Eles nas redes sociais

“Vou comer alguma coisa bem quietinha para não acordar as calorias.”

@DeniseRossi

***

“Hoje em dia é impossível existir sem gastar cem reais. Você está de boas ops cem reais.”

@samjovana

 

A “CONFRARIA D’Elas” na confraternização de fim de ano, no apartamento de Cláudia e Justino Mameri Filho

 

Saúde na Justiça

No período de recesso forense – de hoje a 6 de janeiro –, as demandas judiciais referentes à saúde da população poderão ser feitas diretamente com a Secretaria de Estado da Saúde, onde uma equipe de profissionais tentará solucionar os casos, sem a necessidade de interferência do Poder Judiciário, por meio do telefone (27) 3347-5800, das 12h às 18h, em dias úteis. A resposta será enviada em até duas horas.

 

Recursos naturais

Municípios dos estados produtores de petróleo e minério reduziram sua presença no ranking das 100 cidades com maior PIB do País em 2015, frente a 2014. A maior perda foi no Rio de Janeiro (-0,9%), seguida por Espírito Santo (-0,3%), devido à redução de arrecadação com royalties. Mas ainda assim o município capixaba de Presidente Kennedy se mantém na liderança das cidades com o maior PIB per capita do País – ou seja, se dividir o PIB da cidade em partes iguais pelos habitantes, a média é de R$ 513,134 mil.

 

Relógio inteligente

Além da hora e temperatura, os 10 relógios digitais que serão instalados em Vitória nos próximos 60 dias vão expor mensagens variadas, como informações sobre o trânsito e serviços municipais. Eles ficarão localizados nas avenidas Dante Michelini, Américo Buaiz, César Hilal, Reta da Penha, Desembargador Santos Neves, Fernando Ferrari e Marechal Mascarenhas de Moraes (a Beira-Mar).

 

O PRESIDENTE da Findes, Leonardo de Castro, e o vice-governador, César Colnago, em evento da Cindes
(Cloves Louzada)

 

Extraordinário!

O filme “Extraordinário”, em cartaz nos cinemas, é um espetáculo de delicadeza e sensibilidade. Conta a história de Auggie, um garotinho que nasceu com uma deformidade no rosto e encara com valentia o desafio de frequentar seu primeiro ano na escola, com a crueldade de uns e a amizade de outros. O elenco mirim, encabeçado por Jacob Tremblay, é um show à parte, contracenando com os sempre ótimos Julia Roberts e Owen Wilson.

 

Temporada de Lula

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ganhou uma nova “atração turística” para janeiro, que virou alta temporada por lá: já tem muitos hotéis lotados para a semana do dia 24 de janeiro, quando será realizado o julgamento do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Viajar para acompanhar julgamento de político? Eu, hein!

 

Pulmão da Ilha

O Parque da Fonte Grande, em Vitória, que recebeu mais de 14,3 mil visitantes este ano, acaba de concluir as obras de modernização e ampliação da sede administrativa, sanitários novos, espaço multiuso e reformas no estacionamento e mirantes. Além disso, uma área de 12 hectares receberá o plantio de 30 mil novas espécies de árvores, transformando o local em um verdadeiro pulmão da capital.

LAURA Duarte e Maria Antônia Scardua na Balada Teenz, promovida por Juliana Magalhães e Tia Zirinha
(Camilla Baptistin)

 

Arte da pizza

A “arte dos pizzaiolos napolitanos” é o novo Patrimônio Imaterial da Humanidade, eleito pela Unesco, após campanha de oito anos. É a primeira vez que a arte de fazer um alimento vira patrimônio mundial, reconhecendo uma das mais importantes expressões culturais da Itália – a alimentação. Segundo o comitê, a prática consiste em quatro fases, desde a preparação da massa até o forno, e o conhecimento e as habilidades são transmitidos pelos pizzaiolos aos jovens aprendizes. E a gente vai à pizzaria, come e sai sem saber que a pizza é isso tudo e muito mais!

 

Estilo ano novo

A noite do Réveillon pede muito glamour, diz a empresária de moda Liduína Portella, indicando peças com transparências, tecidos fluidos, tecidos naturais e os vestidos longos nos tons tradicionais. “Vale investir em modelos com detalhes de renda. O algodão e o linho são ideais para um look mais sofisticado em modelagens como o macacão e calça pantalona”, sugere.

 

Café em extinção?

O café pode ter sua produção reduzida em 90% até 2050, aponta estudo da revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences. O aquecimento global e a redução das abelhas ameaça as áreas mais favoráveis para o cultivo na América Latina, maior produtor do mundo. Os melhores são os mais ameaçados, a exemplo do arábica, que aguenta mal as flutuações de temperatura, umidade e sol. Daqui a 32 anos? Sei!

 

OS CASAIS Carlos Moschen-Corina e Cristiane-Luiz Augusto Suzano na confraternização da vela, sexta-feira última, no Iate Clube
(Camilla Baptistin)


Recuperação do patrimônio

O Museu Solar Monjardim/Ibram, em Jucutuquara, Vitória, tem nova direção: Evaldo Pereira Portela, museólogo e mestre em Estudos do Lazer pela UFMG. A proposta da nova gestão do Solar é focada na recuperação do patrimônio edificado e do acervo museológico, bem como na reaproximação com a comunidade, buscando recolocar o museu na condição de protagonista na cena cultural capixaba.

 

Inteligência artificial

Nada é mais promissor quando se fala em inovação do que o desenvolvimento de recursos de inteligência artificial (IA). Já existem veículos autônomos e smartphones que identificam o rosto do dono. Há, porém, carência de profissionais capazes de programar máquinas para que elas pensem de forma similar a um ser humano. O mundo precisaria de 1 milhão de especialistas no setor e hoje só tem 300 mil.

 

Exercício x depressão

A mais recente descoberta da atividade física é a prevenção da depressão. Estudo feito na Noruega durante 11 anos mostrou que as pessoas sedentárias eram 44% mais propensas a desenvolver a doença, em comparação com aquelas que praticavam pelo menos uma hora de exercícios na semana. O educador físico Felipe Carvalho diz que o primeiro passo é se movimentar, mesmo que de maneira mais leve. “Os esportes em grupo e ao ar livre também ajudam e motivam”, sugere.

 

Artigo anteriorAzzedine Alaïa ganha exposição em Londres
Próximo artigoConfraternização de Natal na Mulher Ativa – Fotos: Cloves Louzada
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here