Eles nas redes sociais

“Duas coisas que estão sempre acabando: a bateria do celular e minha paciência.”

@danilo_sanches

***

“Medo de colocar a mão no bolso de uma calça e ao invés de encontrar dinheiro esquecido encontrar um boleto que não paguei.”

@Leo_oguarda

 

BELEZA, charme e muita elegância. Fernanda Mastela e Lynda Campos
(Ciro Trigo)

 

 

 Cenário que apavora

Todos os dias, é a mesma coisa: notícias pesadas de violência e insegurança assustam o cidadão. Ninguém está isento de ser assaltado na rua, em casa, na empresa, no carro… E não só aqui no Estado, mas em todo o Brasil. Tudo tem limite, e a insegurança já deu, de A a Z. Não temos a dimensão do que pode ocorrer numa manhã qualquer de vira-vira, mas há gente trabalhando nisso.

 

Que imagem, hein?

Ficamos muito mal na fita com mais essa. Segunda-feira última, um esgoto estourou com tudo – e bota tudo nisso! – na Praia do Morro, em Guarapari. As fotos de famílias, num corre-corre em meio ao que chegou sem avisar, giram Brasil afora. Guarapari é o “ó do borogodó” no verão.

 

Visto das arábias

O Senado aprovou, no final de 2017, um acordo que determina a isenção de vistos para viagens entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos. Mas calma! O texto ainda aguarda pela sanção do presidente Michel Temer, o que deve acontecer até março. “Tem saído em várias mídias que o brasileiro está isento de visto para cá, mas a exigência segue normalmente. Ainda não é possível embarcar sem o documento”, alerta capixaba que mora em Dubai e tem visto muita gente se precipitar.

 

NA DISNEY, Gracinha Nader com as filhas Stephanie e Belisa

 

Seria cômico…

Só resta ao brasileiro rir para não chorar com o preço da gasolina – que varia de R$ 3,89 a até R$ 4,20 nos postos de Vitória. A piada que circula nas redes é que “o governo acaba de anunciar redução de 25% no litro da gasolina a partir do primeiro dia de fevereiro de 2018: o litro irá para 750ml”.

 

Calçadas limpas

Andar pela principal via de Itapuã, em Vila Velha, já é uma experiência bem diferente do que acontecia meses atrás, quando havia fezes de cães espalhadas por toda a calçada. Que cena! Depois que moradores do bairro canela-verde resolveram colocar sacolas plásticas dentro de garrafas pet amarradas nos postes, os donos dos bichinhos não têm mais desculpa para não recolher o lixo deixado após o passeio.

 

Árbitro e conflito

Ainda é pouco utilizado na Grande Vitória o serviço arbitral, que tem como objetivo resolver conflitos nas áreas cível ou comercial de forma extrajudicial, alcançando soluções mais rápidas e sem a necessidade de dar entrada em processos que, na Justiça, podem demorar anos. Além da agilidade, com prazo máximo de seis meses para a sentença, ainda desafoga a Justiça. Entre os problemas que podem ser resolvidos no sistema arbitral estão dissolução societária, inadimplência, casos imobiliários, descumprimento de contratos etc.

 

Velhice ativa

Um dos grandes dilemas vividos por idosos é o encerramento de suas carreiras profissionais, especialmente quando a nova fase da vida não foi bem planejada. A dica do psicólogo Gustavo Souza, que atende em uma residência assistida, é procurar alternativas para que eles se sintam úteis, desenvolvam novas habilidades ou resgatem antigas práticas. “Muitos optam por trabalhos voluntários, dão palestras, integram-se a uma entidade filantrópica. Melhor ainda é pensar desde jovem o que poderá executar quando mais velho”, orienta.

 

O CASAL Bruno Borlott e Neia Victoria

 

Boa ação

Em dias que o egoísmo fala tão alto, um flagra dentro do ônibus seletivo nos dá a crença de que o ser humano pode ser melhor. Uma moça entra, revira a bolsa e não acha a carteira. Diz para o motorista que precisa descer porque está sem dinheiro. Mas assim que diz essas palavras, uma senhora sentada à frente fala: “Pode deixar ela passar, eu pago a passagem dela”. Das ações que enchem o coração! É disso que o mundo precisa. Tem muita gente zangada por dentro. E por fora!

 

E a preferência?

No verão, restaurantes e lanchonetes ficam cheios, período em que muitos comerciantes faturam alto, com a chance de dias melhores no caixa. O problema é que nem todos os estabelecimentos dão prioridade para mulheres grávidas, pessoas com bebês de colo e idosos, que, muitas vezes, precisam ficar em filas intermináveis por horas, aguardando por uma mesa. É lei! E questão de educação! De berço!

 

Treinando a mente

O novo ano já começou, mas e as mudanças prometidas na virada? Já estão andando? A coach Heloísa Capelas afirma que um simples exercício diário pode ajudar nesse processo de fazer o 2018 ser melhor: valorizar os bons pensamentos, escrever positividades e falar de coisas boas. “É fundamental despir-nos de sentimentos de fracassos e impossibilidades para conquistarmos o que queremos”, ensina.

CIRCUITO

 

ÓTIMA! “O ano de 2018 começa com boas perspectivas!”, disse-nos numa conversa ontem o gerente de Comunicação da Vale no Estado, Maurício Manzali. Uma sinalização bem firme!

 

ANTÔNIO Scárdua e a família estão de volta a Vitória, após viagem pela Europa.

 

ISSO dá uma grande aporrinhação. Ao passar o cartão de crédito, pode ocorrer uma trava na maquininha. Aí o caixa passa de novo. Segue travado. Troca o cartão e paga numa boa, só que – vigie isso! – as duas transações que não foram em frente podem aparecer debitadas na próxima fatura. Uma dor de cabeça para o cliente.

 

KARINA Mazzini, Rubia Galvão, Cláudia e Justino Mameri, Cristiane Rocha, Cintya Scardua, Martha e Marcio Valentim são algumas das presenças já confirmadas para a segunda edição do Sunset VIP, que Fernanda Prates e Marlon Vianna promovem sábado, às 18h, no Orquídea Bistrô, em Meaípe.

 

O MAESTRO Marcelo Ribeiro é o convidado de hoje do Corpo Musical da PMES para apresentação em Itapemirim, às 20h. Papa fina.

 

DE SÉRGIO Garschagen, gente boa da Capital Secreta, em uma de suas tiradas bem humoradas no Facebook: “No Brasil, uma deputada pediu aparte a Carlos Lacerda. Concedido o aparte, ela lascou: ‘Vossa excelência é um purgante’. Ele também deixou os colegas perplexos com o silêncio sepulcral e soltou: ‘E vossa excelência é o resultado do purgante!’.”

 

O DIA de São Sebastião (20 de janeiro) e o centenário da Comunidade São Sebastião do Aracê, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Pedra Azul, serão comemorados no domingo, às 10h, com uma missa do arcebispo metropolitano, dom Luiz Mancilha Vilela.

 

JOÃO Luiz Madureira Jr. fecha os detalhes da 13ª Caminhada Litorânea de Marataízes, que será sábado, às 6h30, num percurso de 14km e tempo estimado de quatro horas. A campanha este ano é pela preservação da tartaruga marinha. O telefone de contato é (28) 99915-6889. Tem que ter pique!

 

O UNIVERSO infantil será abordado em palestras voltadas para papais, mamães e educadores na Feira do Neném, nos próximos dias 23 a 27, no Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi, que terá também exposição de produtos exclusivos para gestantes, crianças e bebês.

 

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 16 de janeiro
Próximo artigoColuna 18 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here