Eles nas redes sociais

“Eu preciso parar de tentar fazer 30 coisas ao mesmo tempo porque chega uma hora que eu não tô fazendo mais é nada só tô surtando”

@luquinha

***

“Tem maluco perigoso demais no mundo pra você perder tempo com os inofensivos”

@Cardoso

 

A LINDA Brunella Cabral em festa na Ilha
(Tom Carvalho)

 

 

Mar poluído

A Juntos SOS ES Ambiental ajuizou no Ministério Público Estadual uma ação em que denuncia a omissão de pais e prefeituras por menores de idade que se banham em praia poluída. A entidade pede providências para que a população seja mais bem informada sobre os riscos para a saúde no contato com o mar impróprio para banho, e que os responsáveis pelos menores de idade sofram as penalidades previstas na legislação. E na areia não vai nada?!

 

Plano verão

O Detran-ES inicia hoje a sua operação verão, na qual estará presente nos principais corredores de diversões, como shows e baladas. Serão 23 ações educativas até 14 de janeiro, sobretudo nos shows que acontecerão neste início de temporada. O diretor, Romeu Scheibe Neto, faz um apelo. “Os números indicam que é exatamente nesse período do ano que temos o maior índice de acidentes no trânsito, com a associação de bebida e direção”, pontua.

 

Wi-fi na Casa

A conclusão da instalação do sistema wi-fi na Assembleia Legislativa deve ficar para o início de 2018. Com um orçamento apertado de R$ 11 milhões em 2017, a Casa reabriu o restaurante, inaugurou um novo estacionamento, iniciou as atividades do Procon Assembleia e da Procuradoria da Mulher. Também neste ano começou o projeto Revisa Ales, que vai rever leis em desuso, e o Ales Digital. Em breve, vai oferecer emissão de CPF e RG no Palácio Domingos Martins.

 

ANGELA Sandri, Brunella Bumachar, Jacqueline Sily Magalhães e Geisha Sily na festa de 80 anos de Penha Corrêa
(Tom Carvalho)


Fogos e latidos

Animais de estimação tendem a se assustar e mudar radicalmente o comportamento por conta dos barulhos de fogos e rojões, comuns no Réveillon. O veterinário Jorge Morais diz que técnicas de adestramento, uso de medicamentos e coadjuvantes terapêuticos, como os florais, podem ajudar a aliviar. “Nunca deixe o pet sozinho nesses momentos de pânico. A companhia do dono ajuda a passar mais segurança”, sugere. Florais? Au-au! Miau!

 

Livros do mês

Em primeiro lugar na lista das obras literárias mais vendidas de novembro está “A Origem”, de Dan Brown. Depois vem “Tartarugas Até Lá Embaixo”, de John Green, seguido por “O Homem Mais Feliz da História”, de Augusto Cury; “Outros Jeitos de Usar a Boca”, de Rupi Kaur (livro de poemas sobre a sobrevivência); e “O Homem Mais Inteligente da História”, também de Augusto Cury, sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção.

 

Insalubridade

Empregados que realizam a limpeza de banheiros públicos ou coletivos com grande circulação de pessoas e manuseiam lixo têm direito a receber adicional de insalubridade em grau máximo – 40% do salário. Esse tem sido o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho e vale, por exemplo, para restaurantes, escolas e lojas. “Muitas empresas não se atentam a essa obrigação e acabam sendo surpreendidas com ações na Justiça”, alerta o advogado Victor Passos Costa.

LIEMAR Pretti e Wilmar Barroso Filho em evento da Cindes
(Cloves Louzada)

 

Divina Luz del Fuego

O documentário capixaba “Divina Luz”, de Ricardo Sá, ganhou mais um prêmio, dessa vez no festival Curta Brasília. A obra, que aborda o pensamento de Luz del Fuego, bailarina que incendiou o Brasil nos anos 1950, já brilhou em 20 festivais em 2017, ano em que se comemora o centenário de seu nascimento. Foi exibido em sete países e faturou cinco premiações, entre elas a do Cine França, que deu ao filme o direito de passar na Cinemateca Francesa, a mais importante do mundo.

 

Neuróbica

Manter o corpo em forma já é preocupação de muita gente, mas e o cérebro? Ele também precisa de atividades para se manter “em dia”, por isso crescem as academias de ginástica cerebral, evitando que ele entre no “modo automático”. “Utilizando a neuróbica, o ábaco (instrumento de cálculo) e jogos para estimular a mente, o método Supera treina foco, memória, raciocínio e criatividade”, conta a gestora pedagógica do método, Rosângela Agnoletto.

 

Acordo do samba

A Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) assinou um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), regularizando os horários de tolerância para que as escolas de samba possam realizar os ensaios para o Carnaval capixaba de 2018. O horário limite será até as 23h45. As escolas que não cumprirem o acordo assinado serão advertidas e poderão ser multadas. Há muito tempo os ensaios geravam reclamações no Disque Silêncio.

 

CIRCUITO

 

VITÓRIA, capital do Estado, age como uma pequena cidade de interior especialmente nas festas de fim de ano – dias 25 e 1º. Bares, restaurantes, padarias e afins ficam fechados – ou, quando abrem, é por bem pouco tempo. Coisa linda isso! Há raras exceções.

 

NILTON Chieppe tem receita própria para o seu verão. Todos os anos, em janeiro, aluga uma ampla e bem localizada casa com piscina na Aldeia, condomínio em Guarapari, com praia e tudo mais.

 

SERÁ no Rio de Janeiro o Réveillon do casal Christiane Oliveira e Sérgio D’Almeida, com o filho Rafael.

 

AMANHÃ, às 20h, vai ter “clube da Luluzinha” na casa de Denise Gazzinelli, para comemorar seu aniversário.

 

A VIRADA de ano em Vitória vai gerar uma movimentação econômica de R$ 15 milhões, considerando a projeção de gastos dos visitantes com hotel, bares e restaurantes, transportes (táxi e Uber), comércio e serviços. A ocupação hoteleira já chega a 98%, mas deve fechar em 100% até domingo.

 

O PROFESSOR cachoeirense José Domingos Fabris, agrônomo com títulos de pós-douturado no Brasil, França e Inglaterra, foi outorgado com o título de professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

O CONCEITUADO fisioterapeuta Leo Henrique Pretti, que atua na Biosete, passa as festas de fim de ano na cidade de Ibaití, norte do Paraná, com seus familiares.

 

OBRAS de renomados artistas internacionais integram a mostra “Almas Ingênuas”, em cartaz até 30 de março no espaço de arte do Centro Médico do Shopping Vitória. Com curadoria da capixaba Ângela Gomes, a exposição reúne 60 obras de 34 artistas de países como Israel, Brasil, Colômbia, Argentina, Portugal e Finlândia. A visitação é gratuita.

 

O SITE Blueticket aponta que 53,68% das pessoas que vão passar o Réveillon numa das casas de shows de Guarapari são de Minas Gerais. Outros 20,39% do Espírito Santo, 18,84% do Rio de Janeiro, 2,97% de São Paulo e 2,84% do Distrito Federal. Também vem gente do Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

 

A HISTORIADORA Mary del Priore diz que o brasileiro tem dupla cara: liberal na rua e conservador em casa. “Vivemos entre o novo e o velho”, afirma.

 

A RUA de Lazer e a ciclofaixa na praia de Camburi, em Vitória, não funcionarão no domingo, por conta da montagem das tendas na orla para o Réveillon 2018.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorEmpório Life lança coleção própria para o alto verão 2018
Próximo artigoColuna 28 de dezembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here