Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Luiz Carlos Azedo, Ana Flávia Azeredo, Ivan Aguilar, Eduardo Santa Clara, Mara Bortolini, Waldicea Azeredo, Sandra Prates e Maria Oliete Guerra, hoje; Marcela Marques, Francisco Junger, Jair Simmer, Isabel de Souza, Adalto Dias Tristão, Ramon Costa Rodrigues, Áurea Vergara Lopes e Matheus Moulin, 19; Dani Perim de Tassis, Roberta Scárdua, Julia Ferrari Kuster e Zappa, 20; Débora Alves, Christianne Leal Santos Tommasi, Quinzinho Gouveia e Martha Altoé, 21; Rafaela Dias de Rezende e Izabel de Souza, 22; Mauro e Christina Prates, Maria Bernadete Aguirre Von Randaw, Raphaela Milet e Ada Alcinéa Mota, 23; Chrisógono Teixeira da Cruz, Márcia Frauches e Hélio Ferrari, 24.

LUISA Cardoso, para clarear a semana
(Syd Lucas)
 
 
PÉROLAS
 
“Temos um inferno nos presídios: 70 mil presos, pelo menos, em delegacias.”
A frase é de um ministro brasileiro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Seguinte, ministro: 70 mil em delegacias, todos presos. E milhões de outros brasileiros sem ter que cumprir nenhuma pena, presos em suas casas por insegurança nacional. Real, nada de ficção, ministro!
 
“Detesto malhar, faço por obrigação.”
Da atriz Giovanna Antonelli. Igual a ela, outras milhares e milhares. Tudo pelo visual. Nada contra. Tudo a favor.
 
“Dá um toque diferenciado para a atividade.”
Elias Gomes, consultor de RH, sobre a atuação das mulheres em profissões até então monopolizadas pelos homens, como pedreiro, carpinteiro, armador, eletricista, pintor etc. e tal.
 
“É belo ser idoso.”
Do papa Bento XVI, fazendo um apelo pelo respeito aos mais velhos.
 
“Bom pagador arca com inadimplência.”
Bruna Lyra Duque, advogada.
 
“O adolescente fica com a sensação de impunidade e acha melhor continuar no crime.”
Do delegado Wellington Lugão.
 
A FOTO que fala. Anne Volponni
(Syd Lucas)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Brasil tem aproveitado pouco as vantagens comparativas do modal ferroviário, o mais apropriado para países com dimensões continentais como o nosso.”
@marthaeferreira
***
“Se você estiver atravessando o inferno continue caminhando porque a saída vai chegar”
Ana Coeli Piovesan
***
“As aspas podem aprisionar grandes verdades, ou idiotices enormes.”
Zappa
***
“Jesus proteja São Paulo e Santa Catarina, porque os santos sozinhos não dão conta da maldade humana. Amém!”
@marthaesteves. E que o Espírito Santo também escape dessa onda de violência!
 
RODRIGO Campanelli, que não desistiu da arte nas dificuldades e montou seu próprio teatro para encantar as crianças
(Cloves Louzada)
 
Teatro independente
 
Por falta de espaço e aluguéis caros, o ator, mágico e contador de histórias Rodrigo Campaneli resolveu criar seu próprio teatro. Ele, que veio de São Paulo aos 10 anos de idade morar em Vitória, é a prova de que é possível, sim, sobreviver de arte.
***
Há 10 anos, o Teatro Campaneli, na Enseada do Suá, faz a diversão das crianças, com peças carregadas de valores e belas mensagens, sempre aos domingos, às 15h e às 17h. Entre as 14 já encenadas, segundo Rodrigo, “A Cigarra e a Formiga” é a mais antiga, na qual os pequenos aprendem o que é um dom.
***
“No início pensei em desistir, mas segui em frente com apoio da família. São 15 pessoas envolvidas no cenário e figurino. A procura está crescendo, pois muitas pessoas de fora que vieram morar no Estado querem manter o hábito de ir ao teatro. Somos cobrados até pelas crianças”, disse.
***
Neste mês, Rodrigo estreou a peça Rapunzel, em cartaz até 9 de dezembro. Para o próximo ano, a novidade é a volta das aulas de teatro. “A criança que frequenta teatro, ouve histórias ou lê, trabalha todos os medos e aprende a discutir, decidir, a ser forte e ter mais coragem para enfrentar os problemas”, afirmou.
 
O CASAL Maria Inês-Marcos Moraes com a filha Maria Victoria, em sua festa de 5 anos
(Arnaldo Peruzo)
 
 
 
Elas I
Observo que, na maioria dos casos, as mulheres sempre ganham as discussões com os homens. E pesquisas mundo afora apontam alguns dos motivos: elas se comunicam melhor; são mais sedutoras; se expressam melhor explicando logo o que incomoda; negociam melhor com os filhos, enquanto o pai não transige; a linguagem corporal do homem é facilmente percebida pela mulher e aí, é mais um gol delas, sem direito a defesa.
 
