18/10/13

 
 
Entra em cartaz nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, no Palácio Anchieta, a exposição “Portinari na Coleção Castro Maya”, com 40 obras do maior pintor brasileiro do século XX.
 
A mostra reúne pinturas, desenhos, gravuras e documentos de Portinari e fica aberta para visitação até o dia 15 de dezembro. A exposição celebra a amizade entre o pintor e o mecenas e colecionador de obras de arte nacionais Raymundo Ottoni de Castro Maya.
 
As obras presentes no evento foram adquiridas entre as décadas de 1940 e 1960, e transformadas em patrimônio público pelo mecenas. A partir daí, a Coleção Castro Maya se tornou o maior acervo público de obras do pintor. 
 
A exposição reúne pinturas, desenhos, gravuras e documentos em três núcleos distintos. O primeiro, ‘Colecionador’, destaca a relação profissional entre os dois. O núcleo ‘Mecenas’ é o resultado das encomendas de Castro Maya ao artista e terá gravuras como Menino a Chupar Cana, Trabalhadores do Engenho e Retrato de Menino. Por fim, ‘Amigos’ tem foco sobre os registros, fotos, documentos e obras, como o Retrato de Castro Maya, que testemunham o afeto e as afinidades que uniram Portinari e Castro Maya.
 
Serviço
Período: 18 de outubro a 15 de dezembro
Horários: De terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas; Sábado, Domingo e Feriados – das 9h às 16 horas
Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta
Entrada gratuita
Agendamento para grupos
Pelo telefone: (27) 3636-1032 (27) 3636-1048
Email: agendamento@palacioanchieta.es.gov.br
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here