Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Getúlio Azevedo, Celinha Altoé, Fátima Coimbra, Ricardo Silveira, Isadora Coan Proscholdt, Suellen Decottignies e Alexandre Pop, hoje; Juliana Magalhães, Aline Mantovanelli e Amaro Pereira Neto, dia 7; Sérgio Borges, 8; Pedro Valls Feu Rosa e Paul Avila, 9; Lygia Malta, 10; Elvécio Faé, Marcos Bicalho e Giselle Da Rós, 11; Mariana Reis, Guilherme Monsanto e Cinthya Duarte, 12.

 
EM família. Nelson Lawall e Martha com filhos, nora, genro e neto, no Réveillon do Mais
(Pepê)
 
 
Eles nas redes sociais
 
 “Às vezes eu olho pra algumas pessoas e penso: é sério que foi esse espermatozoide que ganhou?”.
@anonimofamoso
 ***
“Rubens Barrichello saiu da F1, foi para a F-Indy e agora assinou com a Stock Car… Do jeito que a coisa vai, logo logo ele assina com o Vasco”.
Beto Camara Gomes
*** 
“Numa coisa os idiotas são insuperáveis: na quantidade.”
@f_r_a_g_a
VERÃO em Vitória. Carol Hemerly, Taissa Pinheiro Maira Azeredo, confirmando que a mulher capixaba é a mais do Brasil
( Rúbia Klippel) 
 
 
PÉROLAS
 
 “As empresas querem encontrar um atleta supercampeão para apoiar, sem antes dar suporte a quem está começando”.
Da pentacampeã mundial de bodyboarding Neymara Carvalho. 
 
***
 “Se não houver mudanças, em uns três anos, Vitória pode entrar em colapso”.
Paulo Lindoso, presidente do Instituto Brasileiro de Trânsito (Ibetrab), sobre o futuro da mobilidade urbana na Capital.
 ***
“Envelhecer é inevitável. Perdemos a beleza biológica para ganharmos belezas mais interessantes”.
Da estonteante atriz Mônica Bellucci, 48 anos de idade, que vai se mudar para o Rio em março de 2013 junto com as duas filhas e o marido, o ator Vincent Cassel.  
***
“Rede social não é rede trabalhal. Que faça isso no seu lazer”.
Jô Furlan, autor do livro “Teoria da Inteligência Comportamental Humana”, criticando o acesso às redes sociais durante o expediente de trabalho.
***
“A Unidade do Espírito Santo tem curvas de produção ascendentes”.
José Formigli, diretor de Exploração e Produção da Petrobrás.
 ***
“Se o SUS não tem meios próprios de promover a internação, que pague em uma clínica particular”.
Do advogado Marco Antônio Gomes, sobre o sofrimento de muitas famílias que não têm condições de bancar um tratamento para os filhos usuários de drogas.
***
 “Em sua grande maioria, eles atuam com empreiteiras que prestam serviços de grande porte à União”.
Leonardo Bortolini, que atua numa corretora, sobre os cinco bilionários do Estado.
 
SANDRA Matias e os filhos Vicente e Luiza
(Octavio Bastos)
 
 
Gesto carinhoso
 
"Capixaba eu sou", é nome da música composta pelo maestro Wagner Tiso em homenagem ao Espírito Santo. Ele teve o nome aprovado como cidadão espiritossantense pela Assembleia Legislativa num projeto do deputado Marcelo Santos que aceitou nossa sugestão. E a música foi executada no Theatro Carlos Gomes, dia 20 de novembro último, num evento que nós produzimos. 
***
Semana passada aqui em vitoria o maestro Wagner Tiso  entregou-nos  duas cópias em cds com sua mais nova composição, gravada num estúdio no Rio. Uma cópia entregarei ao governador do Estado, Renato Casagrande, que gostou da notícia e deseja ouvir a marcha rancho,  e a outra ficará no meu acervo de músicas mais de 20 mil músicas. 
***
Hoje será executada no programa que produzo na Tribuna FM “As músicas que gostamos de ouvir”, das 20h às 22h. Valeu, maestro Wagner Tiso! Agora vou pesquisar um compositor capixaba para colocar letra na bela marcha rancho.
 
 
O CASAL Bruno Silveira e Alini Avancini convidados de Renata Pacheco, no Réveillon em Guarapari
(Renata Pacheco)
 
 
 
Reis e gratidão
Hoje é Dia de Reis e de desmontar a árvore de Natal. O que muita gente não sabe é que hoje também é comemorado o Dia da Gratidão. Que tal agradecer pela vida?
 
Engarrafamento
Um dos motivos que geram engarrafamentos pelas ruas de Vitória são pais que simplesmente transformam as ruas da escola do filho em estacionamento particular. Param, descem, despedem dos filhos… Tudo com o carro fechando o trânsito! A prefeitura deveria exigir que os locais tivessem estacionamento ou ao menos área reservada para embarque e desembarque de crianças. Hoje o quadro não se repete: férias! Em fevereiro com certeza, mas algo precisa ser feito para reparar isso.

