Na contramão, pela leitura
Pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) revela que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. E não é só isso: pela primeira vez, na série histórica da pesquisa, a proporção de não leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa, divulgada no final de 2024.
Além de fatores relacionados ao custo, a pesquisa aponta que o excesso de tempo no celular tem contribuído para reduzir a disponibilidade e o interesse por outras atividades, como a leitura.
Mas a boa notícia é que há gente trabalhando em prol da leitura no Espírito Santo. Um exemplo é a Escola Monteiro, com seu projeto de letramento literário, que prevê a adoção de, pelo menos, dois ou três livros por trimestre para todas as turmas, dos pequeninos aos adolescentes.
E a lista de autores é bem variada, incluindo nomes de peso como Carlos Drummond de Andrade, Ariano Suassuna, Machado de Assis, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Eva Furnari, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, entre outros tantos. Ponto para a equipe de Penha Tótola, diretora pedagógica da Escola Monteiro.

Comemorando aniversário
Paola Borges aniversariou e comemorou em jantar no Canto do Vinho com o marido Fábio e amigos.

Feriadão na Bahia

Comemoração na Flórida

E TOCA A VIDA!