26/08/13

As calçadas da capital estão sendo reformadas pela Prefeitura de Vitória. O objetivo é melhorar a mobilidade dos pedestres e dar mais segurança aos cidadãos que usam as calçadas.
As calçadas são importantes estruturas para os pedestres, cadeirantes e até para ciclistas. Quem usa o transporte coletivo as tem como único suporte para concluir o trajeto ao seu destino. A cidade tem 480 quilômetros de vias para veículos e o dobro de calçadas (960 quilômetros). Manter essa estrutura viária em condições básicas de uso é tarefa de todos.
 
Obras estão em andamento em pontos identificados como críticos e de grande fluxo de pessoas, como na avenida Marechal Campos, perto do Hospital das Clínicas. Neste trecho, estão sendo recuperados 120 metros de calçada. O trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Obras – especificamente neste local, a responsabilidade é da Gerência Regional 4 (Maruípe) –, que fez o orçamento da obra e acompanha a execução do passeio nos moldes da calçada cidadã.
 
A Gerência Regional 4 trabalha ainda na conclusão da calçada localizada na avenida Maruípe entre as ruas João Flores Rodrigues (subida para o bairro Santos Dumont) e Gastão Pacheco de Faria. São 220 metros de passeio completamente ajustados nos padrões da calçada cidadã. Neste trecho, toda a estrutura antiga foi retirada e a base, feita com solo brita. Em seguida, são montadas uma estrutura em ferro armado e juntas de dilatação para receber o concreto e acabamento posterior. O ladrilho hidráulico completa o conjunto, delimitando a proximidade do meio-fio dentro dos padrões.
 
O mesmo serviço está sendo feito no trecho entre as ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Antônio Leonel dos Reis na avenida Maruípe. A calçada tem 55 metros e é um ponto de passagem para quem acessa as diversas linhas de ônibus que passam pela Praça Vicente Guida (Praça de Eucalipto). Neste local, a Prefeitura de Vitória está ampliando a drenagem, colocando caixas-ralo e tubulações embaixo da calçada. O objetivo é captar a grande quantidade de água das chuvas que desce pelas duas ruas.
 
 
Na Praia do Canto, as obras estão por conta da Gerência Regional 5. A calçada da avenida Saturnino de Brito ao lado dos prédios que ficam em frente à Praça dos Namorados está sendo refeita. Onde existiam placas de concreto e grama está sendo feita calçada cidadã. A obra começou no trecho entre as ruas Chapot Presvot e Moacir Avidos – trecho de 180 metros – e seguirá da Moacir Avidos até a entrada da Chácara Von Schilgen – trecho de 130 metros –, continuando até a avenida Desembargador Santos Neves – trecho de 200 metros. A meta é concluir cada uma dessas três etapas em 30 dias.
 
 
Fonte: PMV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here