O CHAMEGO: Elias Baltazar, diretor do GV Bus, e sua mulher, Maria Madalena, Procuradora do Estado

 

Drinque gourmet I 
Sem dor de cabeça! A coquetelaria gourmet chegou forte por aqui e até os homens estão aderindo aos drinques, que até então eram mania delas. Segundo o especialista Luca Moraes, a profissionalização gerou o mixólogo, que cria as receitas baseado na funcionalidade dos ingredientes e entende do processo de fabricação das bebidas. “O mixólogo é para o coquetel o que o enólogo é para o vinho”, explica. 
 
Drinque gourmet II
Ele utiliza elementos exóticos, como cranberry, melancia, mirtilo, gengibre, manjericão, hortelã e até geleias importadas, em especial as de amora e pimenta. Além de casamentos, formaturas, eventos e shows, Luca criou um “open bar” infantil, com bebidas sem álcool feitas de xaropes e sucos naturais. “Para o verão, a dica são drinques refrescantes e o mais pedido é o de limão com gengibre”, disse.   
INÊS e Solimar Patrício, casal cachoeirense em festa em Vitória 
(Octavio Bastos)
 
Lenços
Que venham os lenços. O inverno promete ser um luxo com mulheres usando e abusando de lenços de várias cores, formatos e modelos. Sim! Inverno! A indústria da moda já fala em primavera!  Mas as consultoras de moda alertam: é preciso de bom senso para não exagerar na dose.  “Use lenço somente em um local. A ideia de misturar lenço no pescoço, na alça da bolsa e na cintura compromete o visual”, destaca a consultora Maria Cândido Ferrari.
 
Mudança
Alguns moradores de edifícios na Grande Vitória não possuem senso de comunidade na hora de mudar. Em Jardim da Penha na última semana uma família resolveu parar por exatos 39 minutos os dois elevadores de um prédio em função de sua mudança. Tanto a transportadora, como o zelador deveriam ter apelado ao bom senso. Para quem não sabe, há regras de etiqueta e educação até para mudanças.
Protetor
Verão é sinônimo de alegria, praia e piscina, esportes e lazer e, para alguns, também de trabalho. Mas, independentemente de onde você estiver, é também a estação do ano que exige mais proteção para a pele, que deve estar sempre bem protegida por filtro solar e, principalmente, hidratada, faça chuva ou faça sol, ao ar livre ou em ambiente fechado.
Pesquisas apontam que 70% dos brasileiros não têm o hábito de usar protetor solar.
ANDRÉ Lellis e Lilian Moussalem
(Pepê)
 
 
Despreparo
Vender ou apresentar um produto requer conhecimento. Em algumas lojas da Grande Vitória a simples compra de uma TV de LCD pode virar uma dor de cabeça.
Leitora da coluna esteve em três lojas e em nenhuma delas encontrou um vendedor que pudesse apontar a diferença entre dois modelos de marcas distintas que ela estava em dúvida. Tudo por que a leitora queria orientação de quantas polegadas era ideal para uma sala de 25 metros quadrados. Voltou sem levar o aparelho!
Terminais privados
O Brasil possui 34 portos públicos e 129 terminais privativos. Para o diretor de Itaoca Offshore, Álvaro de Oliveira Jr, o número é insuficiente. “A indústria petrolífera brasileira, em especial, precisará de uma estrutura própria, capaz de possibilitar a máxima eficiência na prestação de serviços para toda a cadeia de óleo e gás. Dessa forma, o incentivo aos terminais privados será uma ação determinante para o futuro do setor”, avalia.

Nomes de novela
As novelas têm influenciado a escolha dos pais na hora de decidir o nome dos filhos.  Júlia, Sofia e Miguel, por exemplo, já são nomes comuns entre os pequenos. Outra tendência é de registrar os filhos, principalmente os meninos, com nomes curtos. Isso aqui no estado!
 
CÍCERO e Mayko Ribeiro
(Pepê) 
 
 
 
De carga
Repercutindo nota sobre o abuso de alguns motoristas de carga nas ruas da Grande Vitória, leitora conta que flagrou esta semana um caminhão dando ré e empurrando um poste de iluminação pública, numa rua que nem asfaltada é, em Vila Velha. “O caminhoneiro fugiu e deixou o poste inclinado, correndo risco de cair em alguém”, denuncia.  
 
Restos de campanha
Acredite! O ano virou, novos prefeitos tomaram posse, mas ainda existem restos da campanha passada espalhados pela Grande Vitória. Na periferia de Vila Velha, o que mais se vê são placas dos candidatos nos muros das casas. Faxina!
 
ALEX e Ana Paula Lima
(Pepê) 
 
 
Artigo anterior05 de janeiro
Próximo artigoColuna 07 de janeiro
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here