rações têm pouca umidade, o que prejudica o funcionamento renal, são produzidas com matéria-prima de baixa qualidade e possuem muito conservante sintético”, alerta.

CIRCUITO

 

ASSAR UM bolo na hora de receber interessados na compra do seu imóvel é uma das dicas do “home staging”, técnica americana que combina princípios do design, marketing e psicologia para deixar um imóvel mais atraente para possíveis compradores e locatários. E já existem profissionais no mercado brasileiro que atuam nessa área de transformar casas em cenários.

 

A INAUGURAÇÃO do Mokai, beach club na Ilha do Boi, será hoje, às 19h30, ao som do DJ De Prá e decoração na temática de casamentos, para explorar toda a beleza que o espaço pode exibir no dia do “sim”.

 

FRANCISCO Antônio Cardoso vai curtir o Natal com a família em Brasília, ao lado da mulher, Luciana Sadi, e dos filhos.

 

O MOSTEIRO Zen Morro da Vargem está aberto para visitação somente aos domingos, das 8h às 12h, sempre dependendo da condição climática. O próximo Sesshin (retiro) foi marcado para entre os dias 9 e 13 de fevereiro (Carnaval), e as inscrições, sempre disputadíssimas, já estão abertas.

 

O LIGHT designer Mario Gallerani Jr é o responsável pela iluminação moderna e colorida que encanta quem passa pelo tradicional Parque Moscoso, centro de Vitória.

 

É TENDÊNCIA! Foi inaugurada no Moxuara a primeira unidade da Medconsulta, rede de clínicas médicas que estarão em diversos shoppings da Grande Vitória com consultas, procedimentos e exames a preços acessíveis. Os próximos centros de compras a receber o serviço serão Mestre Álvaro, Praia da Costa e Montserrat, com capacidade para atender até 70 mil pessoas por mês.

 

O DISTRITO de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul, receberá diversas ações no próximo ano, após assinatura de termo de cooperação firmado entre Secretaria de Estado da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal do ES (Ufes) e a Prefeitura de Mimoso do Sul.

 

O CANTOR e compositor capixaba Lucas Moran, que vive em São Paulo, apresenta o show “Íntimo”, quinta-feira, no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória. Será uma apresentação intimista, com músicas que contam a história do samba. O clipe da canção “Ninguém é de Ninguém” possui mais de 75 mil visualizações na página oficial do artista.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorShow inédito de Saulo agita Nook Beach Club
Próximo artigoAeroportos vão receber 21,9 milhões de passageiros até fevereiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here