O Ministério da Saúde lançou  uma campanha nacional de mobilização para a prevenção à osteoporose. A osteoporose é uma doença que deixa os ossos fracos a ponto de quebrarem ao mínimo esforço. Os principais tipos de osteoporose são a pós-menopausa, a senil e a secundária, que atinge pessoas com doença renal hepática, endócrina, hematológica ou que usam medicamentos como corticóides. O excesso de fumo, álcool e café também são fatores que podem levar à osteoporose.
 
O objetivo da campanha é mostrar que a prevenção é a melhor arma no combate a osteoporose e deve começar na infância. "Para Manter Ossos Sempre Fortes é Preciso Prevenir" é o tema da campanha.  
 
A prevenção deve começar na fase intra útero. Aquela mãe que faz um bom pré-natal, que cuida da sua criança, que amamenta e que mantém, durante toda a infância, uma alimentação de qualidade e, com hábitos saudáveis, vai contribuir para que essa criança seja um adulto sem problemas e, consequentemente, uma pessoa idosa com melhor qualidade de vida. 
 
Pais com hábitos saudáveis também levam os filhos a adotarem as mesmas práticas na maioria das vezes. Por outro lado, crianças sedentárias, que ficam muitas horas usando o computador ou assistindo televisão, não brincam ao ar livre e não ficam expostas ao sol, não terão uma vida saudável no futuro.
 
A prevenção da osteoporose engloba medidas como praticar atividades físicas, mas também ter uma nutrição adequada, com dieta rica em cálcio, evitar quedas, não fumar e evitar o excesso de álcool, café e sal. 
 
 
Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here