Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Ana Carolina Dettino, Franciane Pedrosa, Nami Chequer e Flávia Scárdua, hoje; Luciana Chaves, Rita Bumachar, Lorenza Tanure, Terence Rangel, Lygia Bellotti e Ricardo Ferraço, dia 17; Cristina Leal Silva, 18; Kamylla Neves, Raquel Brandão, Mariana Poubel e Rose Frizzera, 19; Maíta Mota, Miguel Sarkis, Suellen Perdigão e Edson Bonadiman, 20; Cristiane Valle dos Santos e Gilson Mansur, 21; Aloízio Faria de Souza, Maria Madureira, Gláucia Duarte, Noslen Salles e Mariana Clark, 22.
“A GENTE merece ser feliz!”, diz uma música de Ivan Lins. E a foto aponta bem isso, clicada na festa do Dia dos Namorados, no Le Buffet, quarta-feira passada. E Toca a Vida!
(Cloves Louzada)
 
 
PÉROLAS
 
“Explosão da violência exige ação drástica.”
Jorge Aragão, especialista em Segurança Pública e Privada.
 
“Parecem bigodinhos verticais que me fazem pensar em Hitler ou Sarney.”
Arnaldo Jabor, escritor, sobre a nova moda na depilação íntima das mulheres.
 
“Fomos até o Terminal do Ibes e pegamos o 507.”
Do motorista Renato Gouveia, contando que pediu a namorada em casamento dentro de um ônibus lotado. Ah, o amor…
 
“O Exército tem a obrigação de ajudar.”
Major Ricardo Trisi, oficial de Relações Públicas do 38º Batalhão de Infantaria, sobre a parceria do Exército no combate à dengue em Vila Velha.
 
“A GENTE merece ser feliz!”, diz uma música de Ivan Lins. E a foto aponta bem isso, clicada na festa do Dia dos Namorados, no Le Buffet, quarta-feira passada. E Toca a Vida!
(Cloves Louzada)
 
Eles nas redes sociais
 
“Alguns sentimentos estranhos, enterrados no tempo, andam ressuscitando no Brasil.”
@Garamba
***
“Todo covarde ama a autoridade.”
@nemoid321
***
“Triste viver em um mundo onde Gandhi saiu de moda.”
@Cardoso
***
“Selagem… blindagem… esse povo está falando de carro ou de cabelo???”
Syria Luppi
 
CELSO Marcon e Eva Maria de Jesus curtindo a noite dos enamorados
(Cloves Louzada)
 
 
Museu do café
 
Tudo a ver! O cultivo dos cafezais capixabas, iniciado na metade do século XIX, representa hoje mais de 40% da renda agrícola estadual. O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, com 78% da produção nacional, e o segundo maior produtor nacional de café, representando cerca de 25% da produção do País. Não seria a hora de ganharmos um museu do café capixaba?!
***
Jair Coser, importante empresário do setor no País, apoia a ideia. “A base da cultura e da economia do Estado toda vida foi o café, desde a imigração italiana. E continua sendo. É a atividade que mais distribui renda e tem sido a grande razão do nosso desenvolvimento. Já deveríamos ter um museu do café há tempos, seja em Vitória ou na região Norte”, disse.
***
O empresário Jônice Tristão também ficou animado com a sugestão. “É dar mel para abelha! Além de preservar a memória, o museu seria um importante instrumento para os jovens aprenderem com o passado. Meu receio é que muitas dessas peças históricas não existam mais. Será necessária uma intensa pesquisa”, conclui.
 
O CASAL Christiano Canedo e Juliana Braz
(Cloves Louzada)
 
 
 
Jayme e Kleber
A 1ª fase das obras no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória, está prevista para terminar no próximo mês. Em dezembro, termina a segunda. O centro abrigará trabalhos em nove modalidades esportivas, com investimentos superiores a R$ 16 milhões. Já as obras do Estádio Estadual Kleber Andrade ultrapassaram 40% de seu total e a previsão é que ele seja inaugurado em fevereiro de 2014. Que venham!
 
Pau que dá em Chico…
“Os protestos na Turquia são uma boa lição de História ou de Ciência Política”, publicou João Pereira Coutinho, jornalista da Folha de São Paulo, esta semana. E sobre outras manifestações da população mostradas na história mundial, diz que “o problema na Turquia não está apenas na destruição de um parque. Está no crescente autoritarismo do primeiro-ministro Erdogan e nos desvios que ele tem introduzido no país”. “Quando a população está cansada do autoritarismo de um governo, qualquer pretexto serve para incendiar as ruas”. Registrado.

NA ABERTURA do Vitória Expovinhos, o diretor de Atendimento do Sebrae-ES, Ruy Dias de Souza; o vice-governador, Givaldo Vieira; o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira; e o diretor técnico da instituição, Benildo Denadai
 
 
Conexão Linhares
Empresários capixabas comemoraram a extensão até Linhares da ferrovia que vai ligar Vitória ao Rio de Janeiro. O vice-presidente da ONG Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, diz que a extensão era um pedido antigo. “O Espírito Santo vive um novo ciclo, que é da logística. Hoje estamos falando de integração com rodovias, ferrovias e portos. Estamos na entrada e saída do comércio exterior e não vamos mais ser tratados apenas como mais um estado”, afirmou.
 
