19/02/13

Os vinhos asutríacos estão ganhando ganhando espaço no Brasil e as safras de brancos, tintos e rosés e de vinhos de sobremesa  cada vez mais apreciados e premiados. Esses vinhos são produzidos segundo regras rígidas de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Agricultura local. A atração principal são as uvas nativas. Entre as 35 cepas cultivadas, dezessete são típicas do solo calcário do país.  O apaixonado por vinhos Cícero Moro comenta sobre a "moda" dos austríacos. " Estão na moda vinhos de países sem cultura para grandes produções de vinhos, pois além de serem mais difíceis para serem achados, são considerados mais exóticos pelos apreciadores em geral. As vinículas destes países costumam dar um toque mais refinado por ser tratar de produções para quantidades menores e menos comerciais do que os vinhos com rotulagem mais conhecidas por todos", diz ele. 

Cícero cita a Austría e também a   Hungria,  como paíse  que estão tendo uma ótima aceitação pelos importadores,  e explica: " Existem alguns fatores que ajudam ambos países a fazerem sucesso em suas produções de vinhos. Em primeiro lugar  são países vizinhos, possuem o mesmo clima e tem o maior rio da Europa cortando suas divisas que é o rio Danúbio. As águas cristalinas deste rio gelado também são utilizadas para produções de vinhos, e são muito úteis para ajudar na formação do Terroir de cada produção". 

Ele cita dois rótulos que i já são comercializados no Brasil. 

 
– Áustria: Vinícula Terrassen Reserve Loimer e Wenzel Gelber ( vinhos brancos encorpados, frescos e com ótima acidez )
 
 
Hungria: Vinícula Tokaji Aszú e Dobogó Mylitta ( Também vinhos brancos e bastante adocicados com aromas de vegetais e frutas).
 
 
 
Após a indicação, Cícero comenta. " Tenho certeza de que farão sucesso entre seus amigos se você levar alguns destes vinhos para degustar numa tarde quente, no final de semana". Então,  aproveitem os últimos finais de semana do verão para apreciá-los. 
 
 
Mais sugestões de vinhos astríacos: 
 
– Prieler Johanneshohe 2008
 
– Esellmann Hochacker 2008
 
–  Heidi Schrock Furmint 2009
 
– Klein Eiswein 2009
 
 -Kracher Cuvée Beerenauslese 2009
 
– Pittnauer Burgenlander Rot 2012
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here