A Palavra

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”. Mateus, 11:28-29.

ELES NAS REDES SOCIAIS

“Ainda bem que é um dia de cada vez. Se fossem dois, eu não aguentaria.”

@leonorcosta

“Um ‘deixa pra lá’ nunca funciona quando você tem que aceitar que te machuquem.”

@eunatarodrigues

Nossa linda sobrinha Mariana Poubel no Palácio da Pena, em Sintra, Portugal

“Embromation”

O streaming de músicas Deezer lançou uma ferramenta para quem quer lembrar uma música, mas a única coisa que se recorda é a melodia. Por meio da função SongCatcher, o usuário pode fazer aquele “embromation” da melodia e, desta forma, o app busca a canção em seu catálogo. O Deezer também permite que você identifique uma música ao assobiá-la.

Cigarro x solidão

Estudo publicado na revista científica Aging mostrou que os sentimentos que giram em torno de depressão, solidão e infelicidade estão associados a um envelhecimento biológico mais avançado que o do próprio cigarro. Os autores ressaltam que, apesar dessa estimativa, o isolamento e a solidão não são fatores de risco realmente piores para a saúde do que o tabagismo.

Empregos

O Brasil gerou 278.639 postos de trabalho em agosto deste ano, resultado de 2.051.800 admissões e de 1.773.161 desligamentos de empregos com carteira assinada. No acumulado de 2022, o saldo é de 1.853.298 novos trabalhadores no mercado formal. Os dados são do Ministério do Trabalho e Previdência, que divulgou as Estatísticas Mensais do Emprego Formal, o Novo Caged.

Daniela Madeira, Vania Faria e Juliana Braz prestigiando a artista Samira Pavesi em sua nova exposição “Estado de Arte” (Mônica Zorzanelli )

Inteligência artificial

O uso de inteligência artificial (IA) em empresas cresceu durante o período de 2019 a 2021. Os dados foram apresentados durante a 14ª edição da TIC Empresas, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Dentre as aplicações mais citadas estão: automatização de processos de fluxo de trabalho (73%), seguido pelo reconhecimento e processamento de imagens (32%).

Teste para a Copa

Os torcedores que forem assistir à Copa do Mundo no Catar precisam apresentar teste negativo para Covid-19, independentemente de seu status de vacinação. A regra vale para todos os visitantes com seis anos ou mais precisam apresentar um resultado negativo de teste PCR realizado 48 horas antes de sua ida ao país ou um teste rápido de antígeno realizado nas 24 horas anteriores à chegada.

O casal Alvino Guerra e Oliete em festa na Ilha (Cloves Louzada)

Alerta de segurança

A nova atualização do Windows 11 trouxe uma ferramenta de segurança que detecta quando o usuário digita sua senha em sites ou aplicações inseguras. Os alertas detectam, por exemplo, quando as credenciais são digitadas em e-mails, softwares do Office ou aplicativos de texto, de forma que a pessoa não os utilize para armazenamento.

Educação ambiental

O Alman’arte, projeto de educação ambiental da Simec Cariacica que leva música e literatura para escolas públicas, foi retomado no mês passado após uma pausa na pandemia. Nas atividades, marcadas por apresentações musicais e de textos literários e folclóricos, os estudantes aprendem sobre meio ambiente, ética e sustentabilidade.

Em recente festa na Capital, a elegância de Liege, Andreia, Dalva e Márcia Carone (Cloves Louzada)

Dor crônica

No Brasil, um em cada cinco adultos possui problemas crônicos de coluna vertebral, segundo dados do IBGE. Os números alertam sobre a importância de não negligenciar as dores e procurar ajuda profissional especializada. “A cirurgia endoscópica da coluna, assim como outras técnicas avançadas e minimamente invasivas, pode tratar os pacientes de forma mais rápida e eficaz, por exemplo”, explica o neurocirurgião Bruno Borlott.

Artigo anteriorColuna 02 de outubro
Próximo artigoColuna 04 de outubro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here