13/01/14

Os profissionais, importadores, jornalistas e apaixonados pelo vinho já podem se programar para  as feiras de vinhos, como a  Vinexpo, Vinitaly e ProWein. Numa feira especializada, em 3 dias pode-se conhecer, conversar e provar vinhos em volume 3 a 4 vezes maior (até mais, no caso de compradores experientes), então o resultado é mais que compensador pelo custo da viagem, estadia, etc. Ainda se pode fazer um pequeno turismo, visitar vinícolas nas cercanias, ou fazer um tour rodoviário de mais alguns dias para algumas visitas resultantes de contatos na feira, fechando a viagem com chave de ouro.
 
Veja as Feiras já agendada: 
 
MILLESIME BIO – Montpellier – FR – de 27 a 29 de Janeiro
www.millesime-bio.com
 
A Millesime Bio, Feira Mundial de Vinhos Biológicos, é um evento de negócios dedicado a vinhos de certificação biológica de todo o mundo.
O maior volume de expositores é de pequenos produtores, comprometidos com a produção orgânica. A feira oferece custos reduzidos para a participação, encorajando os pequenos a mostrar seu trabalho em um ambiente tranquilo e convidativo. O evento envolve cerca de 800 expositores, e acontece um concurso internacional durante a realização.
 
VINISUD – Montpellier – FR – de 24 a 26 de fevereiro
www.vinisud.com
 
Esta é a feira oficial do Sul da França e Mediterrâneo, onde vinícolas francesas do Languedoc, Roussillon, Provence, Rhône, Sudoeste e Córsega expõem ao lado de um grupo menor de produtores da Espanha, Itália, Portugal, Tunísia, Turquia, Marrocos e Algéria, com mais de 1000 produtores. Essa parte do mundo é responsável por mais de 40% da produção mundial de vinhos, então… O foco é profissional, para contatos, escolha de produtos e fechamento de negócios. Acontece também uma roda de negócios com encontros pré-agendados para otimizar oferta e procura, um modelo de trabalho usado entre vinícolas e compradores internacionais. A feira ocorre na cidade de Montpellier, um dos centros de gastronomia do sul da França, bem próximo da região da Provence com suas vinícolas, regiões e roteiros turísticos, valorizando bastante a presença neste evento pelas possibilidades de conexões enoturísticas.
 
 
PROWEIN – Düsseldorf – DE – 23 a 25 de Março
www.prowein.com
 
No embalo do crescimento econômico alemão, os pavilhões gigantescos de Düsseldorf recebem uma feira que vem se firmando como uma grande vitrine do mercado internacional de vinhos, parada obrigatória para os compradores da Europa e do mundo. Os profissionais do setor podem conhecer e degustar vinhos de quase todo o mundo, com forte destaque para as vinícolas alemãs, seguidas de produtores dos países europeus, do novo mundo, Leste europeu e até do Japão! Muito organizada e ampla, é um evento de grande categoria que vale a pena visitar pela diversidade de vinhos disponíveis.
Diversos eventos paralelos acontecem, com degustações, palestras, harmonizações e tour de restaurantes.
 
ALIMENTARIA – Barcelona  – Espanha –  31 de Março a 3 de Abril
www.alimentaria-bcn.com
 
No impressionante e moderno conjunto de pavilhões em Barcelona acontece uma feira que envolve todas as áreas de alimentos e seus equipamentos, num total de 14 segmentos especializados, com um dos (enormes) pavilhões dedicado ao vinho (setor Intervin). Ao todo são quase 4000 expositores! Mais de 1000 vinícolas, espanholas em sua maioria, apresentam aqui seus produtos durante 4 dias, garantindo uma grande diversidade de oferta em todas as regiões da Espanha. Ótima para profissionais e compradores, é um atrativo para se conhecer também a bela Barcelona, unindo vinho, gastronomia e turismo. As regiões vinícolas de Alella, Penedès, Priorat, Tarragona e Monsant estão razoavelmente próximas, possibilitando algumas esticadas enoturísticas.
 
VINITALY – Verona – IT – 06 a 09 de Abril
www.vinitaly.it
 
Os pavilhões da Vinitaly, a maior feira de vinhos do mundo, abrigam mais de 4.000 expositores. A tradicional, imensa e completa feira de vinhos da Itália acontece na histórica cidade de Verona, terra de Romeu e Julieta, em pleno coração das regiões de Valpolicella, Recioto e Soave. Bem próximo ainda está Veneza, a região do Prosecco (Conegliano e Valdobbiadene) e mais adiante o Friuli, na costa do mar Jônico. Tudo muito interessante de se visitar. Turismo à parte, a Vinitaly é um paraíso para os amantes do vinho italiano: aqui acontece o quem é quem de toda a península. Considerada a maior feira de vinhos do mundo, apresenta números impressionantes: 100.000 m2 de exposição, mais de 4.000 expositores, mais de 150.000 visitantes, (1/3 estrangeiros), 2600 jornalistas. Além da feira de vinhos, acontecem degustações, encontros de negócios, convenções e exposições de outros produtos alimentares Made in Italy.
Neste ano as datas foram otimizadas, envolvendo um fim de semana, o que facilita a participação para visitantes estrangeiros. É muito importante reservar hotéis com antecedência, pois o volume de visitantes é grande. A Vinitaly é uma experiência única, uma Meca para os amantes do vinho e um destino seguro para quem quer unir turismo e vinho. Alguns dias extras passeando pela região do Veneto deixarão lembranças inesquecíveis e uma vontade de voltar.
 
