21/04/13

 

 
Josiane Dalvi Alves, arquiteta formada na 1ª Turma de Arquitetura e Urbanismo da UFES, é uma profissional para quem o trabalho ocupa um importante lugar na vida. Depois de iniciar sua trajetória no escritório de Bebeto Vivacqua, ela não mais parou e desde 1988 responde pelo seu próprio escritório. O currículo da arquiteta revela experiência em projetos de arquitetura e interiores residencial, comercial e corporativo. Tanto nos projetos arquitetônicos quanto nos de interiores, a arquiteta se propõe a "empreender com competência e responsabilidade uma busca constante por soluções diferenciadas e harmoniosas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos clientes". Nesta entrevista ela fala sobre o mercado de arquitetura e sobre o que gosta no seu dia a dia. Confira: 
 
Quais são os fatores mais importantes em um projeto de arquitetura, na sua opinião?
Primeiro, ouvir o cliente. Depois, ouvir o cliente. E, por último, ouvir o cliente um pouco mais! Pois, somente quando entendemos seus desejos é que criamos o vínculo de envolvimento e  podemos nos empenhar e oferecer a melhor solução  para o projeto. Conhecer bem o terreno, suas características e o entorno ,  escolha do partido arquitetônico e estrutural. Estes são fatores fundamentais para o êxito do bom projeto.
 
Como imprime sua identidade a seus projetos? Qual o estilo e características das suas obras? 
Cada projeto, independente do porte, para mim é único. É sempre um grande desafio que encaro com a vontade do primeiro e a experiência de todos os outros. Com o passar do tempo, a arquitetura evolui, assim, considero que minha identidade está mais no processo do que no resultado estético de cada obra. Mas pontuo: Modernidade, conforto e versatilidade, como características importantes.
 
Em relação a materiais, cores, o que está em alta no mercado? 
Materiais de fácil manutenção, grande efeito estético e boa relação custo benefício!  Difícil né? Encontrar tudo  isto num só produto?  Mas na prática é assim mesmo. São muitas idas e vindas em lojas e fornecedores, pesquisas  até encontrar a especificação mais adequada pra cada caso.
 
Uma das tendência da arquitetura hoje é a questão da sustentabilidade. Qual o fator determinante ou como podemos  escolher um projeto mais ecologicamente correto? 
Os edifícios "verdes" são cada vez mais uma realidade no mercado. Seguramente, fundamental é o edifício ser projetado visando um menor consumo de energia, seja na climatização, no melhor aproveitamento da luz natural e na captação e reuso da água tratada.
 
Como acontece seu processo de criação?  
Após a definição do programa de necessidades, conhecimento de todos os fatores físicos, técnicos,  começo a sonhar:  solucionar planta baixa,  volumetria….. acordada , as vezes dormindo, meio da noite …… Importante é reconhecer que há um tempo necessário para amadurecimento das questões. E aí, a idéia flui.
 
 Qual sua opinião sobre o mercado de arquitetura capixaba? 
Amadureceu! Felizmente, as pessoas reconhecem o valor de contratar um arquiteto! 
 
Vamos falar sobre  seus gostos e preferências no dia a dia
 
Faz atividade física? Qual?
 Sim, acordo cedo todos os dias, e com prazer, !faço caminhadas e ginástica.
 
Uma música?
La forza della vita! Cantada por Renato Russo
 
Uma viagem que marcou?
Vou falar de duas: Rio de Janeiro turístico com meus filhos. Quantas emoções! E a minha primeira viagem a Europa. Inesquecível! 
 
Um lugar que ainda quer conhecer?
Grécia
 
Um refúgio?
Casa dos meus pais em Linhares,  especialmente  na varanda aos domingos, com todos os mimos a que temos direito. 
 
Um livro? 
A nova cultura do desejo. De Melinda Davis, americana, consultora de tendências que investiga o que as pessoas querem no presente, o que vão querer nos próximos anos e os motivos que as levam a esses novos desejos.
 
Um filme?
Sob o sol da Toscana
 
Um restaurante?
Lareira Portuguesa, onde já celebramos muitas datas importantes.
 
Uma comida?
Vatapá! Adoro!  preparado por minha Mãe ou por Minha Sogra, apesar das receitas serem  diferentes são imperdíveis e ficam na memória de quem já provou. 
 
Deus? 
Desde muito cedo aprendi que é minha fé!
 
 Família?
Minha força e amor maior!
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here