Redução de roubos

Em Vitória, o número de furtos ou roubos de veículos caiu 73%, desde 2021, nos dois primeiros meses do ano. De lá para cá, houve redução de 215 para 58 no número de automóveis subtraídos. “Essa redução é fruto de uma revolução para a Guarda Civil Municipal, apostando sempre na tecnologia e no trabalho operacional estratégico”, afirma o prefeito Lorenzo Pazolini. Em 2021, o número foi 215. Ano passado, caiu para 134 veículos furtados ou roubados na capital.

Fundos no IR

A Declaração do Imposto de Renda traz muitas dúvidas para alguns contribuintes, mas também pode ser uma oportunidade para aqueles que defendem causas socais importantes. De acordo com o vice-presidente do Sescon-ES, Roberto Schulze, as doações realizadas para fundos vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Estatuto do Idoso podem ser inseridas no documento. “Ao abrir a ficha, haverá a opção ‘Doações diretamente na declaração’. O processo é feito no momento do preenchimento do documento”, ensinou.

Fase de testes

Criptomoeda oficial do Banco Central, o real digital entrou em fase de testes nesta semana, por meio de uma plataforma que permite o registro de vários tipos de ativos financeiros. A ferramenta só deverá estar à disposição dos correntistas no fim de 2024. O real digital funcionará como um Pix em larga escala, que permitirá transferências instantâneas de grandes valores no atacado, como grandes empresas e instituições financeiras.  

Perigo

Nove em cada dez adolescentes, entre 13 e 17 anos de idade, conseguem comprar cigarros em locais comerciais autorizados, como padarias, cafeterias, mercados e bancas de jornal, conforme estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A venda é proibida para essa faixa etária. O estudo, que usa dados de pesquisas escolares, mostra ainda que sete em cada dez jovens teve acesso a cigarro pela compra direta nos estabelecimentos autorizados.  

Pausa nas redes

Existem muitos aplicativos que limitam o tempo de uso de apps para reduzir o vício em redes sociais. O One Sec, disponível para Android e iPhone, traz uma abordagem diferente na hora de controlar os minutos gastos nessas plataformas. Ao acessar qualquer rede instalada no celular, o app exibe um pop-up na tela e convida o usuário a praticar um exercício de respiração profunda. Depois, oferece a opção de entrar ou não nas redes. A proposta é usar esse intervalo de respiração para você decidir se é realmente necessário abrir um feed no momento ou passar o tempo com outras atividades.

CIRCUITO

Nesta semana o cirurgião plástico Ariosto Santos recebe pacientes e amigas em sua clínica, na Enseada do Suá, com um mimo especial pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta.

Vanessa Cabral celebra amanhã seus 50 anos de vida e os 25 anos de sua clínica em grande estilo! A festa será no Cerimonial Mahara, em Manguinhos, com cerimonial de Ingrid Castro. A decoração é da Flor e Cia, de Carla e Alessandra Marianelli, sonorização da Selektor, de Romão Durão, e doces by Miss Gatty.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo encerrou o ano de 2022 com crescimento acumulado de +1,9%. O resultado anual foi influenciado pela expansão dos Serviços (+8,9%) e do Comércio Varejista Ampliado (+0,3%), e contrabalanceado pela redução da Indústria geral (-8,4%). Os dados foram divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A Batalha do NB – batalha de rimas criada por adolescentes e jovens do bairro de Nova Bethânia, em Viana – vai comemorar três anos de atividades com um grande encontro que reunirá MCs locais e de várias regiões do Estado, no dia 18 de março. O evento vai acontecer a partir das 16h, na Praça de Nova Bethânia.

Neste fim de semana haverá mais interdições na Rodovia das Paneleiras para o avanço das obras da construção do viaduto do novo Trevo de Carapina, na Serra. O trânsito será totalmente interditado sentido Vitória, na altura do Apart Hospital, entre 0h e 5h de amanhã, domingo e segunda.

Day One ! Marcus Buaiz compartilhou sua experiência em liderança para integrantes do Cindes Jovem durante o Day One, promovido pela FINDES. Marcaram presença no evento Jairo Siqueira e Raphael Cassaro, presidente e vice-presidente do CINDES, Cris Samorini e Paulo Baraona, presidente e vice-presidente da FINDES, e o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

As franqueadas da marca de bolsas Isla, Milena Gobbi e Mariana Luz ladeando Fernanda Bragatto
Lorena Torres com os gêmeos Pedro e Paulo
Naíta Borges e Phill Fernandes em festa em Pedra Azul (Cloves Louzada)

Dica do Chef Juarez Campos

Bolinhas de Batatas Recheadas com Queijo e Molho Cremoso de Frango

Ingredientes ( 4 porções )

Bolinhas de batatas recheadas

1 kg de batatas cozidas e amassadas
250g de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo batido
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo mussarela em cubos médios

Preparo

Misture todos os ingredientes exceto a mussarela e faça bolas do tamanho de bolas de golfe. A massa deve soltar da mão, mas tem que ser leve. Rechear as bolas com cubos de mussarela.

Molho Cremoso de Frango

2 coxas e sobre coxas de frango ensopadas  ( como um frango ensopado normal ) desossadas e em lascas
Caldo do frango ensopado ( pelo menos 2 xícaras )
1 caixinha de creme de leite
Queijo parmesão ralado

Preparo: Misture tudo

Montagem Final

Untar um refratário com manteiga
Colocar as bolas de batatas recheadas
Cobrir com o molho de frango
Salpicar com parmesão ralado
Levar ao forno pré-aquecido a 250graus até gratinar.

E TOCA A VIDA!

Artigo anteriorcoluna 09 de março
Próximo artigoColuna 11 de março
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here