07/02/14

 

 Em março, a Folgazões Companhia de Artes Cênicas realiza o primeiro festival de esquetes de rua do Espírito Santo. Duas grandes referências nacionais estarão no Estado para prestigiar o evento. O pós-doutor em artes cênicas e integrante do grupo “Tá na Rua”, do Rio de Janeiro, há 33 anos, Licko Turle, lançará dois livros durante o festival. E quem seguirá a mesma ação é o mestre Adailton Alves, integrante do grupo “O Buraco D’Óráculo”, de São Paulo, que também lançará seu livro contando sobre os 15 anos do grupo. Os dois grandes ícones nacionais do teatro de rua terão participação especial como comentaristas durante as apresentações das esquetes inscritas.
 
 Licko conta sobre suas expectativas em relação ao evento. “Acho importante essa atividade. Ela vai colocar definitivamente o Espírito Santo no mapa do teatro em espaço aberto do país. E acredito que a minha presença e a do Adailton, do eixo Rio-São Paulo, vai legitimar e fazer essa articulação com a rede brasileira de teatro de rua. Minha maior expectativa é ver o trabalho da Folgazões, que há muitos anos se evolvem nacionalmente e agora conseguiram finalmente este ano realizar esse evento. Quero aprender com a Companhia”, destacou.
 
Já Adailton destaca que é um bom momento para a realização do festival. “É fundamental essa iniciativa, esse movimento está crescendo no Brasil. Essa perspectiva dos grupos irem para a rua, dialogar diretamente com o público. É um momento feliz, em ano de copa. É importante disputar a cidade com arte, é super significativo e ainda mais para disseminar esse movimento que não é tão forte no Espírito Santo”, afirmou. 
 
O festival, que terá sua abertura no Dia Mundial do Teatro, 27 de março, e seguirá até o dia 30, terá ainda a participação do Palco Giratório, com apresentação do espetáculo “O mistério da bomba H” – MG. O projeto do Sesc, que completa 17 anos em 2014, promove anualmente 18 espetáculos de teatro pelo Brasil com uma média de 35 e 40 apresentações, além de proporcionar intercâmbios entre o público e a arte ao discutir assuntos atuais sobre a sociedade. A primeira apresentação do projeto em 2014 será aqui. A iniciativa acumula até hoje 732 apresentações artísticas e mais de 1.200 horas de oficinas em 133 diferentes cidades do país, 42 mostras regionais de arte e cultura, denominadas Aldeias, e dez festivais onde o público acompanha as produções selecionadas e tem contato com uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas.  
“O teatro de rua é uma expressão que vem crescendo bastante nos últimos anos aqui no Estado e o Sesc entende que essa é uma forma de trazer cada vez mais grupos. A função é incentivar, discutir e proporcionar o crescimento desse movimento local. A Folgazões é uma Companhia que tem contribuído muito para o crescimento teatral e já vem firmando muitas parcerias conosco. Eles trabalham para o coletivo, esse projeto vai além do interesse apenas do grupo, mas é um benefício para a sociedade. É um prazer para o Sesc trabalhar com eles”, afirmou Colette Dantas, assessora de artes cênicas do Sesc – ES. 
 
 As inscrições podem ser feitas no site www.companhiafolgazoes.com.br até dia 20 de fevereiro. A escolha de até 15 cenas curtas para se apresentarem no festival será feita pelos integrantes da Folgazões e cinco ficarão para suplência. Os materiais previstos pelo Edital devem ser enviados para curtacenarua@gmail.com. O resultado será divulgado no dia 28 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here