EXPOVINIS – BR – 22 a 24 de Abril
www.expovinisbrasil.com.br
A maior feira de vinhos da América do Sul se consolida ano após ano, já sendo uma referência para todo o mercado de vinhos no Brasil. Sua importância e tamanho vêm crescendo continuamente, tornando-se parada obrigatória para todos os profissionais e amantes do vinho do país. Além dos importadores e vinicultores brasileiros, muitas delegações de expositores internacionais vêm à feira, formando um mosaico importante de ofertas de negócios e também de pesquisa e conhecimento para sommeliers e enófilos. Tudo junto e disponível, a pedida é focar bastante, degustar e aprender muito!
A feira tem um formato híbrido, com um horário exclusivo para profissionais (de 13 às 17h) e continua aberta ao público até as 21h. O local é o Expocenter Norte, com bom estacionamento, táxi na porta e local para guarda de bagagem. A entrada custa R$ 40 e estudantes de Hotelaria, Turismo, Gastronomia e, Enologia pagam meia, mas o acesso é apenas para quem tem mais 21 anos!
 
VINEXPO – (Bordeaux) Hongkong – CH – 27 a 29 de Maio
www.vinexpo.com
 
A maior feira francesa é uma das maiores feiras de vinho do mundo, acontecendo originalmente na cidade de Bordeaux, charmosa, aristocrática e cheia de história.
Atualmente a edição em Bordeaux é bienal, e a feira visita as regiões do oriente nos anos intermediários, focada nos mercados emergentes daquele lado do mundo. A edição Bordeaux 2013 teve quase 50.000 visitantes e cerca de 2400 expositores
 
A edição 2014 será Asia-Pacific, novamente em Hongkong, com acesso exclusivo a profissionais do mercado de vinhos, restauração, hotelaria e jornalistas. A última edição, em 2012, teve 16.000 visitantes de 24 países do mundo, e 1050 expositores de 28 países, um crescimento crescente de 25% em relação a 2010.
A novidade é o lançamento de uma feira só para o Japão, Vinexpo-Nippon, que acontece de 1 a 4 de novembro, o que só denota o crescimento dos mercados da Asia para o vinho europeu.
 
LONDON WINE FAIR – Londres – UK – 02 a 04 de Junho
www.londonwinefair.com
 
O mercado de vinhos do Reino Unido é um o mais importantes comprador do mundo (título hoje ameaçado pelo Oriente), então a London Wine Fair é a vitrine internacional que visita os ingleses anualmente, de olho em vendas sólidas e constantes. Aqui cerca de XX expositores de XX países expõem produtos para os compradores dos importadores ingleses, que confortavelmente escolhem seus eleitos entre 20.000 vinhos. Essa diversidade não passa despercebida, então compradores de todo o mundo também visitam a feira, tornando-a uma parada importante no circuito do trade internacional. Existe aqui uma interessante área Small Independents Pavilion reunindo pequenas vinícolas boutique, um porto perfeito para quem quer conhecer e negociar vinhos de autor. São realizadas degustações especiais – Iconic Tastings- especialmente para sommeliers, quem interessar tem de reservar lugar com antecedência. Também importante, antes da abertura da feira acontece um painel de palestras com especialistas de renome, um valor agregado bastante desejável para os estudiosos do mercado.
 
VITIGNO ITALIA – Napoli – IT – de 08 a 10 de Junho
www.vitignoitalia.it
 
Na deliciosa Napoli acontece uma feira dedicada aos vinhos de uvas autóctones, valorizando a autenticidade dos vinhos italianos. Inicialmente a quase totalidade dos expositores era do sul da Itália, principalmente da Campania, a região em torno de Napoli, mas atualmente quase todas as regiões produtoras italianas também está presente, formando um painel interessante em uma feira pequena e fácil de visitar.
O evento acontece no Castello dell’Uovo, uma fortificação costeira medieval incrivelmente preservada, com os expositores espalhados por salões cavados na pedra, antigos calabouços, ruas internas cheias de história, degustações no terraço dos canhões e uma vista impressionante da baía de Napoli e do vulcão Vesúvio.
Expositores italianos mostram vinhos de uvas autóctones italianas, pois esse é o foco da feira (excelente iniciativa, valorizando o patrimônio vitícola nacional), compondo um painel típico e instigante.
Aqui também acontecem degustações especiais, com oportunidades imperdíveis como verticais de grandes vinhos, comparativos regionais e outros temas.
Vale a pena tirar uma semana para passear no sul da Itália e visitar esta simpática feira, pois a grande diversidade de vinhos do sul da Itália permite um aprendizado concentrado sobre tipicidade, variedades autóctones e Denominações. Não perca as pizzas, as melhores mozzarelas do mundo e o estilo alegre e descontraído dos napolitanos, é uma cidade muito especial!
 
CAPE WINE – Cape Town – AS – setembro
www.capewine2014.co.za
A vinicultura da África do Sul renasceu após a democratização do país, há quase 20 anos. Centenas de produtores de uvas, que antes forneciam para grandes cooperativas controladas pelo governo, começaram a produzir seus próprios vinhos, com ótimos resultados.
 
Após uma suspensão de 3 anos, devido à Copa do Mundo, a Cape Wine aconteceu em 2012, com 330 dos quase 700 produtores do país presentes na mostra, que confirmou o alto nível do mercado e o interesse mundial pelos vinhos do país de Mandela.
A nova edição, em 2014, promete mostrar mais amadurecimento e novas vinícolas, uma indústria emergente de grande qualidade e personalidade.
Paralelo à feira, que dura 3 dias, vale reservar tempo para visitar a bela Cidade do Cabo e até fazer um passeio em alguma reserva ecológica, com animais selvagens.
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here