18/11/13

 
 Com seus milhões de usuários no exterior, o WeChat e o Line, aplicativos de mensagens e bate-papo,  agora focam nos brasileiros para conquistar um espaço liderado pelo Whatsapp. O Line, por exemplo, traz vários dos seus 8 mil "stickers" (animações "adesivas" que funionam como emoticons) com expressões brasileiras, como "na boa véi" e "beijos me liga". Segundo a companhia, a estratégia é tornar a comunicação mais independente da língua com o envio de imagens. 
 
Mas não é só por meio do lazer dos bate-papos de amigos que os aplicativos querem se expandir. Além de oferecerem emoticons e mensagens de voz, tanto o Line quanto o WeChat incorporaram serviços de ligação gratuita – o que deve ajudar a aumentar o número de usuários dentre as empresas que querem cortar custos com ligações, de acordo com a Line.
 
 
Investimento para disputar smartphones de brasileiros com o Whatsapp, pelo jeito, não será problema às companhias. Criado pela gigante sul-coreana Naver, que é cotada na Bolsa de Valores coreana, o Line não depende da confiança de empresas de capital de risco para crescer. O WeChat, por sua vez, pertence à gigante chinesa Tencent, cotada na Bolsa de Hong Kong.
 
O WeChat acredita que vai bater o Whatsapp com os serviços que o concorrente ainda não tem, como a tecnologia que permite ao usuário encontrar outros ao agitar o telefone, meio de pagamento, chamadas em vídeo em HD, integração com redes sociais e a ligação gratuita. 
 
No caso das chamadas, os três aplicativos oferecem mensagens de voz, mas somente o Line e o WeChat possibilitam uma conversa em tempo real via internet. 
 
No entanto, o serviço de chamada pode não ser grande coisa para muitos usuários, uma vez que a qualidade da internet no Brasil não é das melhores. Um estudo divulgado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) no final de setembro mostra que o País precisa ampliar a cobertura e a qualidade da banda larga. Voltada ao desempenho das empresas, a pesquisa sugere que o Brasil melhore sua internet para que as empresas melhorem seus serviços.
 
Independentemente do diferencial de cada aplicativo, todos estão disponíveis nos sistemas operacionais móveis iOS, Android e Windows Phone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here