09/12/12

 

 
Paulo Sérgio Nasser Pacheco, 53 anos,  é octacampeão brasileiro de pesca submarina e foi  campeão mundial em 2002. Nesta entrevista ele conta sobre sua história no esporte e muito mais. 
Confira:
 
 
Quando começou a praticar pesca submarina? 
Comecei a praticar muito jovem, aos 12 anos de idade com meu pai e seus  amigos. Os  lugares preferidos eram as ilhas dos pacotes e o piscinão feito pelas obras do Porto de Tubarão.
 
No último final de semana você foi campeão brasileiro de pesca submarina? Conte-nos sobre como foi essa competição. 
Fomos campeões brasileiros por equipes:eu, Rodrigo Pitanga e Gabriel Santana.Vale ressaltar que a pescasub é praticada sem aparelhos de respiração, somente com o ar dos pulmões.
A competição foi realizada em Cabo Frio e nos dias em que reconhecemos a área das provas, vimos muitos peixes: cardumes de cavalas, badejos, garoupas e uma variedade muito grande de espécies.
Nos dias das provas o mar cresceu , o que significou ondas de até 2,5m, dificultando a pesca e transformando as zonas próximas as ilhas num mar de ondas e espuma. Muitos pescasub não conseguiram pescar e alguns afoitos perderam máscaras, nadadeiras e tomaram grandes sustos. Lembro que mergulhei numa parte crítica por fora da ilha de Pargos, onde ondas muito grandes estavam quebrando contra o costão de pedra…meus companheiros ficaram gritando no barco:vai morrer !!!! vai morrer!!! e eu sendo jogado de um lado para outro pela força do mar.Foi emocionante e conseguí pescar um pampo grande debaixo da espuma. Mesmo assim foram pescados bons peixes, sendo o maior uma garoupa de 19kg pelo atleta de SP Alexandre Yamagushi.
 
Quais as regras da pesca submarina?
Nas competições de pescasub, as regras são bastante restritivas em relação á pratica do esporte. Só são válidos 3 exemplares de uma mesma espécie, além de alguns peixes nobres como garoupas e xernes terem o peso mínimo de 3 kg. Também temos o limite de peso de 10kg para efeito de contagem e eliminação do fator sorte, no qual o peso máximo para pontuação é de 10 kg. Cada peixe capturado vale 500 pts mais 1 ponto por grama até 10kg, a soma do peso mais as bonificações pelas capturas perfazem o total de pontos.
 
Como você se prepara para a competição?
A preparação para a competição se dá com o reconhecimento das zonas de prova sem os instrumentos de pesca, localizando e observando o comportamento dos peixes e cardumes , além do treinamento do físico para atingir as profundidades exigidas nas capturas. Chega-se a pescar peixes a – 30m…
 
Quais lugares do mundo que conheceu competindo?
Os lugares que conhecí viajando para disputa de mundiais foram Espanha, Portugal, Itália, Croácia ,Chile, Peru, Tahiti , além de alguns estados no Brasil.
 
Algum campeonato marcou mais? Conte-nos como foi.   
Em particular me lembro da carga de história  no campeonato do mundo na Croácia, onde mergulhamos num naufrágio da época romana, com ânforas e outros utensílios expostos exatamente da maneira que o navio afundou. Também vimos de perto o resultado da guerra, onde podíamos ver casas destruídas e marcas de balas de grosso calibre ao redor de muitas janelas.
Já no Tahiti, o que marcou foi a natureza selvagem com baleias e tubarões presentes em quase todos mergulhos e atacando alguns peixes arpoados, além de mergulhar em dias com ondulação muito grande e sentir a força daquelas ondas. Vivemos 20 dias com o pessoal nativo da ilha e foi uma experiência inesquecível.
 
 
Um pouco sobre o seu dia  a dia e o que gosta…
 
 Além dos exercício direcionados para a pesca, faz  outra atividade física? Qual?
Gosto de praticar  muitos esportes e como exercício, faço pilates, que sentí que me ajudou muito a não sofrer contusões e me deu mais força.
 
Uma música?
Stairway to heaven
 
 Uma viagem inesquecivél e um lugar que ainda deseja conhecer?
Viagem inesquecível foi para Havaí, sozinho em 1976, eu tinha  17anos. Queria conhecer mais ilhas da Polinésia Francesa, sou fascinado com a vida submarina naqueles abismos de coral…
 
Um refúgio?
Um barco ancorado no meio do mar ou numa praia deserta…
 
Um livro?
Tenho lido pouco, mas gostei muito e fiquei muito tocado com "A Cidade do Sol "
 
 
Um restaurante?
Sou bicho do mato…saio pouco .
 
 
Uma comida?
Sargo de dentes assado 
 
Deus?
Deus da minha maneira.
 
 
Família?
Família é a base de tudo.
 
Uma frase que é seu lema de vida?
Valorize cada conquista.
 
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here