24/04/13

 

A  4ª andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus)  começa nesta quinta-feira , 25 de abril, e vai até o dia 1º de maio. Essa é a última etapa da andada. Neste período, seguindo a portaria nº 01, de 7 de janeiro de 2013, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, são proibidas a cata e a comercialização do crustáceo em todo o território capixaba. A preservação do caranguejo-uçá está sendo ameaçada, assim como o próprio mangue.
 
Na 3ª andada, que aconteceu entre os dias 26 de março e 1º de abril, foram apreendidas 67,5 dúzias de caranguejo. Os crustáceos apreendidos, depois de serem monitorados, são devolvidos ao mangue da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
 
Somando as três andadas de 2013, foram apreendidas 297 dúzias de caranguejo-uçá, nos mangues da Ufes, Maria Ortiz, Ilha das Caieiras e nos pontos de venda, como Vila Rubim, Canal dos Escravos, Clube dos Oficiais, em Camburi, Praia do Suá (na região das peixarias) e rua Sete de Setembro.
 
A fiscalização em Vitória conta com a parceria da Polícia Ambiental, da Guarda Municipal, dos agentes do Ibama e dos agentes ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Quem é flagrado catando ou comercializando é punido por crime ambiental e tem os caranguejos apreendidos.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here