Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Deputado Marcelo Santos
Sessão Preparatória para eleição Mesa Diretora da ALES
Comemorando a reeleição do Deputado Marcelo Santos
A nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do ES

Em votação histórica, o cariaciquense é o terceiro presidente eleito por unanimidade na Assembleia, consolidando seu nome no Parlamento capixaba e dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos na Casa

Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere a continuidade do trabalho desenvolvido na Casa e o consenso entre os parlamentares sobre a condução do Legislativo estadual.

Ao longo dos 190 anos da Assembleia Legislativa, apenas dois presidentes haviam sido eleitos por unanimidade: Élcio Alvares, em 2009, e Rodrigo Chamoun, em 2011. Com a votação desta segunda-feira, Marcelo Santos entra para esse seleto grupo, consolidando seu nome na história do Parlamento capixaba com o apoio unânime dos deputados estaduais.

“Renovo com gratidão e senso de responsabilidade essa missão. O Espírito Santo não pode retroceder, e a Assembleia seguirá trabalhando com transparência, diálogo e compromisso com a população capixaba”, relatou o deputado, que destacou também a estabilidade institucional e o protagonismo inédito como um grande diferencial da Casa no último biênio.

A eleição também marcou a ampliação da Mesa Diretora, que passou de sete para dez integrantes com a criação dos cargos de 3º vice-presidente, 5º secretário e 6º secretário, conforme estabelecido pela Resolução 10.313, aprovada no ano passado. Além disso, pela primeira vez na história da Assembleia, três mulheres compõem a Mesa, reforçando a construção de um Legislativo mais inclusivo e representativo.

A chapa única que reelegeu Marcelo Santos também confirmou Hudson Leal (Republicanos) como 1º secretário e Janete de Sá (PSB), reeleita como 2ª secretária, além de outros sete membros. Os parlamentares que compunham a chapa tiveram seus votos automaticamente registrados, mas reforçaram a escolha ao declarar o apoio no plenário.

Os demais deputados também registraram seus votos e ressaltaram a liderança de Marcelo Santos nos últimos dois anos, destacando sua defesa das prerrogativas legislativas, a manutenção da harmonia entre os Poderes, a modernização da Assembleia, a organização do concurso público e as iniciativas em prol da valorização dos servidores.

Um dos destaques da sessão foi a manifestação da deputada Camila Valadão (PSOL), que, diferente da última eleição da Mesa, quando votou contra a chapa de Marcelo Santos, desta vez fez questão de justificar seu apoio. Em sua fala, a parlamentar reconheceu a condução do presidente nos últimos dois anos, ressaltando a valorização dos servidores da Casa e a garantia das prerrogativas parlamentares. “Hoje temos espaço de fala e participação nos debates, e isso se deve a uma gestão que nos permitiu atuar em diferentes frentes”, afirmou Camila.

O deputado Lucas Polese (PL), que na última eleição da Mesa foi contrário à escolha de Marcelo Santos, justificou seu apoio ao presidente reeleito ao destacar um episódio que colocou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo em evidência nacional: a prisão do deputado Capitão Assumção (PL). Na ocasião, Marcelo revogou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, viabilizando a soltura do deputado, em uma clara defesa da autonomia do Parlamento capixaba.

“Poderia citar vários momentos em que o presidente defendeu meu mandato, honrou sua palavra comigo e garantiu meu direito de pautar os projetos em que acredito. Mas resumo em um episódio: quando as prerrogativas desta Casa foram desrespeitadas, ele contrariou a decisão de Alexandre de Moraes e revogou a prisão do deputado Capitão Assumção. Daí, honra a quem tem honra”, declarou.

De acordo com o presidente, a eleição da nova Mesa Diretora representa a continuidade de um trabalho voltado para a modernização e eficiência do Legislativo capixaba. Para Marcelo Santos, a responsabilidade da Assembleia é clara: “Vamos seguir atuando com transparência, diálogo e respeito, garantindo que esta Casa continue sendo um pilar de estabilidade e progresso para o Espírito Santo, e servindo de exemplo para tantos outros estados”.

Fotos: Ellen Campanharo e Lucas S. Costa

Aniversariante do dia

Aniversaria hoje a empresária e franqueada da Ortobom, Michelly Fonseca, que irá comemorar ao lado da filha Rafaela e dos familiares. Parabéns!

Divulgação

Na Casa Martha Medeiros

A paulista Amanda Martins Ribeiro, no evento exclusivo pra clientes de inauguração da Casa Martha Medeiros, que aconteceu esse final de semana em São Miguel dos Milagres, Alagoas _ Divulgação

“One Day Experience Iguatemy e Saint Laurent”

Além de apresentar as novidades da coleção primavera verão 2025, foram compartilhadas algumas curiosidades da marca e a história que consagrou o “Le Smoking”, blazer criado por Yves Saint Laurent em 1966 e que foi eternizado como uma das peças de roupa mais icônicas e elegantes da história da moda.

Laila Nemer e Karla Abad em SP no “One Day Experience Iguatemi e Saint Laurent”_Divulgação

E TOCA A VIDA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here