07/04/14 

 
Para celebrar  a falta de diversidade existente também no mundo das imagens enviadas em mensagens de texto, uma desenvolvedora de aplicativos africana lançou um pacote de "emoticons" negros.
Disponibilizado apenas para smartphones e tablets que rodam o sistema Android, do Google, o "Oju emoticon App" permite a inclusão desses "emojis" em mensagens enviadas por apps como Twitter, Skype, Facebook e WeChat.
 
As 14 carinhas disponíveis no pacote são, segundo a Oju Africa, uma forma de representar a voz dos africanos em um mundo governado pelo computador. "Uma voz africana que não apenas entenda o jeito africano, mas que apoie nossa cultura em toda sua diversidade e traga à vida todos nossas emoções e paixões", afirma a companhia.
 
Com o aplicativo, "criado para celebrar nossa diversidade", a companhia das Ilhas Maurício (a leste de Madagascar) acredita estar "liberando os africanos da exclusão digital". Lançado na semana passada, o aplicativo surge em um momento delicado para o mundo da tecnologia. Recém-escolhido como presidente-executivo da Fundação Mozilla, Brendan Eich deixou o cargo após ser pressionado por funcionários e empresas de internet por ter doado US$ 1 mil a uma campanha de apoio para à proibição do casamento gay.
 
 
Além disso, consumidores de tecnologia exigem mais diversidade até entre os "emoticons". Uma petição on-line pedia à Apple para "incluir pelo menos quatro rostos com alguma melanina: um homem, uma mulher, um menino e uma menina". Os reclamantes protestavam porque é possível encontrar dois tipos diferentes de camelo, todas as fases da lua, mas pouquíssimos símbolos que não possuem a pele branca. Eles questionavam por que, entre mais de 800 "emojis", as duas pessoas não brancas eram um rapaz asiático e outro de turbante.
 
Os símbolos usados no teclado, inclusive aqueles que dão origem aos "emojis", são administrados pela Unicode Consortium, uma organização sem fins lucrativos formada por executivos de empresas de tecnologia, como Apple, Microsoft, Google, IBM e Intel. A associação trabalha em criar padrões para que os símbolos sejam exibidos da mesma forma em todas as plataformas.
 
A campanha na internet terminou quando a Apple afirmou que buscaria maior diversidade nesses símbolos. "Nossos 'emojis' são baseados nos padrões da Unicode", afirmou Katie Cotton, vice-presidente de comunicações corporativas da empresa à MTV. "É necessário haver maior diversidade no pacote de emoji, e nós estamos trabalhando ao lado da Unicode para atualizar esses padrões".

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here