14/11/13

 
O Netflix, serviço on-line de conteúdos por streaming, lançou  uma nova interface em dispositivos que permitem assistir ao conteúdo na TV – consoles de videogame, aparelhos de Blu-ray e smart TVs. A empresa considera esta a maior atualização já feita desde o lançamento do Netflix em 1997 nos Estados Unidos. A intenção de melhorar a navegação do usuário em meio a centenas de filmes e seriados, 
 
A empresa divulgou um vídeo em português que mostra as novidades da interface. Assista aqui.  A atualização do menu reflete o comportamento de uso do serviço. De acordo com a empresa, no terceiro trimestre de 2013, mais de 5 bilhões de horas de conteúdo foram assistidos no serviço, principalmente em televisores.
 
A nova interface está em testes há dois anos, de acordo com Pedro Freitas, gerente de produto da empresa, e foram feitas pesquisas com usuários para ver se a mudança seria bem aceita.  Cada filme e seriado ganha mais destaque na nova tela de início do Netflix, apresentando três imagens grandes para cada título que dão uma ideia do que há na produção, além de uma descrição que inclui até prêmios que o filme ganhou ou aos quais concorreu.
 
Há também maior conexão com as redes sociais e o usuário receberá recomendações melhores baseadas em sua experiência e na dos amigos. Também há detalhes personalizados, como quais amigos assistiram a um título, por que um título tem a ver com outro a que você já assistiu ou quais prêmios ele recebeu.
 
Testes tinham sido feitos nas páginas especiais dos seriados originais do Netflix "House of Cards" e "Orange is the New Black". Ao entrar nestas produções, o usuário observava uma imagem grande e uma descrição do que é a série, ao lado de detalhes dos atores e de seus personagens. Ao entrar na lista de episódios, havia uma descrição de cada um deles. Este é um dos recursos que a nova interface do Netflix vai apresentar.
 
A atualização será automática e gratuita e ficará disponível para os mais de 40 milhões de usuários do Netflix no mundo dentro de 15 dias. Os aparelhos com suporte à nova experiência incluem PlayStation 3, Xbox 360 e modelos recentes de aparelhos de Blu-ray e smart TVs. Mais aparelhos serão incluídos nos próximos meses, segundo a companhia. O PlayStation 4, que chega aos Estados Unidos nesta sexta-feira (15) e no Brasil em 29 de novembro, também terá o novo visual do serviço. O Xbox One, console de nova geração da Microsoft, terá uma interface única, similar a todos os menus do videogame. O mesmo vale para o Wii U, que tem um visual voltado para o uso do controle-tablet GamePad.
 
 
As buscas, muito usadas pelos usuários para encontrar conteúdos que não aparecem na tela inicial, mudaram. Agora, basta digitar apenas uma letra para que as sugestões de palavras sejam exibidas automaticamente no campo de busca. No Xbox 360 e em TVs compatíveis com comandos de voz, os usuários poderão falar com o Netflix para escolher o que assistir, conta Freitas.
A área de crianças receberá o mesmo tratamento da tela inicial. O fundo será azul para diferenciar os dois menus e ao selecionar um seriado, ele será iniciado automaticamente, o que, segundo o gerente, facilita o uso pelas crianças. As imagens de personagens, que permitem a escolha de desenhos por crianças que ainda não sabem ler, serão mantidas.
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here