SPFW na visão de Mylla Rodrigues
A estilista capixaba Mylla Rodrigues desembarcou da Semana de Moda de Nova York praticamente direto para a edição 58 do maior e mais importante evento do calendário da moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week. Ela, que é a mente criativa da marca ClosetMy (CM), esteve nos desfiles no Parque Ibirapuera, acompanhada do filho, Yan Sancio, e ambos atraíram olhares da imprensa ao usarem looks de impacto coordenados.
No primeiro dia, mãe e filho apostaram em produções com tule em pattern, tecido idealizado por Mylla e executado pela Hagaef, com todas as notícias veiculadas sobre a estreia da sua marca na edição fashionista nova-iorquina.
“O tule foi um dos tecidos bastante visto nas coleções desfiladas em Nova York e se repetiu na SPFW, dada a leveza e transparência que têm sido tendência agênero que facilmente transita da primavera-verão para a temporada outono-inverno”, ressaltou a estilista.
Já no segundo dia, Yan se destacou ao levar a estética comfy do sleepwear associada à alfaiataria para os looks – que estilosamente pareciam ter saído do conforto da cama para enfrentar mais uma bateria de desfiles ao longo do dia – que só terminavam no início da madrugada, dado aos atrasos que se tornaram comuns no evento. A escolha da seda e do short para o look dele foram providenciais, uma vez que muitos ambientes eram abafados.
As listras que compunham a padronagem das produções remetiam a peças desfiladas pelo estilista João Pimenta, na coleção subversiva e luxuosa “Asas à cobra”, a qual trouxe referências femininas para looks masculinos, entre elas, a mini-saia, e teve predominância da paleta de cores preto e branco.
A estilista capixaba apostou em acessórios, tanto em Nova York, quanto em São Paulo, do designer Carlos Penna, que também esteva presente no evento, assinando as peças de 5 desfiles.
Nesta temporada, a segundo do ano, 40 coleções foram apresentadas, transbordando brasilidade e exaltando a relevância da associação de tecnologia, criatividade e artesanato.
Mylla, que tem entre suas produções, a parceria dos artesanatos da SanIdeias, destacou a beleza apresentada nas passarelas pelas marcas que primaram por enaltecer técnicas manuais, como Gustavo Silvestre, Catarina Mina e Ateliê Mão de Mãe, que apostaram em peças total ou parcialmente produzidas com renda, crochê, tricô e macramê.
Mas foi a associação do feito à mão com a tecnologia 3D no design futurístico da designer capixaba Mayari Jubini, da Artemisi, que incendiou a plateia (literalmente, a passarela foi tomada por fumaça) repleta de celebridades, entre elas, Pablo Vittar, Jade Picon, Lore Improta, Bianca Andrade (Boca Rosa) e Vanessa Lopes.
Artemisi, pelo segundo ano na SPFW, trouxe na coleção “Into the High” peças de couro adornadas com mais de 70 mil cristais aplicados manualmente, pinturas que criam estampas hiper-realistas e até adorno do último look movido a motor, que fechou o desfile de 26 looks, arrancando aplausos acalorados da sala e horário mais disputados do evento.
“Assistir de perto as obras de arte impecavelmente produzidas pela Mayari Jubini foi um misto de emoções: orgulho, representatividade, inspiração e impacto. Afinal, ela saiu de Cariacica, minha conterrânea, enfrentando inúmeras dificuldades, e tem conquistado o mundo com seu talento e sua associação de técnicas e olhar visionários”, destacou Mylla.