24/02/13

 

Fábio Henrique  Pina Nielsen é diretor geral do Detran/ ES. Ele  nasceu em São Paulo, mas  reside há 14 anos no Espírito Santo. Casado e pai de três filhos, formou-se em administração de empresas, tem cursos de especialização (MBA) em “Logística Empresarial” e “Gestão Empresarial” pela Fundação Getúlio Vargas, localizada no Rio de Janeiro. Nesta entrevista ele fala sobre a Lei Seca, a conscientização no trânsito e sobre o que gosta no dia a dia. Confira:
 
 
Acredita que a Lei Seca, agora mais rigorosa, reduzirá bem o número de acidentes e mortes no trânsito?
Sim, acredito. Os números ainda são alarmantes, mas estamos desempenhando um papel importante com vistas à redução de acidentes. O nosso governo trabalha incansavelmente no programa “Juntos Pela Vida”, que está focado em três frentes: educação, fiscalização e infra estrutura.
 
O motorista capixaba está mais consciente da responsabilidade que é dirigir? 
Está evoluindo. O Governo está investindo em muitas Campanhas Educativas para conscientização. Além disso, o trabalho realizado pelo Batalhão de Trânsito, por meio das Blitze, vem alertando e inibindo os condutores quanto ao ato irresponsável da combinação de bebida alcóolica e direção, a importância do uso do cinto de segurança, bem como  o respeito as regras de circulação e as leis de trânsito.
 
 
Além da fiscalização constante, quais outras  as ações necessárias para que essa conscientização seja quase 100%, e reduza consideravelmente o índice de violência? 
A educação na escola é a nossa grande aposta, pois acreditamos ser a base para alcançarmos os objetivos no que tange a conscientização. O programa de governo “Juntos na Escola”, que está sob o guarda chuva do programa Juntos Pela Vida, vem trabalhando essa questão por meio da transversalidade do tema trânsito nas eventuais disciplinas das instituições de ensino. Assuntos como travessia na faixa de pedestres, placas de trânsito, uso do cinto de segurança, entre outros, são abordados nas matérias ofertadas pela rede de ensino (português, história, geografia). O objetivo é desenvolver conhecimentos e fomentar atitudes positivas dos alunos no trânsito, e fazer cumprir o art. 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina a promoção do ensino de trânsito nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos de trânsito da União, estados e municípios. Vale ressaltar que em 2012 foram contemplados todos os alunos do ensino fundamental da rede pública estadual dos municípios de Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana, São Mateus, Linhares, Guarapari, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Em 2013 continuaremos com essa proposta e já estamos estudando a possibilidade de estendê-la ao ensino médio.
 
Muitos motoristas que tiram a vida de alguém ou de uma família inteira dirigindo embriados não são punidos como deveriam, apenas pagamum fiança. Qual a sua opinião sobre essa impunidade
que ainda existe? É culpa da legislação?
A lei existe e é rigorosa. O problema é que a frota de veículos vem aumentando assustadoramente. Existe demanda para a fiscalização, entretanto, o excesso de prazos recursais acabam gerando morosidade na efetivação da penalidade e, consequentemente, isso gera um pensamento de impunidade. Mudar o pensamento de um adulto, que já tem opinião formada, é difícil e principalmente fazê-lo medir as consequências desse ato falho: beber e dirigir. Sou favorável a uma lei mais rigorosa.
 
A Lei Seca também vai fiscalizar  aqueles que dirigem sob efeitos de drogas. Como será essa fiscalização e   a punição?
Já existem equipamentos que auxiliam nesse sentido. Estamos buscando no mercado alternativas.
 
 
– Agora, vamos falar um pouco da sua vida pessoal, do seu dia  a dia e o que gosta…
 
Faz atividade física? Qual?
Sim, jogo futebol, tênis,  pratico corrida e faço academia.
 
Uma música?
Summertime
 
Uma viagem inesquecível e um lugar que ainda deseja conhecer?
Nova York…. conhecer: Dinamarca
 
Mar ou Montanha?
Espírito Santo
 
Um Refúgio?
 Minha varanda
 
Um livro?
A Arte da Guerra
 
Um filme?
Titanic
 
Um restaurante?
Lareira Portuguesa …momentos marcantes
 
Uma comida?
Paella
 
Deus?
 Minha força
 
Para encerrar, qual mensagem você deixa a todos motoristas? 
Sejamos verdadeiramente conscientes e responsáveis no trânsito, lembrando que a vida é uma só!
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here