Elas II
E segue numa pesquisa que li ano passado: “Elas distribuem as funções nos dois lados do cérebro, enquanto os homens só usam um lado”. E é mais ou menos o que diz um novo trabalho em universidade italiana, publicado quarta-feira última. Há exceções, bem raras, para o que aponta esta pesquisa e outras mais. Pelo sim, pelo não, melhor entender que sexo forte são elas. Sexo frágil, os homens. Pensar diferente é pedir para bater de frente. Ou não?
HELIENE Del Esposti e Renata Gouvea, em lançamento de joias na Aleixo Neto
(Cloves Louzada)
 
Feira de domingo
Tudo bem que ainda falta muito para a revitalização do centro de Vitória, mas na falta de supermercados aos domingos, a dica é correr para a Vila Rubim. Por lá, mesmo aos domingos, é possível encontrar feira de verduras, frutas, temperos, pescados e até mercado aberto! Hoje tem!
 
Posse
Com a saída de Márcio Félix da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, a previsão é de que o novo secretário, Nery de Rossi, seja empossado oficialmente até a próxima terça-feira, segundo informações da Sedes. Diz Nery que este período de transição é necessário para que haja continuidade dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos. Enquanto isso, quem assume a pasta é a subsecretária Cristina Santos. Rossi é gerente do Ativo de Produção de Golfinho da Petrobras no Estado.
O CASAL Sérgio Padilha Junior e Elisângela Colnago com o amigo Jair Altoé, no recente show dos Titãs aqui na Ilha
(Ciro Trigo)
 
Noel dos Correios
O Papai Noel dos Correios será lançado oficialmente no Estado na próxima quinta-feira, na agência central, em Vitória, com a presença do bom velhinho e de algumas crianças participantes. A coordenadora da campanha, Mara de Oliveira, disse-nos que são esperadas 12 mil cartinhas para este ano. No ano passado, 11 mil foram registradas e 9,5 mil adotadas. Além de adotar cartinhas, os “padrinhos” também podem ajudar na leitura e digitação até dia 23 próximo, nos Correios do Centro e da Leitão da Silva. Vamos ajudar?!
 
Férias frustradas
Um risco muito comum para quem pretende alugar imóvel para temporada é o mesmo não apresentar as características anunciadas. Desta forma, o Procon Estadual preparou as seguintes dicas: procure uma imobiliária registrada; faça uma vistoria detalhada antes; cheque se a região sofre com problemas de infraestrutura; exija um contrato; ao final, solicite a presença do proprietário para fazer uma nova vistoria e assine um documento com o registro de sua saída.
TANIA CRUZ e Karen Pacheco em evento de decoração
(Cloves Louzada)
 
Economia de energia
Você sabia que uma impressora a jato de tinta, em repouso, consome 4,5 watts, ou 3,24 KWh num mês – energia suficiente para manter acesa uma lâmpada de 60 watts por 54 horas? A dica da especialista Erica Canal é sempre desligar os dispositivos que não estão em uso no computador. “O ideal é desligar scanner, HDs externos e caixa de som. São pequenas ações que fazem a diferença no final do mês”, orienta.
 
Ovni
Um objeto terrestre não identificado anda circulando pelas ruas de Vitória. Só depois de algum tempo dá para ter noção do que se trata: uma bicicleta cheia de sucatas, garrafas, tecidos e caixa de som corta a cidade de ponta a ponta divulgando as atrações de um circo. E olha que nem mágico tem!
VITOR Camargo e Mônica Demoner
(Cloves Louzada)
 
 
Pânico
A onda de violência, principalmente assaltos, voltou a desencadear a síndrome do pânico. Muitas pessoas estão deixando de sair de casa por medo de sofrerem algum tipo de violência. Resultado: consultórios lotados e aumento no número de pessoas tomando antidepressivos. Sinal de alerta dobrado para os nossos governantes.
 
Motel do cão
Acredite! O Brasil, líder mundial no segmento de motéis, se superou. Foi inaugurado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Animalle Mundo Pet. O motel para cães oferece quartos românticos para curtas estadias, com direito a espelho em forma de coração no teto e colchão vermelho. Ah, sim: cerveja sem álcool sabor carne vermelha e banho de ofurô fazem parte do pacote. Dá até para imaginar o dono falando para seu cãozinho: “Esse é o meu garoto!”.
 
Teste de paciência
A Nasa já está testando internet interplanetária. Aqui em Vitória se testa a paciência do consumidor com a velocidade vendida e bem cobrada, mas o que aparece nos computadores é conexão de baixíssima velocidade, onde muitos clientes – milhares! – pagam, por exemplo, 10 mega e não recebem nem um! Teste o seu computador de forma confiável. Há raros, raríssimos casos de receber pelo que se paga.
 
OS avós Eduardo Guignone e Sandra com a sua neta, a bonequinha Joana
(Cloves Louzada)
 

 

Artigo anterior17 de novembro
Próximo artigoColuna 19 de novembro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here