Cooperação fiscal

Em cinco anos de atuação, o programa Cooperação Fiscal do Governo do Estado já ajudou a solucionar quase 400 mil irregularidades de empresas capixabas. O sistema permite ao contribuinte ter a ciência e promover a autorregularização, corrigindo espontaneamente possíveis erros na hora de prestar as informações ao Fisco Estadual. Além disso, o Cooperação Fiscal auxiliou na arrecadação direta de mais de R$ 600 milhões em ICMS e multas espontâneas.

Boas práticas processuais

Boas práticas no âmbito dos processos de recuperação judicial e falência de empresas são o foco dos estudos do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para o qual o advogado Felipe Finamore Simoni, sócio do escritório Finamore Simoni Advogados Associados, especialista na área, foi convidado a participar. “Por meio do grupo, presidido pelo competente doutor Daniel Carnio Costa, de quem tive a honra de receber o convite, faremos estudos e recomendações ao Ministério Público em geral, de todo o Brasil, para orientar posturas e entendimentos em temas relacionados aos processos de recuperação judicial e falência do país”, comenta Finamore.

Comédia capixaba

Situações hilárias causadas por uma turma do barulho serão exibidas na tela do Cine Jardins, em Vitória, no dia 23 de março, com a estreia de “Perrengue”, a sétima websérie da carreira do ator, diretor e produtor cultural Abel Santana. A produção conta a história de seis grupos de pessoas que praticamente não se conhecem, alugam uma casa de praia para passar um feriadão e, em poucas horas de convivência, percebem o caos em que se meteram!  

Tempo otimizado

Um estudo publicado na revista científica PLoS ONE mostrou que a automatização das residências poderá diminuir o tempo de realização de tarefas domésticas nos próximos 10 anos. Em média, os especialistas previram que, daqui a cinco anos, 27% do tempo gasto com essas tarefas poderá ser assumido por novas tecnologias de automatização; em dez anos, o percentual pode chegar a 39% do tempo.

Bandeira verde!

Boa! O consumidor não pagará taxa extra sobre a conta de luz em março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para o próximo mês para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.  

Cirurgias inéditas

Serão realizadas pela primeira vez no Estado, hoje, três cirurgias utilizando a técnica One STEP, a “Luz da Vida”. A técnica é representada com exclusividade no Estado pela Medical Hope, de Danielle Vieira. “A tecnologia permite que seja feito um enxerto de alta qualidade com células-tronco viáveis, ou seja, células da vida. Tal material é muito mais saudável e vivo, e viabiliza e otimiza a aplicação de células regenerativas na área a ser tratada”, explica Danielle.

Sara Broedel posou para as lentes de Dina Carvalho em uma sessão fotográfica, ressaltando toda a beleza da gestação

A cerimonialista Daieny Fasolo comemorou 38 anos na última quinta-feira, dia 23. Na foto ela ao lado do marido Francisco Freitas. 

CIRCUITO

Fernanda Prates está em contagem regressiva para a 11ª edição da Festa das Mulheres, que acontece no dia 22 de março no Le Buffet Master. Nesta semana a fotógrafa Débora Benaim faz ensaio fotográfico com as 35 mulheres que serão homenageadas na festa, que terá ainda desfile das marcas Flerte, Constance e Isla.

Cezinha Saade e Rogério Dias, recebem hoje, às 18:00 , no Moviment Mall, na Praia da Costa, para a  inauguração da unidade da SPEEDYRECOVERY de Vila Velha . Sucesso!

Amanhã, às 18h30, será celebrada na Igreja Santa Rita, na Praia do Canto, a Missa de Sétimo Dia de Giuliana Sponfeldner Arnal.

Márcia Bumachar embarcou ontem para Miami, com esticada em Orlando, para comemorar seu aniversário com o marido Felipe, filhas e netos.

O Festival Baile Voador arrecadou uma tonelada de alimentos não-perecíveis entre os dias 17 e 20 de fevereiro no Álvares Cabral. As doações estão sendo enviadas para o Instituto Quadro de Esperança, voltado às famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Lab Criação – Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura – recebe, até quinta, as inscrições de pessoas interessadas em participar da segunda edição do Ciclo Mulheres nas Artes. O objetivo é ampliar e qualificar a participação feminina na área da gestão cultural. As atividades irão acontecer de forma remota, entre março e abril deste ano, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.labcriacao.com.

O violão de Elias Belmiro
Foi emocionante a apresentação que marcou o retorno do violonista Elias Belmiro aos palcos, na noite de sábado, na Casa da Cultura Sônia Cabral.
Acompanhado por um regional de choro, Elias Belmiro exibiu o virtuosismo que o consagrou como um dos principais nomes do violão brasileiro. Arregimentado pelo percussionista e idealizador do projeto, Luccas Martins, o grupo contou ainda com a participação dos músicos Paulo Prot (gaita), Fábio do Carmo (violão sete cordas), Ivan Barbirato (cavaquinho) e Sanny Souza (violoncelo).
O repertório reuniu composições de Elias Belmiro – incluindo uma homenagem dele ao saudoso Maurício de Oliveira – e interpretações para clássicos de Heitor Villa-Lobos, com as quais o violonista obteve projeção nacional e internacional. A turnê que celebra a sua nova fase foi contemplada pelo Edital de Seleção de Projetos de Circulação de Espetáculos Musicais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e inclui datas em Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB).

Elias Belmiro acompanhado de seu regional de choro na Casa da Cultura Sonia Cabral. (Foto Daniella Spadeto)

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorColuna 27 de fevereiro
Próximo artigoColuna 1 de março
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here