Bom dia!
Os cumprimentos da coluna aos aniversariantes da semana: Flávia Ferraço, José Carlos Bacchetti, Denise Zanchetta Penedo e Rodrigo Pereira, hoje; Elizabeth Tannure Silva, Denise Póvoa e Whagner Torezani, dia 15; Luiz Bedran, Monika Serrão, Atílio Colnago, Ruthinha Romanelli, Anna Cláudia Lacourt de Moraes, Fernanda Portela, Vera Miled e Sidney Dettino Júnior, 16; Osvaldo “Bado” Potch, Márcio Gonçalves, Danielle Rezende, Christine Fassarella, Louise Lacourt, Josiane Alves, Dalila Peixoto e Brunella Pim, 17; Raquel Avanza, Marcos Dessaune, Marcos Moraes Costa, Daniel Rozindo e Ruy Dias de Souza, 18; Marcos Hygino, Roberta Epichin, Emar Batalha, Beatriz Lobo Gomes, Patrícia Ferrareis e Flávia Mirella Izoton, 19; Otacílio Coser, Mariella Gottardi, Vanir Machado Bayerl, Arízio Varejão, Gustavo Lougon Misse e Marcelo Santos, 20.
 
TEREZA Carneiro Mendonça, Gracinha Nader e Maria Tereza Bedran em jantar na Ilha
(Cloves Louzada)
 
 
PÉROLAS
 
“Se fosse só de mim eu até me manifestaria, mas o Lobão fala mal de todo mundo.”
Gilberto Gil.
 
“Não adianta jogar profissional importado em hospitais do interior se não existe estrutura.”
Kalil Filho, cardiologista de Dilma Rousseff, lembrando que o Brasil tem outras prioridades na saúde.
 
“A pessoa já tem que estudar seis anos, fazer uns quatro anos de residência, mais uns três de especialização e agora mais dois para pegar o diploma. Governo: desestimular o estudante de Medicina, você está fazendo isso certo.”
Ednilson Júnior, sobre a obrigatoriedade de estudantes de Medicina trabalharem dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) antes de tirarem o diploma.
 
“Alface não dá neurônio. Não sou coelho para ficar comendo folha.”
Susana Vieira, atriz que jura que comer pão com muita manteiga a deixa inteligente.
 
A COLATINENSE Sophia David
(Cloves Louzada)
 
 
Eles nas redes sociais
 
“Não tem loucura maior que copiar a loucura dos outros. Se você vai ser louco, pelo menos seja original.”
@rosana
***
“Você gasta a mais em produtos que não está precisando, porque se recusa a pagar frete. Viva o frete grátis.”
@biatoso
***
“O nó de gravata mais bem feito é do presidente Obama”
@silvioluiz
***
“Mulher é o feminino de loja e homem é o masculino de sofá”
@LeoJaime. O Léo precisa rever seus conceitos.
 

RODRIGO Campanelli, que faz a alegria de adultos, crianças e adolescentes, como Maria Alice Lube
 
 
 
Médicos versus governo
 
A presidente Dilma Rousseff apresentou uma medida provisória em que os estudantes de Medicina terão de trabalhar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS). Vale para quem começar o curso em 2015. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES), Aloizio Souza, classificou a ideia como “trabalho escravo”.
***
“Vão obrigar o estudante a trabalhar, por isso é trabalho forçado. O SUS ficou sucateado ao longo dos anos e o governo tenta enganar a população, apontando que o mal da saúde é a falta de médico. Mas o problema é a falta de condições de trabalho. O povo não consegue exame, fica nos corredores dos hospitais, é atendido precariamente no pronto-socorro”, disse.
***
E, mais lenha na fogueira, o governo publicou a Lei do Ato Médico com vetos da Presidente – o diagnóstico não é exclusivo de médicos, podendo ser feito por profissionais como enfermeiros e fisioterapeutas. Aloizio classifica como desrespeito à população: “A Medicina é multidisciplinar. Todos são importantes, só que cada um tem que fazer o que tem formação”.
 
MÚSICA dançante é com eles: Dedeco, Guga e Luciano Valença
(Cloves Louzada)
 
 
 
Gelo colorido I
Por ajudar na desintoxicação do organismo, a couve está em alta nas dietas, e a moda é fazer gelo da folha. Basta juntar um maço de couve orgânica com meio litro de água, bater no liquidificador e colocar nas forminhas. A prática, que virou moda entre os malhadores, é indicada pela nutricionista Natália Medeiros. “A couve congelada não perde suas características. Mas se for misturar o gelo de couve com outros ingredientes, é melhor  beber na hora do preparo”, ensinou.
 
Gelo colorido II
Além da couve, vale fazer outros “sabores” de gelo. Natália Medeiros recomenda preparar os cubinhos com beterraba, que ajuda na desintoxicação do fígado, e com cenoura, que tem ação antioxidante. “Gelinhos coloridos são uma ótima opção para quem quer adicionar nutrientes em sua alimentação de maneira divertida. Fica muito legal e diferente”, orienta.

