Eles nas redes sociais

“Já gostaria de pedir desculpas antecipadamente pra todas pessoas que vou decepcionar em 2018.”

@luscas

***

“A fase adulta só chega de verdade quando você começa a dar avisos e conselhos aleatórios pra crianças que estão ao seu redor tipo ‘cuidado com isso hein’ ‘presta atenção pra não bater a cabeça’ ‘sem correr senão você cai’.”

@tekpixo. Mas tem muito adulto que segue criança nesse lance. Nem aí!

 

SALY Pio
(Cloves Louzada)

 

IPVA não vai por e-mail

A partir deste ano, o IPVA não será mais enviado para os contribuintes pelos Correios, gerando economia de R$ 1,9 milhão aos cofres públicos. O boleto vai estar disponível apenas no site do Detran ou da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Isso vai abrir um universo de tentativas de golpes para larápios obterem dados pessoais e bancários por e-mail. Já recebemos duas mensagens, com anexos mais que suspeitos de supostos boletos do IPVA. Não entre nessa! Acesse as páginas oficiais, e nada mais! Complicou, mas há tempo de descomplicar.

 

Se colar, colou!

Obras em salas de prédios comerciais são realizadas livremente em pleno horário de trabalho de quem nada tem a ver com a irregularidade. Cada condomínio tem seus horários especificados em suas respectivas convenções, mas a regra geral é que não pode haver barulho de furadeira, marteladas etc e tal no horário comercial, que varia das 8h ou 9h até as 17h ou 18h.

 

Serviço voluntário

Muitos moradores querem ajudar a administrar sua cidade, disponibilizar o seu tempo ou mesmo fazer alguma doação, mas não sabem como. Em Vitória, o caminho é a lei nº 9.228, sancionada esta semana, que será regulamentada até o mês de abril e prevê o treinamento de pessoas para o trabalho voluntário na cidade. O serviço não gera vínculo empregatício, mas poderá ressarcir despesas de transporte e alimentação.

 

LORENA Grellert e Fernanda Belmok
(Ciro Trigo)

 

Carros em leilão

O Banestes realiza, no próximo dia 19, um leilão de veículos e equipamentos com 83 itens disponíveis para compra, entre carros, caminhões, picapes e semirreboques. Também serão ofertadas retroescavadeira, afiadora de serra circular e máquina de prensar para charque. O pregão é aberto ao público, com lances pela internet (no www.buaizleiloes.lel.br) ou pessoalmente, a partir das 14h, no pátio Alexandre Buaiz Neto, em Guarapari.

 

Sem radicalismo

O consumo exagerado de açúcar pode provocar diversos malefícios à saúde. Mas não é preciso cortar completamente o doce da vida! “Reduzir os alimentos açucarados melhora a qualidade de vida, mas indivíduos que não têm certas patologias não precisam ser radicais. Basta optar por mel e açúcares mascavo, demerara e de coco, que têm melhor teor nutricional e menor índice glicêmico”, orienta a nutricionista Gabriela Sampaio.

 

Acesso à ponte

Em Vila Velha, a Avenida Carioca, principal via da cidade que dá acesso direto à Terceira Ponte, segue congestionada nos horários de pico diariamente. Um dos principais motivos é o excesso de semáforos e a falta de sincronia entre eles. Tal qual ocorre em Vitória. E os responsáveis para resolver isso, nem aí!

YOLANDA Boechat e Dapaz Romano
(Tom Carvalho)

 

O ano dos outsiders

Segmentos econômicos e sociais estão se organizando para terem seus próprios candidatos nas eleições deste ano, buscando nomes de fora da política que defendam bandeiras bem claras e podem se sair bem na disputa por vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Nos bastidores, buscam os nomes entre os chamados “outsiders” para representar especificamente segmentos como turismo, economia criativa, pequenas empresas etc e tal. Sem combinar com o eleitor, é ação furada!

 

Cachaça de ouro

São Paulo pode até ter a maior produção em série, mas as melhores cachaças do País estão aqui. O Espírito Santo possui cerca de 80 destilarias. Em Marechal Floriano, a Santa Terezinha conquistou a medalha de ouro na Expocachaça. Ao todo são produzidos 32 lotes de sabores diferentes, entre elas a Engenhosa Soleira, edição limitada e numerada, que é armazenada em barris de carvalho europeu. E o mundo já reconhece essa qualidade: cerca de 40% da produção vão para fora do Brasil.

 

Primatas

A febre amarela segue no Sudeste e vem exterminando a vida dos macacos bugios. A longo prazo, a única medida de prevenção é evitar o desmatamento, pois não há vacinas para os macacos, diz Sérgio Lucena, professor da Ufes. “Em áreas de mata maiores, eles têm mais chance de sobreviver”, disse um dos maiores especialistas do País no estudo de primatas. No ano passado, só na reserva de Caratinga (MG) que ele estuda, a população de bugios caiu de mais de 500 para menos de 50.

CIRCUITO

 

VERÃO em Vitória. Hoje, nos quatro principais hotéis estrelados da Ilha, não há vagas! E perto de 80% da ocupação deles é por turistas. Imagine se essa “indústria capixaba” fosse trabalhada neste filão?

 

JUNIA e Beto Calil, com os filhos Arthur e Igor, curtem dias de férias em Trancoso, Bahia.

 

O MAESTRO e pianista Pedro Alcantara está em turnê por Portugal e comemora: “O show no Palácio da Foz, em Lisboa, foi um sucesso estrondoso, com lotação esgotada e muita gente na porta tentando entrar”. A agenda inclui ainda apresentações no Conservatório de Coimbra, ontem, e em Aveiro, amanhã.

 

O ARTISTA plástico Jorge Solé, conhecido como o “Poeta das Cores”, apresenta uma série de 30 trabalhos, em sua maioria inéditos, no Shopping Jardins, em Vitória. São quadros pintados em acrílico, seu material favorito. A exposição será realizada entre os próximos dias 15 e 31.

 

A CRIANÇADA aprende a fazer brinquedos, estamparia e tinta com vegetais nas oficinas do projeto Bioférias, realizado este mês de terça a domingo, em quatro horários diários, no Parque Botânico Vale. A programação de férias do espaço, em Jardim Camburi, tem ainda quadrinho, fantoche, feira de empreendedores criativos e música.

 

CONSULTORA que trabalhou muitos anos no setor de Recursos Humanos de grandes empresas afirma que a área é uma das mais arraigadas às velhas ideias, a exemplo do feedback anônimo. “Essas ideias antigas e ruins não têm propósito. Elas desperdiçam um tempo valioso, mas as empresas se apegam a elas, dizendo que ‘essa foi a forma que sempre fizemos isso’”, afirma.

 

O PROJETO Mar da Música começa amanhã, a partir das 18h, na praia de Camburi, com o músico Túlio Pizzol, a dupla Fernando Zorzal e Francesca Pera, o cantor Jura Fernandes e o pop rock de Gustavo Macacko.

 

EM UMA carta destinada a seu filho, Albert Einstein pede com veemência que ele, quando aprendesse a tocar piano, o fizesse principalmente com música que ele mais aprecia – sem ser auxiliado por nenhum professor. “Esta é a melhor forma de aprender bastante. Com diversão. Assim, você nem vê o tempo passar, fica absolutamente imerso e esquece até de comer”, disse o gênio. Mas a fome desafina o corpo!

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 11 de janeiro
Próximo artigoColuna 13 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here