Felicidades!

Os parabéns da coluna aos aniversariantes da semana: Polyana Prates Coelho, Simone Duarte, Carmela Bergamini, Pietro Di Marcos e Andreas Schilte, hoje; Pablo Pacheco e Renata Dario Guimarães, amanhã; Beto Scarton, os irmãos Alexandre e Guilherme Nunes Theodoro, Cláudia Santos Neves, Helder Trefzger, José Roberto Podestá e Celina Moscon, dia 15; Cláudia Scarton, Keila Motta, Viviane Anselmé, William Carone Júnior, Sumaya El-Aouar, Arthur Wernersbach, Moema Calhau, Elyan Peçanha e Elissa Belesa Ammar, dia 16; Eduarda Ferrari e Maira Arnal Ribeiro, dia 17; Manoela Ferrari, Átila Telles, Carla Buaiz, Gustavo Lugon, Léa Destefani e Célia Soneghet, dia 18; Heloísa Arantes, Cláudia Abaurre Furtado e André Nahas, dia 19.

PÉROLAS

“Nós todos sabemos que é urgente vacinar o País contra o vírus do autoritarismo, da misoginia e da discriminação. Vacina, sim! Contra o vírus da autocracia, democracia sempre.”

Edson Fachin, ministro do Tribunal Superior Eleitoral.

“A questão da vacina gerou um desgaste para o presidente.”

Flávio Bolsonaro, senador, filho do presidente Bolsonaro.

“Autocuidado é fundamental para a sobrevivência.”

Djamila Ribeiro, filósofa e escritora.

“Se treinar, não tenha medo de falhar. E se falhar, não tenha medo de chorar. E se chorar, corrija suas rotas, mas não desista.”

Augusto Cury, psiquiatra e escritor.

“Nós estamos exaustos de prender as mesmas pessoas. Nós temos que mudar, não podemos tolerar.”

Coronel Alexandre Ramalho, secretário de Segurança Pública do Estado.

“Discurso de ódio não é opinião ou liberdade de expressão. Além de uma desumanidade acintosa, é crime.”

Fabiano Contarato, senador.

A aniversariante de hoje, Simone Duarte. Parabéns!

ELES NAS REDES SOCIAIS

“Outros alimentos saciam a fome física, mas somente os carboidratos saciam a fome da alma.”

@lilisouss

“Nunca confunda pessoas que estão à sua volta com pessoas que estão com você.”

@soucaos

DICA

Uísque de milhões

O uísque The Macallan Reach não só é o mais antigo do mundo, como também o mais caro. E bota caro nisso! A bebida da casa escocesa Macallan passou por 81 anos de envelhecimento para alcançar notas de chocolate amargo, canela doce, turfa aromática, caramelo de melaço, gengibre cristalizado e abacaxi chamuscado. Ele é tão exclusivo que uma garrafa pode custar R$ 653 mil! E só foram produzidas 288 garrafas. Para poucos!

(Divulgaçã)

Recorde

O saldo de novos negócios no País ficou positivo em 2021, com 2,615 milhões. No total, foram abertas no Brasil 4,026 milhões de empresas ano passado, e, no mesmo período, foram fechadas 1,410 milhão de empresas. O quantitativo representa um aumento de 19,7% em relação a 2020. Quase metade destes novos negócios, 48,4%, é do setor de serviços.

Segurança cidadã

Membros dos Conselhos de Segurança (Consegs) e lideranças comunitárias do Estado farão um Curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã. O objetivo é capacitar os conselhos para discutir, planejar, analisar e acompanhar as políticas do Estado na área de segurança pública, permitindo maior integração com as ações promovidas pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Para os fãs de Tolkien

Os fãs da obra do escritor J.R.R. Tolkien, o criador da saga “O Senhor dos Anéis”, estão na expectativa para o lançamento de mais uma série ambientada na Terra Média. A produção épica “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” estreia na Amazon dia 2 de setembro e se passa durante a Segunda Era, milhares de anos antes dos acontecimentos da franquia de filmes dirigida por Peter Jackson.

Lea Destéfani, Samia Creimer, a aniversariante Jacqueline Magalhães, Geisha Sily de Assis e Brunella Bumachar, em Peracanga

Mínimo esforço

Um estudo de universidades japonesa e italiana chegou à conclusão que levantar peso por três segundos ao dia já é o suficiente para aumentar a força e ganhar massa muscular! Os participantes da pesquisa fizeram levantamento de peso durante três segundos por dia, ao longo de quatro semanas. E os pesquisadores registraram que viram a força muscular geral melhorar em quase 12%.

Turismo interno

Já falamos aqui que os brasileiros, neste momento de crise, estão optando por viajar pelo País. E o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Nerleo Caus, explica que essa tendência ganha cada vez mais força. “Temos 100 milhões de turistas no Brasil. Destes, 11 milhões gastavam R$ 19 bilhões, por ano, no exterior. E agora, estão fazendo turismo interno, que está de vento em popa. E o Espírito Santo é um santuário turístico fantástico. É uma chance para a gente”, diz Nerleo.

Pó solto

Mais leve e, portanto, melhor para dias quentes e úmidos, o pó solto está virando tendência em maquiagem. Tati Arruda, consultora de moda e estilo, explica que o produto pode ser translúcido ou com cor.Ele é usado para selar a maquiagem e traz um acabamento mais natural, deixando a pele com um efeito mais aveludado. Outro ponto positivo é que o produto acumula menos nas linhas de expressão”.  

Problema social

O Brasil teve 1.636 pessoas que foram resgatadas do trabalho escravo rural no período de 1º de janeiro a 9 de dezembro de 2021, de acordo com levantamento produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Pelos dados da CPT, a pecuária foi a atividade que, em 2021, mais utilizou mão de obra escrava no campo: 23% do total de casos.  Mas, nas lavouras temporárias, foi registrado o maior número de resgatados da escravidão: 600 pessoas, 37% do total no ano.

Artigo anteriorColuna 12 de fevereiro
Próximo artigoColuna 14 de fevereiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here