A CAPIXABA Fernanda Gnocchi Batista, aluna do último período de Engenharia Química na UCL, teve férias nos Estados Unidos, em período de estudos na University of California, em San Diego

 

Rua do entrave
O trecho da rua José Teixeira entre a Desembargador Sampaio e a Fortunato Ramos – menos de 200 metros! –, na Praia do Canto, é o responsável pelo maior entrave do trânsito no bairro, que reflete até a Rio Branco. No local, que é mão única e tem vagas dos dois lados, formam-se duas filas de veículos à espera de vagas em estacionamentos particulares, um em cada lado da rua: um shopping e uma clínica. A via tem três faixas, mas só a do meio fica livre para circulação. Sugerimos que o prefeito Luciano Rezende, muito atento a essas coisas, vá ver in loco essa zona no acesso à Reta da Penha!
 
Comissão
O Espírito Santo Restaurante Week terá agora mais um recurso para garantir a qualidade do que é oferecido ao público. Para a segunda edição, que será entre os dias 2 e 15 de setembro, todos os menus inscritos passarão pela avaliação de um comitê, que poderá solicitar alterações nos pratos.
BRUNA Bezerra, Ariny Bianchi e Lorena Brottas em coquetel no Le Buffet Lounge
(Cloves Louzada)
 
 
 
Amarelo no auge
Associado a criatividade e alegria, o amarelo vai brilhar no verão 2014. De acordo com a empresária de moda Aline Eisenlohr, a cor dominou as passarelas nacionais e internacionais e passeia entre os tons mais claros aos mais vibrantes. “Outra tendência são produções monocromáticas, usando diferentes tons de amarelo em uma composição degradê. A cor é vibrante e ressalta ainda mais o bronzeado do verão”, comentou.
ELE faz a diferença no trabalho que executa na recepção do Lareira. Educadíssimo e atento, Cláudio Anderson Hoffman
(Cloves Louzada)
 

 

Heróis expulsos de classe
Uma escola americana proibiu as crianças de irem fantasiadas de super-heróis, e há colégios brasileiros fazendo o mesmo. Tudo porque, alegam, os garotos se sentem o Hulk ou o Thor e saem distribuindo agressividade entre os coleguinhas. Mas a medida não seria uma forma de se eximir da resolução de um problema? O psicólogo Pablo de Assis diz que a agressividade é natural do ser humano, e as pessoas desaprenderam a lidar com ela – também com a fantasia, que a criança precisa viver. A melhor maneira é o bom e velho diálogo para ensinar normas de convívio, sem deixar de lado a brincadeira.
 
NA SUPER Acaps Panshow, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, e Leonardo Castro
(Heron)
 
 
No poço
O coletivo Duodreno apresenta a instalação expositiva “Aquarum”, que será aberta na próxima terça-feira, às 19h, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes, em Vitória. O público será parte integrante da intervenção, já que o trabalho consiste em um poço semiartesiano com uma profundidade de 16 metros, perfurado dentro da própria galeria, do qual será extraída a água a ser servida.
 
NA SUPER Acaps Panshow, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, e Leonardo Castro
(Heron)
 
 
Cancún ou Punta Cana?
Cancún, no México, e Punta Cana, na República Dominicana, são dois destinos muito procurados por quem quer aproveitar o máximo das belezas naturais do Caribe. Mas os dois locais têm diferenças relevantes. Enquanto Cancún é uma cidade de grande porte e tem atrações de todos os tipos para diferentes idades, Punta Cana é um destino mais bucólico, voltado para quem prefere aproveitar dias relaxando na praia e curtindo o conforto de um resort. Na dúvida, vale conhecer os dois locais!
 
FABÍOLA Lessa Carlette em Cachoeiro, no baile da cidade
(Marlon Vianna)

 

Artigo anterior13 de julho
Próximo artigoColuna 15 de julho
Maurício Prates
Maurício Prates nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e a comunicação em sua vida começou muito cedo. Aos 11 anos, em 1954, produziu o seu primeiro jornal. Um jornalzinho que falava da escola, dos estabelecimentos de ensino professor Alfredo Herkenhoff. Foi até a papelaria Vieira e pesquisou com Geraldino Poubel o preço da publicação e em seguida percorreu o comércio para vender anúncios e cobrir a despesa do seu primeiro jornal. Não ganhou nada. Só mesmo experiência. No mês seguinte a história mudou e além de publicar o segundo número do jornal, ainda sobrou dinheiro para comprar um sapato novo, ir ao cinema e tomar, de uma só vez, três sorvetes na " Polar", a mais tradicional sorveteria da cidade. E não parou mais. E de lá para cá, deu no que deu! Maurício é bacharel em direito, mas nunca exerceu advocacia. É jornalista e radialista com registros no ministério do trabalho. Tudo guardado em sua carteira de trabalho. Uma única carteira, assinada somente por empresas do grupo João Santos. Sua magistral universidade de vida. O primeiro contrato de trabalho foi na fábrica de cimento, como auxiliar administrativo; depois foi para o Jornal Arauto - que circula desde de 1976 sob sua direção -. em 1978 foi contratado pela Nassau Editora Radio e TV e montou A Tribuna fm Cachoeiro. Em 1982 veio para Vitória dirigir a rede A Tribuna onde ficou até 1998, quando fez um acordo com A Tribuna, fechou o seu contrato de trabalho e lançou a sua coluna diária em A Tribuna, no dia 08 de outubro de 1998. "O grupo João Santos é, e sempre será uma extensão na minha vida, não somente profissional, mas principalmente pela formação de minha vida", diz Maurício Prates para quem quer ouvir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here