Dia do Empreendedorismo Feminino

No Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, a realidade das mulheres de negócios no Brasil ganha um novo olhar: elas têm que pagar taxas de juros superiores às dos homens – 34,6% ao ano contra 31,1% –, apesar de registrarem uma inadimplência menor (3,7% contra 4,2%)*. Ainda assim, elas não desistem e seguem em frente, mostrando a resiliência de quem empreende sozinha e, muitas vezes, com recursos limitados.

Graziella Ferrari, de 47 anos, dona e fundadora da Missgatty Brigaderia, destaca os desafios que enfrenta diariamente como única gestora de seu negócio. “Quando vejo o valor dos juros, me sinto desrespeitada como empresária. Pago mais e ainda corro menos risco de inadimplência, mas as instituições financeiras ignoram essa realidade”, desabafa. Para ela, a discriminação de gênero no crédito reflete um sistema financeiro que precisa evoluir. “No fim das contas, acabamos pagando o preço por sermos mulheres e autônomas”, acrescentou.

Graziella Ferrari

Essa realidade não se restringe ao campo financeiro: muitas empreendedoras acumulam atividades, tendo que ser ao mesmo tempo líderes e operárias de suas próprias empresas. Elayne Borel, mentora e CEO da Rede Mulheres de Negócios (MN), aponta o impacto disso na saúde e no bem-estar dessas mulheres. “São mulheres que carregam seus negócios sozinhas, com jornadas de trabalho exaustivas, além das responsabilidades pessoais e familiares. E, ainda assim, demonstram uma taxa de inadimplência menor que a dos homens. Isso é prova de competência, mas também de resistência”, afirma. Ela acredita que mudanças nas políticas de crédito podem não apenas dar mais fôlego a essas mulheres, mas também incentivar mais empreendedoras a formalizarem seus negócios e buscarem crescimento sustentável.

Elayne Borel

Para essas empresárias, o cenário atual ainda exige coragem e persistência, além de uma capacidade constante de adaptação e inovação para manter os negócios vivos e prósperos. “Sigo em frente porque acredito no que faço e sei o valor do meu trabalho, mas, sem dúvida, as condições poderiam ser mais justas,” reflete Graziella Ferrari, deixando claro que, apesar dos desafios, a paixão pelo empreendedorismo feminino no Brasil permanece inabalável.

Fonte dos dados:

*https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sebrae-em-dados-empreendedorismo-feminino

**https://es.agenciasebrae.com.br/cultura-empreendedora/pesquisa-inedita-do-sebrae-es-revela-que-57-das-mulheres-deixaram-o-emprego-para-empreender/

REDUÇÃO NO ICM 

Ontem, dia 18, foi aprovada na Assembleia Legislativa, a redução do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Café Conilon, no Espírito Santo, de 12% para 7%, nas saídas interestaduais, igualando a alíquota à do café arábica. A nova lei muda a forma de calcular o imposto sobre o café conilon cru, sendo válida para estados do Norte,Nordeste e Centro-Oeste, exceto Mato Grosso. O objetivo é trazer mais competitividade ao setor cafeeiro capixaba. O Espírito Santo é responsável, aproximadamente por 70% da produção nacional, nas mais de 50 mil propriedades dedicadas a cultura, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Novo espaço colaborativo para profissionais da saúde

Thiago Nascimento, Enos Bomjardim, Rivaldo Guedes, Gustavo Guedes e Danilo Nascimento receberam semana passada para coquetel de inauguração da OVIVA Consultórios, localizado em Jardim da Penha. A novidade chega para facilitar a rotina de médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, terapeutas e outros profissionais da área da saúde, estética e bem estar, que buscam um ambiente acolhedor e funcional para exercer suas atividades podendo alugar os espaços por hora. Crédito Arthur Louzada

Tatiana Cajueiro, Thaís Ferrari,Enos Bomjardim, Lais Pavese
Larissa Pavesi, Thiago Nascimento e Raabe Linhalis

Jantar árabe

Na última quinta-feira, Geisha Sily ao lado da filha Brunella Bumachar recebeu em seu apê na Praia do Canto, para um jantar de delícias árabes de retribuição à Eulália Chieppe e um grupo de amigas.

Brunella Bumachar e Geisha Sily
Brunella Bumachar, Geisha Sily e Eulália Chieppe
Lara Brotas , Lívia Chieppe, Eulália Chieppe, Nazaré Ferreira , Sandra Matias, Brunella, Bumachar e Flávia Dalla Bernadina

Da web para Vitória                                                                                                     

Com mais de 450 mil seguidores em seu instagram Casa de Valentina, projeto iniciado com o blog homônimo que promove uma imersão no segmento da arquitetura e decoração, a jornalista e publicitária Lucila Turqueto à convite do Club&Casa Design virá a Vitória na próxima quinta, 21 de novembro, para uma palestra inédita reunindo cerca de 150 arquitetos convidados. O encontro será na Casa Mizzi, em Jardim da Penha, com o tema “Técnicas para Descoberta do Novo na Arquitetura”.

Outvino                                                                                                

Colatina ganhou uma Outvino para chamar de sua! Comandado pela empresária Vida Miclos, esse novo espaço, diferente das outras lojas, foi cuidadosamente planejado para oferecer uma experiência completa para os amantes de vinho. O primeiro e único outlet de vinhos do Espírito Santo traz a proposta de tornar o vinho acessível e descomplicado, transformando a experiência de degustação em algo casual e democrático, adequado a todos os momentos. Divulgação

Guilherme Bugarelli, Vida Miclos e Thaís Broetto
Vida e Camili Miclos

CIRCUITO

Gabriela Fonseca inaugura hoje a 1ª franquia da Wine Esmalteria na Praia do Canto. Receberá os clientes com espumante durante a tarde.

Hoje, 16h, convidados de Sinesia Karol irão conferir o lançamento de sua Coleção Summer 24, na Oficina de Ideias de Ana Paula Castro, com direito a dicas de Fernando Torquatto falando sobre moda, beleza e fotografia.

O escritor Maxwell dos Santos lança dia 22, sexta-feira, às 19h, na Sala de Difusão Cultural da Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Praia do Suá, o e-book Máfia dos milagres, uma obra que explora o perigo do negacionismo científico e a importância da luta por inclusão. A história acompanha uma jovem professora que se depara com a disseminação de informações falsas sobre o autismo e decide agir para defender a verdade. A obra promete gerar debates e reflexão sobre temas cruciais da sociedade atual.

Kafa Saadi Junger comemora hoje, com um churrasco em sua residência, o aniversário do marido Francisco Junger. Nossos parabéns ao querido amigo!

Campeão de votos em Vitória, o advogado Aylton Dadalto (Republicanos) já se prepara para o futuro mandato na Câmara de Vereadores e assume o compromisso de criar o Comitê de Apoio ao Mandato Legislativo para debater diferentes setores da cidade, reunindo semanalmente representantes dispostos a trazer boas ideias, indicações e projetos de lei. 

A temporada de amigo-x já começou e quem busca uma opção prática, bonita e com propósito pode apostar nas peças da “Coleção Libermann”, do projeto ArteAcacci. Com opções a partir de R$ 14,99, é possível presentear com camisetas, nécessaire e bloco de ideias e ainda ajudar a Acacci, já que 100% da renda das vendas é revertida para instituição. Os produtos podem ser encontrados nas lojas parceiras, no bazar da Acacci, em Jardim Camburi, e no site.

E TOCA A VIDA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here