22/04/14

O 7o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil chegou ao fim na última sexta-feira,  no Hotel & SPA do Vinho, no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, consolidado como o mais importante da América Latina e um dos mais reconhecidos de todo o mundo. A maior edição da história do concurso registrou 709 amostras de 18 países, de todos os continentes, um aumento recorde de 41% em relação a 2013, que comprova o tamanho do mercado e do setor vitivinícola brasileiro.

 
O evento reuniu um painel internacional de 66 degustadores de 11 países, que concederam 212 medalhas, sendo 88 de Ouro e 124 de Prata, somando 30% do total de amostras inscritas conforme rege as normas internacionais. As impressões do júri, formado por enólogos e experts brasileiros e internacionais, além de jornalistas especializados, em torno de cada amostra, foram compartilhadas em um sistema de avaliação totalmente informatizado, garantindo maior agilidade e segurança na tabulação dos dados.
 
Implantado ainda na edição de 2010, o sistema apresentou excelente desempenho, colocando o concurso entre os mais organizados do mundo.  As 709 amostras representaram terroirs de todos os continentes: África, Europa, América, Ásia e Oceania. Vian acredita que o concurso foi o local apropriado para diagnosticar a evolução dos vinhos do mundo inteiro e, ao mesmo tempo, respeitar as suas particularidades. 
 
Único no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE), o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é promovido pela ABE, em parceria com a INNER Editora, responsável pela publicação da Revista ADEGA, Almanaque do Vinho e Guia ADEGA Vinhos do Brasil. A aliança alcançou seus objetivos, ampliando o volume de amostras em 41%, passando de 503 em 2012 para 709 nesta edição. Este resultado confirma a superação do desafio de antecipar a data do concurso em função da Copa do Mundo no Brasil.
 
Outro importante benefício, fruto desta parceria, poderá ser visto com a ampliação da divulgação dos resultados. “Agora, o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil passa a ter uma janela internacional com vista para o mundo, o que torna o evento muito mais atraente às vinícolas”, comemora Luciano Vian. Com esta nova estratégia de divulgação, pela primeira vez o resultado do concurso será amplamente divulgado na maior feira de vinhos da América Latina, a Expovinis 2014, em São Paulo, que acontecerá a partir desta terça-feira, 22 de abril e irá até quinta, dia  24 de abril.
 
Confira na tabela abaixo o resultado final do concurso:
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here