Chefe de disciplina
A colega jornalista Celeste Franceschi comentava dia desses que sente saudade dos velhos tempos por um motivo bem específico: “Sou de um tempo em que na escola havia um profissional muito respeitado, o ‘chefe de disciplina’. Cabia a ele cuidar do cumprimento das normas internas da escola e ficar de olho nos alunos que agiam em desacordo. Hoje, nas escolas, os alunos têm mais liberdade. Mas, por outro lado, acabou o respeito. As regras da boa convivência passaram a ser ignoradas. Protegidos por uma ‘lei’, os menores aprontam e ninguém pode fazer nada”, disse ela.

ADRIANA Saadi, Andrea Giestas, Daniela Pimenta, Cinthia Chieppe e Aline Eisenlohr
(Cloves Louzada)
 
 
Inteligência positiva
Quem faz muita coisa ao mesmo tempo tem cérebro ineficiente, afirma Shirzad Chaminé, autor do recém-lançado livro “Inteligência Positiva”. “Fazer multitarefas interrompe ciclos e dispersa energias ao passar de uma atividade para outra. O que é legal de verdade é estar tão em controle da sua mente para comandá-la a se concentrar em uma coisa só, sem divagar de um lado para outro”, conclui. Epa!
 
História de pescador
Os fornecedores de pescados de um quiosque em Ponta da Fruta, Vila Velha, com extensa colônia de pescadores, são da Vila Rubim, em Vitória! “O valor que os pescadores daqui cobram é quase 30% mais alto que o da capital”, disse o proprietário. É mesmo inexplicável o preço de peixes e mariscos cobrado em um Estado de extenso litoral, de Conceição da Barra a Presidente Kennedy…
FÁBIO Dalvi e Flávia em noite animada em Jardim Camburi
(Cloves Louzada)
 

 

Strike na diversão
Vitória continua órfã de um bom e divertido boliche. É inimaginável uma capital sem pelo menos um! Até Vila Velha e Guarapari têm – mesmo sendo ultrapassados. Outra carência por aqui são bares descolados com karaokê – há quem goste, e muito!
 
Book no estrangeiro
Claro que o mais importante da viagem é a experiência que fica, mas as fotos são fundamentais para reviver os momentos tão incríveis. O problema é que nem sempre os turistas encontram gente com boa vontade – e o mínimo de talento! – para tirar boas fotos. Então, para garantir registros inesquecíveis, uma novidade promete ser sucesso: books profissionais! “Uma fotógrafa vai junto nas viagens para Disney e Nova Iorque, acompanhando os passageiros em todos os momentos”, contou a agente de viagens Juliana Magalhães.
Corrida x caminhada
Tanto caminhar quanto correr proporciona ótimo condicionamento e fortalecimento muscular. É o que afirma o educador físico Carlos Klein. “A corrida gasta mais calorias do que a caminhada, mas sobrecarrega as articulações. Uma caminhada intensa e com inclinações no percurso pode resultar em um trabalho aeróbico e muscular semelhante ao de uma corrida leve. O melhor exercício, portanto, depende de cada pessoa”, orienta.
LILIAN e Neto Soares em concorrido evento na Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
 
Catálogo das orquídeas
Pela primeira vez, está sendo realizado no Espírito Santo um levantamento de todas as espécies de orquídeas. O estudo é inédito no País. Segundo o pesquisador Renato Bolsanello, existem 3,5 mil espécies catalogadas no Brasil, sendo 750 do Estado. “Muitas delas estão em extinção. A região da Serra do Castelo é a que reúne a maior variedade de espécies no Espírito Santo”, informou.
 
 
Shoppings no interior
Neste ano haverá um recorde de inaugurações de shoppings no País, com novos centros em 41 cidades do interior, incluindo o Espírito Santo. Em 2014, serão mais 32. Até o fim do ano, cerca de 51% dos shoppings em operação no Brasil estarão em cidades do interior. Mas especialistas alertam para o excesso de empreendimentos e a qualidade dos centros comerciais. A conta aproximada é que uma cidade de 150 mil habitantes comportaria um shopping médio.
 
Acessibilidade
Na restauração do Convento São Francisco, no centro de Vitória, que será reinaugurado na primeira semana de julho, foi construída uma rampa de acesso com piso antiderrapante e corrimão, além de uma entrada alternativa para cadeirantes. A historiadora Diovani Favoreto resgatou, com sua equipe, características do local, que começou a ser construído no século XVI e é o segundo mais antigo do Brasil, atrás apenas do de Olinda. Uma porta e uma janela, até então desconhecidas, foram descobertas embaixo de camadas de tijolos, assim como a localização do antigo porão.

A BONITA Michele Zani
(Cloves Louzada)
 

 

 
Artigo anterior15 de junho
Próximo artigoColuna 17 de junho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here